As espécies mais recomendadas são o capim quicuio (Brachiaria humidicola), as do gênero Cynodon como o capim cost-cross, tifton, grama estrela africana e grama seda, e o capim Napier Pennisetum purpureum.
Os capins e as gramas mais usados para piquetes são: o Capim Quicuiu, o Capim Napier, o Capim Coast-Cross, o Capim Tiffiton, a Grama Estrela Africana e outros, que tenham o sistema radicular baixo, pois assim, voltam a crescer rapidamente com as chuvas ou irrigações.
Fotos: Eugênia Ribeiro Também podem ser fornecidos frutos, como mamão (Carica papaya), banana (Musa spp.), caju (Anacardium occidentale), manga (Mangifera indica) e acerola (Malpighia glabra) (Figura 5); hortaliças, como abóbora (Cucurbita pepo), melancia (Citrullus vulgaris), entre outras.
Para aumentar o tamanho do ovo, use 1.5 g de ácido linoleico por ave ao dia. Utilize fontes suplementares de óleo que sejam mais concentradas em ácido linoleico, como óleo de feijão, de soja ou linhaça Aumente o conteúdo da gordura total e da gordura suplementara nas dietas.
3 Opções de capim para plantar nos piquetes das galinhas
O que fazer para a galinha botar ovo todo dia?
Vitaminas ou eletrólitos podem ser adicionados para aumentar a imunidade e a produção de ovos. É uma boa ideia adicionar proteína extra à dieta de suas galinhas poedeiras com alimentos complementares, como girassóis. A proteína extra fornecerá a energia de que precisam para se manterem aquecidas e botarem ovos.
As espécies mais recomendadas são o capim quicuio (Brachiaria humidicola), as do gênero Cynodon como o capim cost-cross, tifton, grama estrela africana e grama seda, e o capim Napier Pennisetum purpureum.
Há uma grande variedade de exemplos de comidas que as galinhas apreciam: restos de torradas ou migalhas de pão, cascas de batatas, uvas passas, folhas de vegetais como cenouras e rabanetes.
As plantas de crescimento estolonífero (colmos rasteiros) são as mais recomendadas por apresentarem essas características, serem de pequeno porte, serem de fácil manejo e, principalmente, por resistirem bem ao comportamento de bicar e ciscar das galinhas. A planta também deve se adaptar bem ao clima e ser rizomatosa.
O ambiente ideal para abrigar as galinhas deve contar com pelo menos meio metro quadrado de pasto. O galinheiro deve receber cinco aves por metro quadrado. Também é ideal que exista ventilação no galinheiro.
A silagem de grãos úmidos de milho pode ser utilizada em substituição total aos grãos secos de milho nas dietas de frangos de corte até os 21 dias de idade.
A resposta é simples: poder pode. Porém, apenas o milho, apesar de ser um dos principais alimentos para galinhas, não é suficiente para garantir todas as suas necessidades nutricionais.
Deve, por isso, ser fornecido às aves associado a outros alimentos mais ricos, que possam contrabalançar sua deficiência em proteínas, minerais e vitaminas. O milho pode ser fornecido às aves desintegrado (grão sem palha e sabugo), pois o aproveitamento digestivo é superior.
O capim pé-de-galinha é uma planta anual de verão, herbácea, entouceirada, cespitosa, com altura de 30 a 50 cm e hábito de crescimento prostrado e ramificado.
Neste sentido, junto ao milho, dois tipos de alimento devem ser inseparáveis na dieta alimentar das galinhas caipiras poedeiras. São eles: o farelo de soja e de trigo. O melhor? Podem ser facilmente encontrados em qualquer região do País.
As galinhas poedeiras requerem uma quantidade adequada de energia em sua dieta para suportar a produção de ovos. A energia é fornecida principalmente por meio de carboidratos, como grãos e cereais. É importante fornecer energia suficiente para garantir um bom desempenho e uma taxa de postura ideal.
As galinhas evoluíram para comer grãos crus, então seus sistemas digestivos permitem que eles quebrem o arroz cru. Eles podem comer arroz cru com segurança da mesma forma que o comem cozido. Além disso, o arroz cru é muito mais saudável, pois o cozimento remove alguns de seus principais minerais e nutrientes.
A recomendação incide no uso de calcário calcítico tipo pedrisco ou farinha de ostra em partículas grandes na ração, o que seria responsável por proporcionar a liberação do cálcio de uma maneira mais lenta, disponibilizando-o no pool plasmático durante a formação da casca no período noturno.
Por exemplo, se o objetivo é a produção de ovos brancos, o produtor deve priorizar as poedeiras leves, e para a produção de ovos vermelhos é melhor escolher aves semipesadas”. As raças de galinhas poedeiras vermelhas mais utilizadas são: New hampshire (vermelho-clara) e a Rhodes Island (vermelho-escura).
Em poedeiras na fase inicial de produção, a conversão alimentar é melhor com a utilização do 25(OH)D3 e a espessura e porcentagem de casca também melhoram com a utilização de 25(OH)D3 e a suplementação de vitamina C nas dietas (100 ou 200 ppm, respectivamente).
Em fase de reprodução, as galinhas devem receber ração de postura, produto vendido em lojas do varejo especializado. Como complemento, pode-se acrescentar milho na proporção de uma parte do grão para duas de ração. Forneça à vontade frutas e hortaliças cruas, exceto alface. Água limpa e fresca também não pode faltar.
Como aumentar a produtividade das galinhas poedeiras?
Para obter uma elevada produção de ovos, é necessário manter o consumo de alimento das aves mais produtivas em um nível alto. A utilização eficiente dos alimentos pelas poedeiras é muito importante, porque a alimentação representa até 70% do custo de produção.