Enfrentaremos desafios e problemas que vão nos testar. Quando lamentamos nossas perdas ou provações, recebemos a promessa de que seremos abençoados se perseverarmos. Deus enviará Seu Espírito Santo para nos consolar em momentos de necessidade.
Ele aprofunda os mandamentos, mostrando que Deus se importa com o coração, não apenas com as ações. Nos ensina sobre reconciliação, pureza, fidelidade, amor aos inimigos e a importância de viver uma fé verdadeira, que transforma nosso interior e impacta o mundo.
As bem-aventuranças são o anúncio da felicidade, porque proclamam a libertação, e não o conformismo ou a alienação. Elas anunciam a vinda do Reino através da palavra e ação de Jesus. Estas tornam presente no mundo a justiça do próprio Deus.
1Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte, e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; 2e ele passou a ensiná-los, dizendo: 3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. 4 Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.
Com certeza a lição mais importante de Jesus nos ensinou: O amor! Jesus nos ama tanto, que veio neste mundo para morrer por nós para que tivéssemos salvação. E ninguém está de fora desta, o amor Dele é para todos.
As 3 DIVISÕES Do Sermão da Montanha (Estudo Bíblico)
Qual é o resumo do Sermão da Montanha?
Sinopse. O Sermão da Montanha é um discurso de Jesus Cristo que pode ser lido no Evangelho de Mateus (Caps. 5-6-7) e no Evangelho de Lucas (Fragmentado ao longo do livro). Neste discurso, Jesus Cristo profere lições de conduta e moral, ditando os princípios que normatizam e orientam a vida cristã.
Quando perguntaram a Jesus qual era o mandamento mais importante, ele disse: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22:37–39).
O contexto do sermão , é que Jesus, desejando ensinar os seus discípulos, visando uma transformação pessoal, subiu com eles ao monte e fez um retiro, para que eles compreendessem qual era o Seu sistema de valores e depois pudessem aplicar o que aprenderam na vida daqueles que estavam aos pés do monte.
(Ser humilde é ser ensinável e “reconhecer com gratidão a nossa dependência do Senhor — compreender que [nós] temos constante necessidade de Seu apoio.) A humildade é um reconhecimento de que nossos talentos e [nossas] habilidades são dons de Deus” (Sempre Fiéis: Tópicos do Evangelho, 2004, p.
Ter fome e sede por justiça significa desejar fazer a coisa certa. Significa ter fome pela Palavra de Deus e buscar uma vida de santidade e obediência a esta Palavra. Essa sede e fome certamente vão nos conduzir a uma vida mais santa e a um caráter mais parecido com o de Jesus.
Quantas pessoas tinham no Sermão da Montanha de Jesus?
Muitas pessoas sabiam onde Ele estava e mais de 5.000 O seguiram na esperança de que Ele as ensinasse. Jesus ensinou-lhes muitas coisas. Estava na hora de comer, mas a maioria das pessoas não tinha nada para comer.
As montanhas, intocadas e selvagens deste mundo representam o âmago da experiência humana, onde o aprendizado ocorre no nível mais profundo. Elas nos ensinam a sermos resilientes, a nos adaptarmos às circunstâncias e a encontrar soluções criativas para os problemas que enfrentamos.
O que podemos aprender com o sermão da montanha e as Bem-aventuranças?
Deus nos chama à sua própria bem-aventurança, ao seu Reino, à vida eterna. Por isso mesmo, as bem-aventuranças nos colocam diante das escolhas decisivas em relação aos bens terrenos e purificam o nosso coração, para que aprendamos amar a Deus sobre todas as coisas.
Por que Jesus falou bem aventurado os pobres de espírito?
A passagem de Mateus, capítulo 5, versículo 3 “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus” provavelmente é um dos mais conhecidos discursos de Jesus, isso porque esta passagem explicita sobre a condição do ser humano no reino de Deus.
Mansidão significa força, não fraqueza; é ativa, não passiva; significa coragem, não timidez; é moderada, não excessiva; significa modéstia, não exibição pessoal; é graciosa, não arrogante. Uma pessoa mansa não se irrita facilmente, não é pretensiosa ou prepotente e rapidamente reconhece as conquistas dos outros.
O Sermão da Montanha é considerado uma normativa universal da Ética Cristã, a qual tem uma via dupla de orientação: a primeira como manifestação de Deus para indicar diretrizes e orientações da criatura e seu convívio na Terra (Mt 7: 21) e num segundo aspecto, do ente para com seus semelhantes (Mt 7: 12).
Falar hoje que alguém é pobre de espírito significa chamá-lo de “Zé Ninguém”. É uma referência feita a alguém sem iniciativa, que não sai da segunda marcha, e que sempre está perguntando o que é para fazer.
Qual foi o maior ensinamento que Jesus nos deixou?
O maior ensinamento que Jesus nos deixou sobre a sua morte e ressurreição é que, mesmo com toda a dor e sofrimento, nunca devemos perder a esperança de uma vida melhor!
Jesus é a maior prova do amor de Deus por nós! Jesus não é o condenador do Pai, Jesus é o Salvador, que o Pai maravilhoso nos enviou para nos redimir e para nos salvar! ”Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna” (João 3, 16).