Opte por espessuras médias de aliança (1.2mm a 1.7mm). Não recomendamos que a espessura das alianças ultrapasse 2mm! Alianças de 1.7mm já são consideradas bem robustas! Se a espessura for muito grande, as alianças podem ficar desconfortáveis entre os dedos, em razão do volume.
Alianças com largura de 8 mm a 10 mm: são alianças largas. Perfeita para casais que gostam de alianças que apareçam mais! Alianças de 9 mm em diante: alianças super largas. Apenas indicadas para casais com dedos longos e que realmente gostem de joias maiores!
Para reduzir o risco de comprar uma aliança de casamento que não se adeque ao seu dedo, a dica é preferir joias com mais de 1mm de espessura. Apesar das alianças de casamento de 1mm serem mais leves e mais econômicas, a longo prazo elas podem ficar cortantes, desconfortáveis ou até se quebrar facilmente.
Por exemplo: o mínimo ideal para uma aliança quadrada reta (não-anatômica) com 5,0mm de largura é possuir em torno de 10g no par, considerando numerações medianas. Se mantivermos a largura (5,0mm) e diminuirmos a gramatura (colocando 6g, por exemplo), a espessura reduzirá.
As alianças anatômica são modelos de aliança que possuem a parte interior abaulada, um formato convexo, que promove maior conforto no uso. É muito comum também ouvir-se a expressão aliança confort para esse tipo de modelo.
As alianças finas são aquelas com largura de até 4mm e não há dúvidas de que elas estão, cada vez mais, ganhando o coração dos casais, principalmente das pessoas que gostam de algo delicado e discreto.
O tungstênio é 2 vezes mais duro que o aço, 4 vezes mais duro que o titânio, é praticamente impossível de riscar e seu brilho é incrivelmente intenso e duradouro. Por tudo isso que ele tem sido usado pela indústria de mineração e pela NASA há anos e que nós amamos ver ele também no mercado de anéis e alianças.
Por exemplo: o ideal para uma aliança de 5,0mm é possuir aproximadamente 10g no par, no modelo quadrado, com acabamento interno reto, para numerações medianas. Se mantivermos a largura e diminuirmos a gramatura (colocando 6g, por exemplo), a espessura reduzirá.
A primeira escolha deve ser referente a cor do ouro. Tradicionalmente confeccionada em ouro amarelo, a aliança de casamento pode também ser em ouro branco ou ouro vermelho. É importante analisar também se os noivos preferem a aliança reta ou abaulada e se o formato interno será anatômico ou reto.
Quando optamos por alianças com largura maior, e espessura abaixo de 1.4mm, é mais provável que você se machuque ou que sinta desconforto durante o uso. Isso acontece por conta da estrutura da peça, que por ser mais larga e ter pouca espessura, impossibilita que seja feito um acabamento anatômico.
Outra boa forma de se descobrir o aro de sua aliança é utilizando um pau medidor de anéis e alianças. Você deve colocar o anel (que usa no dedo da aliança) no medidor, ele então informará o seu número. Qualquer joalheria também possui um medidor como esse.
Aço Inoxidável. O aço inoxidável é um material resistente e durável que é uma opção mais acessível do que outros metais preciosos. É também hipoalergênico, tornando-o uma escolha segura para pessoas com pele sensível.
Embora alguns considerem as alianças anatômicas mais confortáveis e fáceis de usar, as alianças retas também são bem versáteis. Elas podem ser utilizadas facilmente no dia a dia e combinam com quase todos os looks e estilos.
O ouro 18k/750 é o mais recomendado e também o mais utilizado na alta joalheria, principalmente para a confecção de peças delicadas como alianças de ouro, anéis de noivado ou brincos de ouro por exemplo.
Basta medir com uma régua e com muita atenção o espaço interno do anel, ou seja, seu diâmetro. Não meça as bordas e garanta que o valor esteja em milímetros (1 cm = 10 mm). Depois disso, basta comparar com os padrões apresentados pela tabela e solicitar o anel no tamanho certo.
Nas joias o aço tem ganhado cada vez mais espaço graças às suas vantagens, pois não oxida, não arranha, não amassa e não escurece. Além disso, tem mais durabilidade que a prata. É preciso lembrar também, que a prata é um metal natural, já o aço são ligas criadas pelo homem e não pela natureza.
Alianças com largura de 2mm a 4mm: Ideal para casais que gostam de alianças mais discretas e delicadas; Alianças com largura de 4.5mm a 6mm: Têm um tamanho intermediário. Na dúvida, opte por larguras nessa faixa! Alianças com largura de 6.5mm a 9mm: Alianças largas.
Aliança TiffanyTiffany é a joalharia de alianças mais cara do mundo. A aliança com o diamante oval de 14,79 quilates pode ser adquirida na joalharia por apenas 1,113 mil euros sendo esta toda em prata.