O livro de Atos cosiste basicamente nos atos do Espírito Santo, agindo em homens com Pedro e Paulo, para lançar a grande missão evangelística da igreja, espalhando a mensagem da salvação por todas as partes do Império Romano.
O Livro dos Atos traça os primeiros anos da história do Cristianismo desde a ascensão de Jesus, em Jerusalém, até a prisão de Paulo em Roma. É intenção de Lucas dar continuidade à história de Jesus através do testemunho e missão dos seus primeiros discípulos.
O livro de Atos ilustra como o Salvador continuou a dirigir Sua Igreja por inspiração do Espírito Santo àqueles que possuíam as chaves do sacerdócio. O Espírito Santo revelava a verdade aos apóstolos, que então guiavam e ensinavam a Igreja. Os apóstolos também realizaram milagres em nome de Jesus Cristo.
O livro de Atos reconta a ascensão e a disseminação do Cristianismo, começando em Jerusalém, a capital da província judaica, e terminando em Roma, a grande capital do Império.
O temor do Senhor é o princípio da Sabedoria (Salmos 111: 10) e nisso a igreja de Atos se mostrava muito sábia. Em todos havia temor, não um medo de conhecer a Deus e se aproximar dEle, mas um profundo cuidado de não desagradar seu coração e conhecimento de sua grandeza. Havia total reverência ao Senhor.
O livro de Atos cosiste basicamente nos atos do Espírito Santo, agindo em homens com Pedro e Paulo, para lançar a grande missão evangelística da igreja, espalhando a mensagem da salvação por todas as partes do Império Romano.
A Mensagem de Atos nos ajuda a ver sobretudo os princípios que regem a ação do Espírito impelindo continuamente a igreja em direção ao mundo. E lembra que “os Atos dos Apóstolos terminaram há muito tempo. Mas os atos dos seguidores de Jesus continuarão até o fim do mundo”.
Quais são as principais características do livro de Atos?
O Livro de Atos tem 28 capítulos, 1067 versículos e 24.250 palavras. Ele Abrange cerca de 30 anos - AD 33 - 63 a 65, sendo o Segundo livro escrito por Lucas, O livro de Atos narra a história da Era da Igreja Apostólica Cristã Primitiva, com particular ênfase para o ministério dos Doze Apóstolos e de Paulo de Tarso.
Os Atos dos Apóstolos têm esse nome em função de um gênero literário muito difundido no mundo antigo, os chamados atos. Textos deste gênero retratavam os grandes feitos de pessoas ou cidades. Pode-se encontrar vários nesse formato para a antiguidade.
Qual é a característica mais surpreendente no livro de Atos?
A ação do poder do Espírito Santo na Igreja é a característica mais surpreendente no livro de Atos, a ponto de o livro ter sido chamado de “Os Atos do Espírito Santo”.
Talvez o modo abrupto do fim seja devido ao fato que Lucas escreveu os eventos até o tempo que era o presente para ele. Outra possibilidade é que o ponto era que a "história" do desempenho da missão do Senhor não tem "fim", ou pelo menos ainda não o atingiu.
O livro de Atos, também conhecido como Atos dos Apóstolos, foi escrito pelo evangelista Lucas, que também escreveu o Evangelho de Lucas. Lucas era um companheiro de Paulo e acompanhou muitos dos eventos descritos em Atos, o que o torna uma testemunha ocular de muitos dos eventos registrados no livro.
O livro de Atos é, ao mesmo tempo, histórico e teológico. Por meio de seus relatos, Lucas mostra como a crucificação e a morte de Jesus moldaram a vida, o ensino e o ministério da igreja primitiva, cuja influência e expansão para o mundo gentio demonstram o poder de Deus em ação por meio de seu Espírito.
Patrístico do período pré-nissênico originário da Antioquia, considerado o último apologista de renome do Século II e o único, dentre eles, elevado ao episcopado, pois segundo Eusébiode Cesaréia (263-340) era conhecido como o sexto bispo da Igreja de Antioquia, depois dos apóstolos.
Para Quem e Por Que Esse Livro Foi Escrito? Lucas pretendia que seu evangelho fosse lido principalmente por um público gentio e ele apresentou Jesus Cristo como o Salvador tanto dos judeus como dos gentios.
Atos 1 é um dos capítulos mais importantes do livro de Atos dos Apóstolos, pois nele podemos entender a importância da ascensão de Jesus Cristo e o cumprimento da promessa do Espírito Santo aos seus discípulos.
Paulo de Tarso, por mais que não tenha convivido com Jesus, é considerado o maior de todos os apóstolos. Nascido em Tarso, capital da Cilícia, inicialmente recebeu o nome de Saulo (nome em hebraíco).
Leia novamente Atos 2:38 e veja que bênção Pedro disse que as pessoas receberiam como resultado do arrependimento de seus pecados e de serem batizadas. Aprendemos com esse versículo que, quando temos fé em Jesus Cristo e após nos arrependermos e sermos batizados, estamos preparados para receber o dom do Espírito Santo.
Quantas vezes aparece a palavra Espírito Santo no livro de Atos dos apóstolos?
Por 52 vezes o Espírito é mencionado como condutor da ação nos Atos dos Apóstolos. Se no evangelho de Lucas é Jesus quem lidera o processo da ação de Deus na história, nos Atos dos Apóstolos o Espírito é “o grande personagem”.
Na tradução cristã da Bíblia a palavra gentio designa um não-hebreu. Os hebreus estabeleciam uma divisão entre o povo, que definiam como eleito por Deus, e os gentios, posteriormente denominados pagãos. Os povos Europeus que se converteram ao Cristianismo, nos seus primórdios, eram considerados gentios.