Qual a missão de cada uma das pessoas da Santíssima Trindade?
A Igreja vem da Trindade desse modo: o universal desígnio salvífico do Pai (LG 2), a missão do Filho (LG 3) e a obra santificante do Espírito Santo (LG 4) que edificam a Igreja como mistério.
Qual a função de cada pessoa da Santíssima Trindade?
são chamados Deus, o primeiro, o Criador; Deus, o segundo, o Redentor; e Deus, o terceiro, a Testemunha ou o Testificador. O encargo do Pai é presidir como Chefe ou Presidente, Jesus como o Mediador e o Espírito Santo como Testificador ou Testemunha”.
Como explicar as três pessoas da Santíssima Trindade?
As três pessoas da Santíssima Trindade é um só Deus em Três Pessoas distintas. O Pai, o Filho e o Espírito Santo, possuem a mesma natureza divina, a mesma grandeza, bondade e santidade. Apesar disso, através da história, a Igreja tem observado que certas atividades são mais apropriadas a uma pessoa que a outra.
Essas três pessoas estão unidas por uma substância que é divina, mas são distintas, pois são três pessoas diferentes. Cada uma dessas pessoas tem uma missão distinta: o Pai cria, o Filho salva e o Espírito santifica, porém, essas pessoas não agem sozinhas, pois a substância divina as une em um único Deus.
O Credo começa por Deus Pai, porque o Pai é a Primeira Pessoa divina da Santíssima Trindade; o nosso Símbolo começa pela criação do céu e da terra, porque a criação é o princípio e o fundamento de todas as obras de Deus.
Qual é o papel do Pai, do Filho e do Espírito Santo?
Na Trindade, temos a unidade, a comunhão e a fraternidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Cada um tem o Seu papel: o Pai nos criou, o Filho veio para nos salvar e o Espírito Santo veio em nosso socorro para nos santificar. Quando refletimos sobre o mistério da Santíssima Trindade, vemos a comunhão em Deus.
Embora a Trindade seja composta de três seres divinos distintos com certos papéis e características diferentes, Eles são perfeitamente unidos em propósito. Eles trabalham em harmonia para nos ajudar a conhecer a Deus, viver em retidão, ser perdoados e, por fim, voltar a viver com Eles novamente.
Deixemos que a Bíblia fale por nós, mostrando-nos que Jesus, realmente, não é todo-poderoso ou onipotente como o é o Deus Pai, absoluto e único, enquanto que Jesus é também Deus, mas relativo. E isso não o diminui em nada, pois, como Ele mesmo ensinou, Ele é Deus Filho, enquanto que o Deus mesmo é o Deus Pai.
O Concílio de Nicéia foi o primeiro a instituir a trindade. Já em 381, em Constantinopla o credo de Nicéia foi reorganizado sob a influência de outras tendências, especialmente arianas.
O Espírito Santo é a terceira pessoa da Santíssima Trindade, saiba como ele aparece na Bíblia e qual seu papel na condução da Igreja. O Espírito Santo, pela sua graça, desempenha um papel fundamental no despertar da nossa fé e na experiência de uma vida nova que consiste em conhecer o Pai e o Filho, Jesus Cristo.
A Santíssima Trindade nos ensina a viver para os outros
O Pai não O seria sem o Filho; da mesma forma, o Filho não pode ser pensado sozinho, mas sempre como o Filho do Pai. E o Espírito Santo, por sua vez, é o Espírito do Pai e do Filho. Dessa forma, a Trindade nos ensina que nunca se pode ficar sem o outro.
Segundo Santo Agostinho, nós dizemos três pessoas com a mesma essência ou três pessoas com uma só essência. Se na realidade humana pode-se dizer que três homens são feitos da mesma natureza e única natureza, na essência da Trindade, não pode existir de forma alguma outra pessoa senão da mesma essência.
Por que são as três pessoas da Santíssima Trindade em um só Deus?
A Santíssima Trindade é Una. Não professamos três deuses, mas um só Deus em três Pessoas: A Trindade consubstancial (II Conc. Constantinopla, DS 421). O Pai é aquilo que é o Filho, o Filho é aquilo que é o Pai, o Espírito Santo é aquilo que são o Pai e o Filho, isto é, um só Deus por natureza (XI Conc.
Qual a diferença entre Pai, Filho e Espírito Santo?
Com base nessa afirmação, foi formulado o dogma mais importante do cristianismo – a Santíssima Trindade. “O pai é Deus, o filho é Deus e o Espírito Santo é Deus.
Como explicar Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo?
A Palavra de Deus é muito clara quando aponta que Deus Pai é aquEle que cria, o Filho é aquEle que salva e o Espírito Santo é aquEle que preserva. Desde o início de todas as coisas, conforme está registrado no livro de Gênesis, é comum encontrar a presença das três pessoas agindo em concordância.
A Igreja nos ensina que cada pessoa da Santíssima Trindade tem papel importante dentro da história da humanidade. Deus Pai é aquele quem criou o mundo. Jesus Cristo é Aquele que morreu e ressuscitou por amor a nós. O Espírito Santo é o paráclito que nos acompanha em nossas decisões e medos.
O que significa em nome do Pai do Filho do Espírito Santo?
“Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” exprime pertença ao princípio originário de nossa existência e participação humana na vida divina. Cada vez que iniciamos uma obra ou atividade invocando a Trindade, confessamos nossa disposição de corresponder ao amor intra-trinitário.
Porque o Pai, o Filho e o Espírito Santo são um só?
Em essência, não existe qualquer hierarquia entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Isso significa que as três pessoas da Trindade são absolutamente iguais em poder, honra, majestade e glória. Pai, Filho e Espírito Santo são um único Deus! Por isto, o Filho é plenamente divino, assim como o Pai e o Espírito.
As maiores denominações cristãs não-trinitárias são A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Testemunhas de Jeová, Igreja de Deus Todo-Poderoso, Assembleia Cristã Reunidos Em Nome do Senhor Jesus, Igreja Apostólica do Brasil, Igreja Pentecostal Unida, Tabernáculo Branham, Igreja de Deus do Sétimo Dia, ...
A tríplice menção do Pai, do Filho e do Espírito Santo e sua relação com o batismo, conforme Mt 28,16-20, fez da Trindade a marca de todo cristão batizado. Trata-se de um só Deus que se revela em três formas distintas. Quem usou pela primeira vez o termo Trindade foi Tertuliano (160-220 E.C.)