Enquanto a gasolina comum pode ser mais econômica no curto prazo, a aditivada oferece benefícios a longo prazo, como maior durabilidade e desempenho otimizado. Portanto, a escolha entre gasolina comum e aditivada vai além do preço do litro no posto.
É melhor abastecer com gasolina comum ou aditivada?
É melhor abastecer o carro com gasolina comum ou aditivada? Escolher entre a gasolina aditivada e a comum pode depender de diversos fatores relacionados ao veículo ou seu uso: de maneira geral, os aditivos de limpeza na aditivada são o que as diferencia da comum e, de certa forma, podem ser considerados uma vantagem.
Conforme publicado no blog Radar, da revista Veja, postos que levam a marca das três maiores distribuidoras do país (Raízen/Shell, BR ou Ipiranga) são mais seguros para abastecer. Um estudo da Agência Nacional do Petróleo (ANP) comparou a qualidade da gasolina em postos de todo o país.
Também chamada de gasolina tipo P, a gasolina premium tem uma octanagem mais elevada em comparação com a gasolina comum e aditivada. Isso a torna adequada para motores de alta performance ou com maior taxa de compressão. A gasolina premium pode oferecer melhor desempenho e eficiência para esses tipos de motores.
Na gasolina comum e na aditivada temos 95 octanas RON, enquanto na V-Power Racing (Shell) tem no mínimo 98 octanas RON, na Podium (BR) tem entre 97 e 102 octanas RON e na Octapro (Ipiranga) tem em média 103 octanas RON.
Sim, esse é o objetivo principal das gasolinas aditivadas comercializadas no Brasil. Portanto, sempre que você abastece seu veículo com uma gasolina aditivada de qualidade, você estará contribuindo para a limpeza dos bicos do seu veículo, assim como com a limpeza do motor e dos pistões também.
Sua gasolina é Petrobras Podium. Melhor Desempenho: sua altíssima Octanagem (RON 102 “de fábrica" mínimo garantido) proporciona o máximo aproveitamento da potência do motor, sendo ideal para automóveis e motos com motores de elevada taxa de compressão e/ou turboalimentados.
A avançada tecnologia aplicada à Gasolina Petrobras Podium conta com um pacote contendo aditivos detergente/dispersante e modificador de atrito, que evita o acúmulo de depósitos, assegurando a limpeza, a máxima proteção ao motor e a redução de custos de manutenção.
- menos poluente: O etanol é um combustível limpo, ou seja, mais sustentável do que a gasolina, já que é produzido a partir de um vegetal e libera menos gases poluentes do que a gasolina, que é derivada do petróleo.
Gasolina aditivada rende mais que a gasolina comum? Sim! Vimos no tópico anterior que a gasolina aditivada rende mais que a gasolina comum a longo prazo. Mas é importante entender que tanto o combustível comum quanto o aditivado possuem a mesma autonomia.
É verdade: a gasolina aditivada DuraMais+, que você encontra em todos os postos da RodOil, possui um valor superior ao da gasolina comum. Mas a longo prazo, ela trará diversos benefícios para o carro e, inclusive, para o seu bolso.
A proporção de emissão de gases tóxicos é menor na gasolina aditivada, sendo que, de todas elas, a gasolina premium é a que causa menos impacto ambiental.
Então a dica é: gasolina premium, que no Brasil tem os nomes comerciais de Podium nos postos BR, Octapro no Ipiranga e R, de racing, na rede Shell, tem maior octanagem. Estes combustíveis se destinam especificamente a motores de alto desempenho e que têm elevada taxa de compressão.
Em análise realizada em agosto de 2017 pela ANP com as principais marcas do mercado, a gasolina da SP Combustíveis foi atestada como a melhor do Brasil, atingindo 99,2% de índice de conformidade no somatório de resultados de todos os testes feitos.
A Shell V-Power conta com a tecnologia Dynaflex que, combinada com os aditivos da Shell, limpa, protege e traz mais performance e rendimento (em comparação à gasolina comum).
No caso da limpeza do motor, o álcool é o melhor combustível, porque auxilia na limpeza dos bicos injetores. Então, nesse caso, o combustível que “suja mais” o motor é a gasolina.
A mistura de gasolina comum e aditivada é permitida, mas pode causar problemas no motor do seu carro. Isso ocorre porque os aditivos presentes na gasolina aditivada são diluídos pela gasolina comum, o que reduz sua eficácia.
Qual a melhor gasolina para limpar o motor do carro?
1 – Limpeza - A gasolina aditivada é composta de detergentes e dispersantes que ajudam a manter limpo o motor do carro. Isso terá reflexo, em médio prazo, no funcionamento do veículo. Motor limpo sempre vai funcionar melhor.
“Enquanto a gasolina oferece maior desempenho do motor, o etanol possui uma taxa de octanagem mais elevada, o que pode impactar no desempenho do motor. A eficiência de cada combustível varia, influenciando diretamente o consumo e a potência do veículo”, explica.
Você já deve ter visto combustíveis premium, como a gasolina Podium da distribuidora BR, nos postos quando foi abastecer o seu carro. Talvez até tenha ouvido falar que o motivo dela ser mais cara é por conta do maior nível de octanagem.
A gasolina Petrobras Podium tem 95 octanas IAD (Índice Antidetonante) e teor de enxofre de no máximo, 30 ppm. Já a gasolina Petrobras GRID tem 87 octanas, teor de enxofre de no máximo 50 ppm, e recebe corante verde. Ambas possuem aditivos detergentes/dispersantes e modificador de atrito.