Se o Senhor é nosso pastor, podemos descansar, mesmo sob as torrentes de águas, porque não nos faltarão paz, segurança, provimento e amor. Todas as nossas necessidades serão supridas, porque o pastor jamais faltará com sua responsabilidade. Ovelhas só descansam depois de se sentirem seguras, sem temores ou fome.
Os dois primeiros versículos deste Salmo mostram que você pode descansar no cuidado de Deus e na provisão dEle para sua vida, não importa o que esteja acontecendo hoje. Deus é Aquele que supre cada uma das suas necessidades. Ele conhece cada coisa que você precisa e está pronto para entrar em ação na sua vida.
Qual era a situação de Davi quando escreveu o Salmo 23?
O Salmo 23 (ou, pela numeração da Septuaginta, o Salmo 22 não padronizado de acordo com biblia judaíca) é atribuído ao Rei David, conforme a tradição judaica, David teria escrito este salmo quando estava cercado num oásis, à noite, por tropas de um rei inimigo, daí o Salmo inserir tamanha confiança na Providência ...
O que acontece se eu ler o Salmo 23 todos os dias?
Semelhantemente, ao utilizar o Salmo 23 como oração, verbalizamos nossa confiança na liderança e no cuidado de Deus, agradecendo pela sua proteção e provisão mesmo nos “vales mais sombrios” da existência.
3 LIÇÕES QUE APRENDEMOS COM O SALMO 23 MENSAGEM QUE EDIFICA
Quais são as promessas do Salmo 23?
Um trecho muito conhecido e reproduzido das escrituras é o Salmo 23. Realmente, as palavras de Davi são bonitas e muitos até sonham viver estas promessas do Altíssimo. E não é para menos, já que este capítulo tem pelo menos 8 bênçãos prometidas: provisão, direção, paz, proteção, consolo, honra, sucesso e salvação.
Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma, guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo, a tua vara e o teu cajado me consolam.
As mensagens do salmos expressam como Deus age e como o crente deve se manter fiel às virtudes ensinadas pela bíblia e, principalmente, se lembrar como Deus cuida daqueles que são obedientes à sua vontade, dando-lhes bençãos, proteção e livramento.
Este versículo retrata a preocupação amorosa de Deus em nos conduzir a lugares de descanso e refrigério espiritual. Deus nos oferece alimento espiritual (verdes pastos) e paz interior (águas tranquilas) quando seguimos Sua orientação. Sua liderança não é imposta com rigidez, mas com gentileza e graça.
O que significa a tua vara e o teu cajado me consolam?
David compara o governar cuidadoso de Deus sobre seu rebanho – sua providência – ao bordão e ao cajado, uma visão que deve acalmar todos os medos e garantir ao rebanho a certeza dos cuidados de seu fiel e capaz pastor.
' Aqui, o verbo 'refrigerar' é utilizado de forma metafórica para indicar um desejo de alívio e renovação espiritual, algo que só pode ser alcançado na presença divina.
O que significa preparar uma mesa na presença dos meus inimigos?
Mais precisamente – já que esse quadro não é de uma festa comum – a metáfora retrata um grande rei dando as boas-vindas ao seu vassalo à sua casa como seu honrado convidado para a festa. Este contexto real explica a presença dos inimigos de Davi como observadores na festa.
Neste sentido, o nome de Deus pretende garantir que o Senhor sempre será quem está (Ex 3,14) com os carentes e necessi- tados, ou seja, com quem sente falta do que é necessário para uma sobre- vivência digna. Quem reza no Salmo 23 realçará tal presença salvadora do Senhor ainda mais ao afirmar: Tu estás comigo!
As palavras do Salmo 23 possuem uma força espiritual imensa, capazes de renovar a fé nos momentos mais desafiadores. Cada verso transmite uma mensagem de confiança e segurança em Deus, lembrando-nos de que Ele está sempre conosco, não importa o que enfrentemos.
Porque Davi disse que o Senhor é meu pastor e nada me faltará?
Davi chama Deus de pastor e, assim, O traz para a esfera existencial. O uso do pronome possessivo “meu”, usado pelo salmista, nos transmite a ideia de intimidade e comunhão. Se o Senhor é nosso pastor, podemos descansar, mesmo sob as torrentes de águas, porque não nos faltarão paz, segurança, provimento e amor.
O que devo fazer a partir do que aprendi nas Escrituras do Salmo 23?
Quando enfrentamos batalhas difíceis ou quando a vida nos sobrecarrega, nunca precisamos fugir com medo, porque está escrito: “O Senhor é meu o pastor” e “não [temerei] mal algum” (Salmos 23:1, 4).
1 O Senhor é o meu pastor, nada me faltará. 2 Deitar-me faz em verdes pastos; guia-me mansamente a águas tranquilas. 3 Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por causa do seu nome.
Este salmo, talvez o mais bem conhecido de todos, é um cântico, uma oração de profunda confiança em Deus. Aconteça o que acontecer, Deus guarda-me e protege-me – é esta a experiência de fé que nos testemunha este Salmo.
O que quer dizer "o Senhor é meu pastor e nada me faltará"?
Corrente, a tradução “o Senhor é meu pastor, nada me faltará” assenta-se sobre a comum interpretação da figura do pastor como aquele que alimenta as ovelhas, pastoreia-as, enquanto elas mordiscam o pasto.
Um lugar de águas calmas (isto é, não de águas impetuosas) seria o cenário ideal para o pastor dar de beber e lavar as ovelhas, mas também era um lugar onde ele podia limpar e curar as feridas que as ovelhas tivessem sofrido durante a tumultuada jornada.