Vai fazer ou vá fazer?

Vou dificultar um pouquinho: o certo é: vai fazer OU vão fazer dois meses que ele viajou? O correto é, VAI FAZER, pois como o verbo FAZER pertence a uma locução verbal (VAI + FAZER) e é o verbo principal da locução, ele transmite sua impessoalidade ao verbo auxiliar que deve ficar no singular.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em g1.globo.com

Quando usar vá ou vai?

interjeição. Exclamação usada para encorajamento ou incentivo (ex.: vá, vamos embora). Origem etimológica:forma do verbo ir.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em dicionario.priberam.org

Vai fazer esta certo?

"VAI fazer ou VÃO fazer dois meses que ele viajou?" O certo é "VAI FAZER dois meses que ele viajou". Já vimos e repetimos que o verbo FAZER, quando se refere a "tempo decorrido" deve ser usado sempre no singular: "FAZ dez dias que não nos vemos"; "FAZIA alguns minutos que o Romário não tocava na bola"...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em g1.globo.com

Vai ou vá exemplos?

Eu vou a pé todos os dias ao trabalho, mas ela vai de carro. O modo conjuntivo é o modo semanticamente oposto ao indicativo. É o modo da irrealidade, do não realizado, da incerteza, da possibilidade, da dúvida, da suposição, da condição, do desejo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em lusopatia.wordpress.com

Irá fazer ou vai fazer?

Use o verbo ir no presente do indicativo acompanhando o verbo principal no indicativo: A senadora vai fazer um discurso. A forma "a senadora irá fazer um discurso" não existe. Use a forma composta (vai fazer) ou a simples (fará).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www12.senado.leg.br

VAI E FAZ ou VÁ E FAÇA qual é o certo?

Vai fazer 3 anos ou vai fazer?

O correto é, VAI FAZER, pois como o verbo FAZER pertence a uma locução verbal (VAI + FAZER) e é o verbo principal da locução, ele transmite sua impessoalidade ao verbo auxiliar que deve ficar no singular.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em g1.globo.com

Quem vai fazer ou que vai fazer?

Resolução do problema: Quando nos referimos a pessoas, podemos utilizar tanto o pronome relativo “que” quanto “quem”. Cabe ao indivíduo decidir e ter bom senso em não ficar repetindo o “que” em todas as ocasiões, uma vez que este pode se substituído por: quem, o qual, a qual, os quais, as quais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mundoeducacao.uol.com.br

Qual é o certo talvez eu vá ou talvez eu vou?

É erro falar: Talvez eu vou. A expressão é de dúvida. Não cabe aí a forma VOU, que é presente do indicativo. TALVEZ indica dúvida, não podendo, portanto, ser usada com verbo no indicativo que, como já sabemos, indica certeza.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em drd.com.br

Vão fazer cinco anos ou vai fazer cinco anos?

Em tempos compostos e locuções verbais formados por verbos impessoais, o verbo auxiliar deve também ser mantido na forma impessoal (terceira pessoa do singular), assim: Vai fazer cinco anos que a família se mudou; Deve fazer alguns meses que eles não se falam.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em curso-objetivo.br

Vai fazer 10 anos?

A construção correta é faz dez anos.

Quando o verbo fazer indica «tempo decorrido» é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular: – Faz dez anos que não viajo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em infopedia.pt

O que significa a sigla vá?

O volt-ampère, representado pelo símbolo [VA], é uma unidade de medida de potência aparente utilizada nos sistemas elétricos de corrente alternada. É um produto da tensão aplicada ao equipamento multiplicada pela corrente consumida por ele.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em goldenergy.pt

É correto dizer quer que eu vá?

Confundem o presente do indicativo com o presente que expressa uma hipótese, uma possibilidade. Você quer que eu vá ao banco? Você quer que eu tire xerox? É o correto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ufla.br

Vai à praia ou vai à praia?

Amanhã vamos /a/ praia. Na escrita, adicionamos o acento indicador de crase, mas a pronúncia é de apenas um “a”. Amanhã vamos à praia. Na fala, usamos o recurso da crase o tempo todo, e isso não se limita à vogal A, ou seja, fundimos os dois sons vocálicos idênticos em um único som em muitas situações.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portalpadrao.ufma.br

Qual o certo eu vou ou eu irei?

O autor desta resposta solicitou a remoção deste conteúdo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em vestibulandoweb.com.br

Que eu deva ou que eu devo?

Você usa o DEVE quando você acha ou tem certeza que algo vai acontecer. Você usa o DEVA para supor que algo aconteça. É obrigatória a utilização do QUE antes do DEVA no presente do conjuntivo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portuguese.stackexchange.com

Quando se utiliza no qual?

“No qual” deve ser usado com verbo transitivo indireto e “o qual” deve ser usada com verbo transitivo direto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.stoodi.com.br

Vai fazer 10 anos ou vai fazer 10 anos?

A construção correta é faz dez anos.

Quando o verbo fazer indica «tempo decorrido» é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular: – Faz dez anos que não viajo. O verbo fazer pode ser substituído pelo verbo haver na sua forma impessoal: – Há dez anos que não vou a Paris.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em infopedia.pt

Que manda ou quem manda?

Para evitar a repetição do termo que (chamado queísmo) e por uma questão de fluidez do texto e estética da linguagem, muitos professores aconselham dar preferência para o uso do pronome quem, mas falar “você que sabe” não está errado. Quer saber mais sobre português e mandar bem nos vestibulares?
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.stoodi.com.br

Qual é o certo foi eu ou fui eu?

Antes de respondermos a essa questão, lembre-se de que a conjugação do primeiro verbo é “fui eu”. Não existe a forma “foi eu”, pois o verbo tem que necessariamente concordar com o sujeito (no caso, “eu”).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ufla.br