É fundamental deixar claro que, ainda hoje, existem mulheres adultas, sexualmente ativas ou não, que nunca foram ao ginecologista. Nesses casos, a idade não importa: os cuidados prestados pelo ginecologista podem ser iniciados em qualquer fase da vida.
Segundo a ginecologista Cláudia Barbosa Salomão, membro da Comissão Nacional Especializada em Ginecologia Infanto Puberal da Febrasgo, as meninas devem realizar a primeira consulta por volta dos 10 anos de idade.
Quando a mulher deve começar a ir no ginecologista?
1. Com quantos anos é preciso ir ao ginecologista? Diferentemente do que a maioria das pessoas pensa, a primeira consulta com o ginecologista não precisa ser depois da menarca (primeira menstruação). Na verdade, o indicado é que ela aconteça por volta dos 10 anos, quando surgem os sinais iniciais da puberdade.
Quando levar a menina na ginecologista pela primeira vez?
Isso porque segundo a FEBRASGO (Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia), o momento ideal é logo após a primeira menstruação da jovem, também chamada de menarca. Nesses casos, a garota pode demonstrar constrangimento com a situação, tentando até mesmo esconder o fato dos pais por vergonha.
Qual idade deve ser a primeira consulta com o ginecologista? - com Dra. Clícia Quadros
Quando perde a virgindade tem que ir ao ginecologista?
Sim, é essencial ir ao ginecologista após a primeira vez. Fazer essa visita, mesmo que não seja sexualmente ativa, é fundamental para garantir o acompanhamento preventivo e o cuidado individualizado com a saúde íntima.
No momento de ter a primeira relação? Embora não seja possível prever a chegada da primeira menstruação, o ideal é consultar o ginecologista pela primeira vez logo nos primeiros sinais da puberdade, por volta dos 8 ou 9 anos. Mas, o mais importante é consultar o médico, independente da idade.
A verdade é que a ginecologista não pode contar nada do que você diz para os seus pais, salvo algumas poucas exceções, como em caso de risco de vida, deficiência intelectual ou suspeita de abuso. Pelo código de ética médica do Conselho Federal de Medicina, é vedado ao médico o seguinte: "Art. 74.
1) A mulher não precisa estar depilada para ir ao ginecologista. Os pelos, além de proteger, indicam ao médico a quantidade de hormônios femininos e masculinos. Se quiser, pode depilar-se sem excesso, evitando irritações, como é permitido no dia a dia.
O ginecologista normalmente não sabe quando a mulher perdeu a virgindade. Isso somente é possível caso o exame ginecológico seja feito imediatamente antes e depois de uma relação sexual, por exemplo, o que geralmente não acontece.
Quando ir ao ginecologista pela primeira vez? É recomendado que as consultas com o ginecologista comecem logo após a primeira menstruação, ou para meninas que não menstruaram até os 16 anos, mantendo sempre a frequência de pelo menos uma vez ao ano – ou não passar mais de três anos.
As duchas vaginais ou lavagens que não se concentram na vulva — região externa da vagina — não devem ser feitas nunca, mas devem ser especialmente evitadas antes de ir ao ginecologista. Esse tipo de “higienização” não é necessária para a nossa região íntima e só serve para desregular o nosso pH interno.
A primeira vez que uma garota vai ao ginecologista é um momento de transição e diversas dúvidas, principalmente sobre o que diz respeito à primeira menstruação, menarca. Muitos são os questionamentos a se fazer, além da timidez.
Isto é, não existe uma idade certa, porém é fundamental refletir sobre a responsabilidade que essa experiência pode trazer. Você não precisa ter pressa, afinal, esse não é um compromisso que tem hora marcada. Seja aos 18 anos ou aos 30, o melhor momento é quando se sentir preparada e confortável para tal experiência!
Quando menstrua a primeira vez tem que ir no ginecologista?
A primeira visita ao ginecologista deve ser logo após a primeira menstruação, pois a partir deste momento a menina se torna fértil, ou seja, torna-se capaz de engravidar e ter um bebê.
· as células colhidas são colocadas numa lâmina para análise em laboratório especializado em citopatologia. Quem deve e quando fazer o exame preventivo? Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos.
Só é possível estimar que a puberdade normalmente inicia por volta dos 9 anos, de modo que a partir desse período já é interessante levar a menina ao ginecologista.
Durante a primeira consulta ginecológica, o médico analisa a saúde da mulher por meio de exames e, se necessário, indica tratamentos. Ele acompanha a saúde reprodutiva e a menopausa. O especialista em ginecologia também prescreve anticoncepcionais e coloca o DIU (dispositivos intrauterinos) para evitar uma gravidez.
O especialista atua na prevenção e no tratamento de diversas doenças, além de contribuir com questões relacionadas à fertilidade. De forma geral, o ginecologista é responsável pela saúde das mamas e órgãos ginecológicos e deve ser consultado já na adolescência, logo após a primeira menstruação, até a menopausa.
Não existe uma regra e sim uma recomendação de levar a menina ao ginecologista por volta dos 10 anos e antes de menstruar. Nessa consulta, o médico poderá explicar como acontecerá a menstruação além de esclarecer as dúvidas e expectativas da menina sobre essa nova fase.
O que o ginecologista faz na primeira consulta adolescente?
Na primeira consulta ginecológica no Hospital Presidente, as adolescentes recebem informações detalhadas sobre seus corpos em uma linguagem acessível. Discutimos prevenção de doenças, métodos contraceptivos e a importância do autoexame de mama.
Você pode fazer qualquer pergunta em relação à saúde em geral, saúde feminina, funcionamento do corpo, menstruação, vida sexual, reprodução, métodos anticoncepcionais, prevenção contra DSTs etc.
Você pode acompanha-la ao ginecologista, contudo respeite a privacidade de sua filha, caso perceba que ela ficará mais à vontade se estiver sozinha com o médico ou ainda se ela o pedir, você pode participar da consulta e sair antes, para deixá-la confortável.
Tem que ir no ginecologista depois da primeira vez?
Além disso, é essencial que a jovem passe por uma nova consulta após ter sua primeira relação sexual, a fim de realizar uma avaliação mais completa, e que a partir desse momento faça um acompanhamento regular. No entanto, apesar de a ida ao ginecologista ser bastante importante, ela não deve ser forçada.
Um fator é a idade ginecológica que é menor, isto é, quanto menor a diferença entre a idade cronológica da paciente e aquela que teve a primeira menstruação maior o risco para a gestação, devido a imaturidade da vascularização uterina, o que acarretaria o parto prematuro ou uma placenta insuficiente.