O momento de utilizá-las é quando o carro já estiver correndo na estrada, em determinada velocidade. Por isso, da mesma forma que você aprendeu na autoescola, a marcha ideal para subir uma ladeira é a primeira, porque confere mais força para o carro sair do lugar.
A autoescola deve ter lhe ensinado que a marcha ideal para subir uma ladeira é a primeira, pois é a que oferece maior força e tração no momento de puxar o carro para o topo.
Modelos com muito torque em baixas rotações podem encarar ladeiras em segunda ou até mesmo na terceira marcha. Porém, em carros mais fracos ou com marchas mais longas, pode ser preciso ir na primeira marcha. O ideal é você já entrar na subida com a marcha apropriada.
No caso de uma longa descida na estrada, por exemplo, a dica é engatar para descer a mesma marcha que se usaria morro acima. Então, se a subida exige uma segunda marcha, engate a mesma segunda na descida. Para poupar os freios e evitar o seu superaquecimento – o perigoso fenômeno do fading, que deixa o carro sem freio.
Mantenha-se ereto e olhe para a frente, com o queixo levemente levantado para evitar que você incline a cabeça para baixo e acabe gastando mais energia do que o necessário. Mantenha os ombros relaxados e os braços do lado do corpo, movimentando-os de maneira suave para ajudar a equilibrar o corpo.
O momento de utilizá-las é quando o carro já estiver correndo na estrada, em determinada velocidade. Por isso, da mesma forma que você aprendeu na autoescola, a marcha ideal para subir uma ladeira é a primeira, porque confere mais força para o carro sair do lugar.
Porém, a dica é mais simples que você imagina: quando pisar na embreagem e engatar a primeira marcha, acelere devagar até sentir a trepidação. A partir daí, solte o freio de mão gradualmente e acelere, também, lentamente. Não faça movimentos bruscos, porque são eles que vão deixar o carro morrer.
Se ele fizer um percurso com subidas íngremes diariamente, o correto é usar as marchas 1 ou L, dependendo do fabricante”, diz o docente. “Essas marchas são indicadas para uso severo e impedem o desgaste, prolongando a vida útil do câmbio.
Mas se nem de primeira o carro vence essa ladeira, a dica é: vire o carro ao contrário, engate a marcha ré, porque ela, em geral, é uma marcha mais reduzida, mais curta e mais forte do que a primeira.
Na maioria dos carros, sugere-se trocar a marcha quando o motor estiver operando entre 2000 e 2500 RPM para veículos a gasolina, e um pouco mais para veículos a diesel. Ou seja, ficar de olho no tacômetro pode ajudar você a encontrar o ponto perfeito onde o motor está eficiente, mas não sobrecarregado.
Mantenha o pé firme no freio e solte a embreagem devagar, até o carro começar a tremer. Então, leve rapidamente o pé do freio para o acelerador. Para sair com o carro, aumente a aceleração aos poucos, enquanto acaba de soltar o pé esquerdo da embreagem.
Qual marcha usar no controle de embreagem na subida?
Em uma subida, o motorista deve aplicar a primeira marcha; na descida, a ré. Método para ambos os cenários: pise no acelerador – e na embreagem – de maneira constante, sem encostar no freio. Assim, você terá encontrado o ponto ideal de controle quando o veículo permanecer parado.
É importante ressaltar a sequência para não ter erro: primeiro, use o freio de estacionamento, feito para segurar o veículo e sustentar toda sua carga, Vire a roda na direção da guia. Depois, engate a primeira marcha que é mais reduzida.
Sendo assim, a primeira marcha é a ideal para garantir que o carro tenha mais força para subir a ladeira sem surpresas. Essa dica se aplica caso não seja uma ladeira de maior extensão. No caso de o veículo apresentar dificuldades, basta acionar a segunda marcha para dar maior impulso.
É uma situação que pode indicar uma variedade de problemas mecânicos no veículo, como mangueiras defeituosas, filtros de ar sujos ou entupidos, problemas de entrada e saída de ar, unidades injetoras e bicos desregulados ou gastos, turbocompressor fadigado entre outros.
Como tirar o pé da embreagem para o carro não morrer?
Fique atento à aceleração do carro para não deixar o motor morrer. Se o carro estiver movimentando para frente, afunde o pé na embreagem. Se estiver indo para trás, solte o pé. Faça estas manobras sempre com movimentos suaves.
Para estacionar em um morro ou ladeira, primeiro é o freio de estacionamento. Para estacionar um carro automático em um morro ou uma descida, o motorista deve parar o veículo por completo, puxar o freio de mão e, em seguida, mudar a marcha para a posição P (parking).
1ª marcha – motorista pode andar até 20 km/h. 2ª marcha – trafegar com o carro entre 40 km/h. 3ª marcha – entre 40 km/h e 50 km/h. 4ª marcha – uma velocidade confortável para o carro é 60 km/h.
Durante a descida da serra, é importante evitar ficar com o pé no freio durante toda a descida, pois isto causa um super-aquecimento do sistema, fazendo com que o freio comece a falhar. A forma correta de descer é com o carro engatado em uma marcha baixa, provavelmente em segunda marcha.
Cada vez que colocamos um veículo em movimento e aceleramos para ele ir mais rápido, o motor envia um comando e força para as rodas. Ou seja, quando você anda devagar, você deve usar as marchas mais baixas. Quando você quiser aumentar a velocidade, você deve ir mudando para as machas mais altas.
Para subir, você tem que tomar cuidado para não cansar muito. Enquanto na descida deve ter cuidado para não se lesionar. Precisa aumentar a frequência de passada, elevar mais o joelho e movimentar o braço. Você tem que evitar de travar o movimento e nunca pisar com a perna toda esticada.
É aí que entram as ladeiras e subidas, responsáveis por reforçar os músculos das coxas, quadril, joelhos, panturrilhas e tornozelos, e aumentar a resistência aeróbia dos atletas. Algo fundamental para quem busca um melhor tempo naquela prova tão aguardada.
É análogo em escadas e morros. Quando você sobe, você gasta a energia dos seus músculos pra fazer o esforço… E quando desce, a gravidade te acelera e o impacto do seu pé com o degrau abaixo faz o trabalho de parar.