A letra A indica a melhor aderência em piso molhado, enquanto a letra C indica a menor aderência. Quanto maior a aderência do pneu, mais segurança você tem.
O pneu T é projetado para velocidades de até 190 km/h, enquanto o pneu H pode suportar velocidades de até 210 km/h. Ambos são adequados para a maioria dos carros de passageiros e são comumente usados em condições de estrada normais. A principal diferença entre eles é a velocidade máxima que podem suportar.
Na banda lateral é possível localizar várias informações úteis além do diâmetro, altura e largura do pneu. Entre elas é a velocidade máxima suportada por ele, que é indicada por letras como A, H, T, W, X, Y e Z que acompanham números.
Para o ranking do UOL Carros, priorizamos os dois primeiros quesitos, que são avaliados pelo Inmetro de “A” (melhor) até “G” (pior). Em caso de empate, ganha o pneu menos ruidoso (medição em decibéis) e com os índices mais equilibrados entre si.
Como escolher o pneu certo para o carro? O que significam os números e letras? Qual é bom e melhor?
O que significa a letra F no pneu?
Outro item é o consumo de combustível: quanto maior o atrito com o asfalto, maior o consumo. Ele é classificado de A até G: quanto mais próximo do A (A, B ou C), menor o consumo de combustível. Quanto mais lá embaixo na classificação, F ou G, maior o consumo – que interessa para o seu bolso.
O pneu 175/65R14 82T tem as seguintes características: os três primeiros dígitos 175 correspondem à largura do pneu, calculada em milímetros. O segundo número composto pelos dois dígitos 65 corresponde à razão entre a altura da parede lateral e a largura do pneu.
AT, HT, MT ou SUV são siglas que dão indicativos de qual tipo de estrada o pneu em questão se destina. Esse é um dos fatores mais importantes na hora de comprar um pneu, pois impacta diretamente em sua vida útil.
Os pneus de primeira linha tem 8mm de sulco na banda de rodagem. Eles também podem rodar 50 mil km ou mais – os de segunda linha rodam apenas 40mil km. Além disso, os pneus de primeira linha são aqueles que mantêm maior estabilidade do automóvel e oferecem segurança nas mais variadas condições.
Serve para qualquer tipo de piso. Tem excelente durabilidade para asfalto, e na terra, mantém um ótimo desempenho. Este é um pneu ideal para quem roda a maior parte do tempo no asfalto, mas às vezes precisa fazer uma trilha leve.
Então a melhor opção de pneus é o HT. A grande vantagem é sua alta durabilidade. Suas laterais menores gera uma sensação de conforto para o motorista e passageiros. Além disso, por ter os sulcos menores, isso produz menos ruído no asfalto.
Qual é a marca de pneu que dura mais? Todas as marcas apresentadas têm boa durabilidade, mas podemos citar a Goodyear como a marca mais resistente, segundo o site Moura. Isso porque a empresa tem característica de produção de pneus que serão usados em estradas por veículos grandes, como caminhões, ônibus e camionetes.
Os pneus HT é mais indicado para quem só anda em asfalto, pois apresenta uma alta durabilidade e contém as laterais menores comparada ao AT e MT, o que gera a sensação de maior conforto, além disso, os sulcos são menores, o que geram menos ruído no asfalto.
Se não houver letra é porque ele é diagonal. O número 82 é o índice de carga e indica que o pneu suporta uma carga de 475 kg. Já a letra T é o símbolo de velocidade e indica que o pneu pode ser usado à velocidade de 190 km/h quando submetido à carga máxima.
O número representa a quantidade de peso que o pneu suporta. 85 = 515 Kg; H: corresponde ao índice de velocidade e indica a velocidade máxima de certificação do pneu para poder suportar uma carga com toda a segurança.
O número “82” é o índice de carga. Nesse caso, o pneu suporta até 485 quilos. A letra que vem em seguida refere-se à velocidade máxima que o pneu suporta. No caso, o “H” indica que ele suporta até 210 km/h.
A letra T indica que a velocidade máxima suportada é de 190 km/h, sendo indicado para carros de passeio familiar e carrinhas. Já a letra H indica que a velocidade máxima suportada é de 210 km/h, sendo indicado para sedãs esportivos e carros coupé.
Para o ranking do UOL Carros, priorizamos os dois primeiros quesitos, que são avaliados pelo Inmetro de "A" (melhor) até "G" (pior). Em caso de empate, ganha o pneu menos ruidoso (medição em decibéis) e com os índices mais equilibrados entre si.
A Pirelli é a marca de pneus mais vendida no Brasil. Todo esse sucesso pode ser explicado pelos cuidadosos processos da marca: para garantir a qualidade e a durabilidade suas linhas de pneu levam pelo menos 3 anos para serem desenvolvidas.
No Brasil, a classificação de pneus é expressa por meio de uma etiqueta fornecida pelo Inmetro, na qual a qualidade e a eficiência dos pneus são avaliados em três critérios antes de sua comercialização, sendo eles: resistência ao rolamento, aderência em pistas molhadas e ruído externo.