As três primeiras marchas costumam ser chamadas “marcha de força”, já que conferem ao veículo maior tração nas rodas, em vez de velocidade. Já a quarta e quinta marcha são as denominadas “marchas de velocidade”.
Quando a rodagem acontece em marchas baixas, o carro está com pouca velocidade, mas com alta potência. Isso acontece durante a fase de aceleração. Já quando encontra-se em marchas altas, ou seja, a partir da posição 3, o veículo roda em velocidades maiores, mas com menor potência e aceleração.
Portanto, vale a pena memorizar a seguinte regra: Marchas baixas (1ª,2ª e 3ª) = carro mais pesado, com velocidade menor e mais fácil de controlar. Marchas altas (4ª e 5ª) = carro mais leve, pedindo mais velocidade e mais difícil de controlar, principalmente em curvas.
COMO SABER O MOMENTO DE TROCAR A MARCHA USANDO O "CONTA-GIROS".
Qual a marcha mais rápida de um carro?
1ª marcha – motorista pode andar até 20 km/h. 2ª marcha – trafegar com o carro entre 40 km/h. 3ª marcha – entre 40 km/h e 50 km/h. 4ª marcha – uma velocidade confortável para o carro é 60 km/h.
🩷☕ Posso reduzir da 5° ou 4° marcha, para a 2° marcha? 🤔 Pode sim(ao passar numa lombada, quando for parar num semáforo ou ao fazer uma conversão). DESDE QUE: você venha REDUZINDO a velocidade antes, pise no freio, na embreagem até o final, coloque em neutro e depois reduza para a 2°marcha.
Em marcha alta, o motor funciona em rotações mais baixas. Com isso, a resposta do veículo é mais lenta. Isso quer dizer que, você tem mais dificuldade para controlar o carro em situações de tráfego lento, curvas apertadas ou manobras precisas.
Qual a marcha que gasta mais gasolina? Não existe marcha que faça o veículo reduzir o consumo de gasolina. Contudo, é recomendado que o condutor mantenha velocidade constante (entre 40 e 70 km/h) e opte pela quinta marcha em terrenos planos.
As marchas baixas são denominadas do seguinte modo: ré, primeira, segunda e terceira marcha. Elas são chamadas marchas de carro pesadas, porque exigem menor potência do veículo, deixando-o mais pesado.
Qual a marcha ideal para subir a ladeira de carro?
Sendo assim, a primeira marcha é a ideal para garantir que o carro tenha mais força para subir a ladeira sem surpresas. Essa dica se aplica caso não seja uma ladeira de maior extensão. No caso de o veículo apresentar dificuldades, basta acionar a segunda marcha para dar maior impulso.
Em essência, a primeira marcha é mais forte do que a quinta porque, como seu índice de multiplicação é muito menor, o motor terá de girar muito mais vezes para percorrer a mesma distância.
A quinta marcha é a mais alta nos carros convencionais, normalmente utilizada em estradas e rodovias, porque se a velocidade for menor que 60 km/h, ela faz com que o carro perca a potência.
Porém, a dica é mais simples que você imagina: quando pisar na embreagem e engatar a primeira marcha, acelere devagar até sentir a trepidação. A partir daí, solte o freio de mão gradualmente e acelere, também, lentamente. Não faça movimentos bruscos, porque são eles que vão deixar o carro morrer.
Ao ultrapassar essa velocidade, você deve trocar para a quarta marcha. A mudança para a quinta marcha é bastante relativa e pode variar de acordo com o tipo de pista em que você está. Geralmente, o certo é você utilizar essa marcha em uma velocidade acima de 60km/h.
Partir abruptamente de uma parada, mudar repentinamente de marcha ou parar repentinamente o veículo pode causar estresse excessivo nos componentes da caixa de câmbio, como sincronizadores, rolamentos e eixos, e causar desgaste prematuro ou danos a esses componentes. Essa tendência também pode danificar a embreagem.
As três primeiras marchas costumam ser chamadas “marcha de força”, já que conferem ao veículo maior tração nas rodas, em vez de velocidade. Já a quarta e quinta marcha são as denominadas “marchas de velocidade”.
Mas existe uma dicha excelente: a economia de combustível é mais fácil quando o motorista não pisa fundo no acelerador. De maneira geral, é possível poupar quando o veículo se mantém entre 40 e 70 km/h de forma constante, engatando na quinta marcha e enquanto dirige sobre um terreno plano.
Quanto maior a marcha, menor é o regime de rotação. Isso quer dizer que o propulsor está operando de maneira eficiente. Ou seja, as marchas mais altas (5ª ou 6ª, dependendo do carro) é a que geralmente consomem menos combustível.
4ª marcha. A quarta marcha já é considerada alta, afinal, é mais pesada do que as três primeiras marchas, que já apresentamos neste artigo. O motivo: trata-se de uma marcha de velocidade. Desse modo, ela costuma ser acionada quando o veículo atinge até 60km/h.
Na maioria dos carros, sugere-se trocar a marcha quando o motor estiver operando entre 2000 e 2500 RPM para veículos a gasolina, e um pouco mais para veículos a diesel. Ou seja, ficar de olho no tacômetro pode ajudar você a encontrar o ponto perfeito onde o motor está eficiente, mas não sobrecarregado.
O que gasta mais gasolina, andar rápido ou devagar?
O que gasta combustível mais rápido: andar rápido ou devagar? Andar mais rápido gasta mais combustível. E o motivo está ligado à física: quanto maior a velocidade, maior a resistência do ar que o veículo precisa vencer para se movimentar.
Oi, você já sabe qual a velocidade certa para cada marcha? Primeira marcha até dez quilômetros, segunda marcha até vinte quilômetros, terceira marcha até quarenta quilômetros, quarta marcha até sessenta quilômetros, quinta marcha até o limite da via. Espero que tenham gostado! Até o próximo vídeo, tchau!
Outra dica é observar o relógio de conta-giros no painel do automóvel. O ponteiro deverá estar entre 2 e 3 (ou entre 20/30, dependendo do modelo do seu painel). Se ele estiver abaixo de 2, você pode reduzir a marcha. Se estiver acima do 3, aumentar.
Em descidas, reduza a velocidade do veículo e opte por marchas mais lentas. Se for uma descida muito íngreme, coloque a segunda marcha (em casos mais extremos utilize a primeira) e pise no freio pausadamente, para não sobrecarregar o sistema.