Temperatura de Cor Utilize a temperatura de cor branco quente (de 2700K a 3000K) e lâmpadas de menor intensidade para garantir um maior conforto visual, além da sensação gostosa de aconchego.
Existem várias opções de cores, mas para criar a melhor ambientação possível, recomendamos lâmpadas com luz amarela quente. Estas lâmpadas ajudam a recriar a iluminação que geralmente é usada nas salas de cinema, elas também contribuem para a criação de um ambiente mais acolhedor.
Nas configurações de temperatura de cor, normalmente, você pode escolher entre neutro, frio e quente. Para os canais abertos, o mais indicado é o tom neutro. Se sua televisão mostra essas opções em graus Kelvin, escolha em torno de 6500. Em Celsius, por volta de 6220.
Um estudo realizado pelo programa de pesquisas sobre luz e saúde do Lighting Research Center, mostrou que a luz vermelha pode ser mais apropriada para uso à noite. “A luz vermelha tem menos poder de mudar o ritmo circadiano e suprimir a melatonina. Além disso, ela não afeta a visão noturna”, finaliza Dr. Richard.
Em geral, é recomendado utilizar luz branca em áreas de trabalho e tarefas, enquanto a luz amarela é mais adequada para locais de descanso e relaxamento.
Como ESCOLHER a LÂMPADA CERTA para cada AMBIENTE? 🤔💡
Qual luz cansa a vista?
A luz branca, em geral, cansa os nossos olhos e não só aquela emitida pelos computadores, mas também a luz branca presente nos ambientes. Já foi provado que a luz amarela, mais alaranjada, não causa um estresse visual, mental e físico como a luz branca.
Quando usar luz amarela? O ideal é utilizá-la em ambientes onde você e a sua família descansam, têm momentos de ócio e precisam de mais privacidade. Por exemplo, nos dormitórios, na sala de estar, na sala de TV e cinema, na varanda e no terraço.
O que você viu? Desta vez, a questão é o contraste da cor. A diferença entre o branco e o preto produz uma atividade muscular excessiva que cansa os olhos.
Intuitivamente pensamos que cores mais escuras são menos agressivas aos olhos e, por emitirem menos luz, economizam bateria. Embora correta, essa afirmação não se aplica a todos os casos. Na verdade, a nossa visão é beneficiada com tons escuros somente quando estamos em ambientes com pouca — ou nenhuma — claridade.
Quando a luz azul aparece em excesso no dia a dia das pessoas pelo uso de aparelhos eletrônicos, o descanso pode ser afetado. A exposição a esse tipo de luz durante as horas de escuridão pode tornar mais difícil adormecer e até mesmo manter o sono.
Por essa razão, brilho e contraste são dois controles que precisam ser ajustados em conjunto para que se obtenha uma qualidade satisfatória. O ideal é que se mantenha um nível de brilho próximo de 50% e o contraste entre 70% e 90%.
Lâmpadas com temperatura de cor branco quente, de 2700K a 3000K, e iluminação com menor intensidade, proporcionam um conforto visual muito maior, e também estimulam a sensação de um ambiente intimista, aconchegante e gostoso.
A temperatura de cor é medida em Kelvin e pode variar entre luz fria a partir de 5000k, luz neutra em 4000k, luz quente abaixo de 3000k. Para a sala de estar, as lâmpadas com temperatura de cor entre 2700K e 3000K são as mais indicadas, pois proporcionam uma luz suave e agradável, sem causar desconforto visual.
A luz amarela, por ser mais quente, tende a agredir muito menos os olhos. O mesmo ocorre com o modo escuro, que deixa a tela do celular praticamente escura durante o seu uso.
Qual luz melhor para as vistas luz quente ou fria?
A luz quente é mais suave e menos agressiva, criando um ambiente mais calmo e relaxante que pode facilitar a preparação do corpo e da mente para o sono. Ambiente Relaxante: A luz quente cria uma atmosfera mais acolhedora e relaxante, o que pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade.
A luz natural é o melhor tipo de iluminação para quem quer gravar vídeos. Qual é o melhor LED para filmagens? Os painéis de led são a melhor opção para filmagens. Você pode escolher entre opções com 60, 90, 100 ou mais lâmpadas, de acordo com a sua necessidade.
A quantidade de luz influencia a produção de melatonina, hormônio responsável por avisar ao cérebro quando é hora de dormir. Algumas cores de luzes são calmantes e, por isso, auxiliam o corpo a relaxar e dormir melhor. São elas: azul, vermelho e branca.
Azul. É uma cor que dá a sensação de relaxamento, tranquilidade e calma. É a cor ideal para tratar insônia. Assim, ela pode ser utilizada nas paredes ou predominar na decoração do quarto: roupas de cama, cortinas, objetos decorativos, ou até mesmo na iluminação do abajur.
azul. Tendo em conta o imenso céu azul ou o interminável oceano azul, pode-se pensar que a cor azul é comum na natureza. Mas é a mais escassa. De todas as tonalidades encontradas nas rochas, plantas e flores, penas e escamas de animais, o azul é a cor mais difícil de encontrar.
Apesar de parecer que qualquer coloração exerce a mesma influência sobre os olhos, algumas teorias afirmam que o verde é mais bem percebido do que vermelho e azul. Para provar isso, o NFG Games criou uma sequência de imagens muito interessante.
Economia de energia em telas OLED: Em dispositivos com telas OLED ou AMOLED, o modo escuro pode ajudar a economizar energia, já que os pixels escuros consomem menos energia do que os pixels claros. Isso pode resultar em uma vida útil da bateria prolongada em dispositivos móveis.
Relaxamento ou mais atenção? Uma luz mais amarelada, com uma cor mais quente, oferece maior conforto óptico e aconchego, enquanto uma luz mais branca, fria, traz mais estímulo. Nessa dualidade de tons, há uma escolha entre conforto e funcionalidade.
É recomendável que a luz amarela seja reservada a espaços como quartos, salas de estar, bem como outros ambientes mais intimistas, que pedem mais conforto. Já as lâmpadas de luz branca estimulam a atenção e o cuidado – acima de 4.000K, elas já têm esse efeito.
Já a LUZ AMARELA é uma cor mais forte, mas ao mesmo tempo intimista, que viabiliza uma sensação de aconchego, relaxamento e descanso dos olhos, ideal para ser instalada em quartos e salas, cômodos geralmente utilizados para descansar. LUZ QUENTE OU FRIA?