Ceder à tentação é decisão nossa. Culpar Deus é malandragem! A tentação nasce dos impulsos incontroláveis dentro de nós. Se cedermos a esses impulsos, logo o pecado mostrará sua cara.
Tiago 1–2 Tiago saúda seus leitores e apresenta os temas principais de sua epístola, como suportar provações, buscar sabedoria e viver de acordo com a fé que professamos. Aqueles que ouvem as palavras de Deus devem também ser praticantes da palavra.
Procurem ser perseverantes até ao fim para chegarem a ser completamente perfeitos, sem faltar nada. Se alguém não tem sabedoria suficiente, peça-a a Deus, que a dá a todos de graça, sem humilhar ninguém, e ser-lhe-á dada. Mas aquele que pede deve pedir com fé, sem duvidar.
Versículos bíblicos populares de Tiago 1. Partilhar
E se alguém tem falta da sabedoria necessária, peça-a a Deus, que está sempre pronto a dar generosamente, sem a menor censura, e lhe será dada. Saibam isto, irmãos: é melhor ouvir muito e falar pouco e também ser lento a irritar-se.
O propósito da oração não é o de alterar a vontade de Deus, mas de obtermos para nós mesmos e para os outros as bênçãos que Deus já está disposto a conceder, mas que devemos pedir para obter.”
Tiago 1 Estudo - INSTRUÇÃO PARA TER SABEDORIA (Bíblia Explicada)
O que nos ensina Tiago 1 2?
Meus irmãos, sintam-se felizes quando passarem por todo tipo de aflições. Pois vocês sabem que, quando a sua fé vence essas provações, ela produz perseverança.
Aqui já podemos considerar de forma mais direta o nosso versículo, Tiago 1.27. De forma objetiva, amizade com Deus tem a ver com confiar na identidade de Deus como um pai generoso, que cuida de toda a criação, portanto, tem um cuidado especial para com os mais vulneráveis e necessitados.
Tiago escreveu uma epístola para a casa de Israel dispersa, incentivando-os a serem pacientes em suas aflições e a buscarem sabedoria do Pai Celestial. Tiago também os ensinou a resistirem à tentação, a serem cumpridores da palavra, a servirem ao próximo e a permanecerem espiritualmente limpos.
O Apóstolo Tiago nos ensinou a chave para receber sabedoria de Deus. 5 E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.
No Concílio de Jerusalém, onde se discutiu o problema da circuncisão e da lei mosaica a serem impostas ou não aos convertidos do paganismo, Tiago teve um papel importante quando deu sua opinião, aceita por todos (At 15).
A carta de Tiago é um escrito de caráter sapiencial, isto é, mostra a sabedoria do discernimento Cristão diante das situações. Dirigi-se a comunidade de judeus convertidos ao cristianismo, considerando os problemas que essas comunidades enfrentavam pelos fins do século I.
Em resumo, seguir a Cristo, que é “o caminho, a verdade e a vida” (João 14:6) e os exemplos que Ele nos deixou, amar a Deus sobre todas as coisas (Mt 6:33) e ao próximo (Mc 12:33) constitui o verdadeiro Cristianismo, a religião deixada por Jesus como uma bênção para nossas vidas.
Porém, antes destes acontecimentos, Tiago se encontrava ao lado de Cristo, que lhe apareceu após a Ressurreição. Tiago sempre teve uma conduta exemplar: não comia carne, não bebia vinho e observava os votos. Por isso, não causa surpresa o fato de ter recebido o apelido de "o Justo".
Qual assunto cristológico não é abordado na carta de Tiago?
E m 1522, Martinho Lutero afirmou que a epístola de Tiago não continha nada de natureza cristológica. Não percebendo exaltação a Jesus Cristo e Sua ressurreição nessa obra, ele a chamou de “epístola de palha”.
Mas Jesus lhe disse: “Vocês não sabem o que estão pedindo!” Então voltou-se para Tiago e João, e perguntou-lhes: “Vocês são capazes de beber do terrível cálice do qual eu logo vou beber?” “Sim”, responderam eles! “É certo que vocês beberão dele”, disse ele. “Mas não me cabe dizer quem sentará nos tronos perto do meu.
Porque seu nome aparece primeiramente na lista dos irmãos de Jesus, Tiago era, provavelmente, o filho mais velho. No entanto, o fato de que Jesus confiou o cuidado de Sua mãe a João, o discípulo amado (Jo 19:26, 27), sugere que seus irmãos não eram filhos de Maria, mas filhos de um casamento anterior de José.
Tiago: Foi um dos primeiros apóstolos a morrer, foi assassinado por Herodes. João: Irmão de Tiago, era o mais jovem dos discípulos, e foi o último deles a morrer, possivelmente em Éfeso, de morte natural.
O livro de Tiago parece um pouco com o livro do Antigo Testamento de Provérbios, vestido com roupas do Novo Testamento. Seu foco consistente na ação prática na vida de fé é uma reminiscência da Literatura Sapiencial do Antigo Testamento, incentivando o povo de Deus a agir como o povo de Deus.
Vamos ver em Tiago 1:26-27, três princípios: “Se alguém se considera religioso, mas não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo. Sua religião não tem valor algum!
Não se enganem; não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas a ponham em prática. Porque aquele que ouve a mensagem e não a põe em prática é como uma pessoa que olha no espelho e vê como é. Dá uma boa olhada, depois vai embora e logo esquece a sua aparência. O evangelho é a lei perfeita que dá liberdade às pessoas.