Tons como branco, bege e cinza claro refletem a luz natural, dando uma sensação de amplitude ao ambiente. Essas cores também ajudam a deixar o ambiente mais clean e moderno. Além disso, as cores claras proporcionam uma sensação de frescor e tranquilidade, o que é ideal para a cozinha.
Como o objetivo dela é iluminar as atividades que exigem atenção, é interessante investir em lâmpadas com a temperatura da cor luz neutra (4000K até 5000K) ou luz branca (5500K até 6500K) para proporcionar uma luminosidade adequada.
Você sabia que a iluminação influencia diretamente na atmosfera do ambiente? Uma luz amarela pode deixar a decoração mais aconchegante, enquanto a luz branca ajuda a manter o foco para realização de atividades rotineiras.
Sua temperatura normalmente varia entre 4.000 e 4.500 Kelvin. A lâmpada neutra é ideal para banheiros, cozinhas e outros ambientes onde se executem tarefas que demandam um nível normal de atenção.
Além da sua rotina na utilização da cozinha, é importante priorizar uma iluminação mais intensa, direcionada e nítida sobre as áreas de trabalho, como ilhas, pia e fogão. Nas áreas de passagem, opte por uma iluminação mais suave e amarelada para criar um ambiente acolhedor.
COZINHA PLANEJADA - QUAL A ILUMINAÇÃO IDEAL PARA COZINHA?
Pode usar luz amarela na cozinha?
Ela evidencia os detalhes e, por isso, é indicada para cômodos e momentos em que essa maior atenção é uma demanda. Cômodos como banheiro, escritório, área de serviço e cozinha são ideais para receber este tipo de iluminação.
Então, os melhores lugares para se utilizar luzes neutras são em ambientes criativos como: cozinhas, áreas de lazer e escritórios ou outros ambientes corporativos.
Pode misturar luz branca e amarela no mesmo ambiente?
Essa é a melhor parte: sim! Se você tem o costume de utilizar os espaços para várias atividades ao longo do dia e não consegue se decidir entre luz quente ou luz fria, você pode misturar as duas no mesmo ambiente.
Essa é a cor com menor quantidade de graus Kelvin; normalmente na média de 2.700 K, que traz acolhimento e relaxamento. Ela é frequentemente utilizada para iluminar áreas de descanso, como o quarto, e de convívio, como a sala de estar.
Uma luz mais amarelada, com uma cor mais quente, oferece maior conforto óptico e aconchego, enquanto uma luz mais branca, fria, traz mais estímulo. Nessa dualidade de tons, há uma escolha entre conforto e funcionalidade.
A iluminação amarelada no quarto, por exemplo, irá ajudá-lo a relaxar depois de um dia de trabalho. Da mesma forma que a luz fria, branca, facilitará a visualização de alimentos e utensílios na cozinha, onde se requer mais atenção”.
A luz branca, em geral, cansa os nossos olhos e não só aquela emitida pelos computadores, mas também a luz branca presente nos ambientes. Já foi provado que a luz amarela, mais alaranjada, não causa um estresse visual, mental e físico como a luz branca.
Azul. O azul está super em alta e é uma das cores para cozinha mais elegantes, criando ambientes diferenciados. Além disso, é uma tonalidade fácil de combinar. Como as demais cores frias, o azul pode seguir diferentes tonalidades, desde o mais claro até o mais escuro e fechado.
use cores claras: branco, bege, cinza-claro ou tons pastéis podem ajudar a ampliar visualmente a cozinha, pois refletem mais luz. Evite cores escuras, pois elas tendem a tornar o ambiente mais sombrio e menor; aproveite espaços: explorar as paredes é uma boa opção nas cozinhas menores.
O azul marinho é uma cor clássica que nunca sai de moda, e em 2024 ele está ganhando destaque nas cozinhas. Utilizado em armários, bancadas ou em detalhes como utensílios de cozinha, o azul marinho confere um toque de serenidade e tranquilidade ao espaço.
Tons como branco, bege e cinza claro refletem a luz natural, dando uma sensação de amplitude ao ambiente. Essas cores também ajudam a deixar o ambiente mais clean e moderno. Além disso, as cores claras proporcionam uma sensação de frescor e tranquilidade, o que é ideal para a cozinha.
Para facilitar a visualização dos alimentos, prefira lâmpadas com o maior índice possível de reprodução de cores (conhecido como IRC), pois elas atingem um nível mais elevado de luminosidade.
Para cozinhas e áreas de trabalho, entre 4000 a 6000 lúmens são ideais para garantir uma iluminação adequada para tarefas detalhadas. Em quartos, entre 1000 a 2000 lúmens são suficientes para criar um ambiente confortável e relaxante.
Para um ambiente de trabalho produtivo em casa, a luz branca fria é a escolha ideal. Com uma temperatura de cor entre 5000 e 6500 Kelvin, essa luz é brilhante e energizante, mantendo-o alerta e focado em suas tarefas.
A Luz branco frio é mais clara que a luz branco quente? R: A percepção visual é de que o ambiente fica mais claro, porém na pratica isto não ocorre. Os plafons de led com tonalidade branco frio geralmente possuem o mesmo fluxo luminoso de luminárias com tonalidade branco quente.
A luz neutra é uma boa escolha para lojas e escritórios corporativos, mas também é recomendado para decoração residencial em cômodos como, cozinha, banheiros e áreas de serviço.
Para quem prefere um banheiro bem iluminado, as melhores opções são as luzes de LED em tons de branco neutro ou branco frio. Além disso, também é possível escolher fitas de LED coloridas para adicionar um toque decorativo ao espaço.
Proporciona, mas relaxamento aos usuários do ambiente, isso porque ele produz menos lúmens do que os demais modelos. ONDE ULTILIZAR: É ideal para uso residencial como em quartos, salas de jantar, sala de estar, camarins e espelhos já que o branco quente mantém as cores mais naturais.
Nunca misture luzes de temperaturas diferentes em um mesmo ambiente. Quartos: nos quartos, utilize luz quente, pois são locais de aconchego que não precisam de muita iluminação. O mais indicado é sempre ter um abajur ou uma luminária por perto. Eles garantirão o conforto correto para o seu sono.