Depois de uma gravidez tranqüila, a agricultora Maria Quitéria da Silva, que afirma ter 65 anos, deu à luz anteontem -por parto normal- um menino de 3,25 kg em Arapiraca (AL). Segundo ela relatou, foi a quarta gravidez natural dela -sem tratamento ou inseminação artificial- depois dos 55 anos de idade.
São Paulo — Vilma de Fátima Alves Di Raimo, uma mulher de Pedrinhas Paulista, no interior de São Paulo, realizou seu sonho de ser mãe pela segunda vez, aos 60 anos. A moça já tinha uma filha de 36 anos, um neto de 11 e uma neta de 9 quando a caçula veio ao mundo, em outubro de 2023.
O período reprodutivo se encerra na menopausa, que ocorre entre os 45 e 50 anos, quando os ovários entram em falência. Assim, mesmo a mulher que não tem nenhum problema relacionado à fertilidade pode levar mais tempo para engravidar naturalmente após os 37 anos. E, depois dos 40 anos, a dificuldade é ainda maior.
"Alcançamos o extraordinário: a mãe mais velha da África a dar à luz gêmeos, com 70 anos!", escreveu no Facebook o Women's Hospital International and Fertility Center (WHI&FC).
Engravidar em idades avançadas é um feito raro, tanto biológica quanto legalmente. Se natural, além da ausência de comorbidades, a mulher não pode ter entrado na menopausa — o que costuma ocorrer por volta dos 51 anos. No entanto, a taxa de fecundidade feminina entra em declínio após os 35 anos.
Com o passar dos anos as chances de engravidar por vias naturais reduzem, pois os óvulos nascem com as mulheres e envelhecem, ficando escassos e comprometendo as chances de sucesso na hora da fecundação. Após os 40 anos torna-se mais difícil engravidar naturalmente, pois há uma menor quantidade de óvulos disponíveis.
Apesar de raro, o caso não é único no mundo. Em 2019, a indiana Erramatti Mangayamma deu à luz a gêmeos aos 74 anos, também por meio de fertilização in vitro, tornando-se a mãe mais velha do mundo. Quando uma mulher passa pela menopausa, normalmente entre 45 e 55 anos, não é mais possível engravidar naturalmente.
Quem é a mulher de 82 anos grávida de gêmeos na Índia?
Yaramati e o marido, Sitarama Rajarao, de 82 anos, sempre quiseram ter filhos, mas nunca tinham conseguido. "Nós tentamos muitas vezes e fomos em inúmeros médicos”, disse a mulher, ao canal britânico BBC. “Então este é o dia mais feliz da minha vida.”
Entretanto, Flávia continua longe da idade da atual recordista mundial, Erramatti Mangamma, que deu à luz gêmeos aos 73 anos em 2019. Mangamma e seu marido, Sitarama Rajarao, passaram por tratamento de fertilização in vitro em Hyderabad, Índia.
Resumindo então, com certeza podemos dizer que Maria tinha mais de 12 anos, por causa do contexto histórico e, por tradição apócrifa, podemos afirmar que tinha 14, o que faz sentido, pois ela já era maior de idade (para a cultura judaica). JEREMIAS, Joachim.
Sara ficou grávida e deu à luz um filho a Abraão na sua velhice, no tempo determinado, de que Deus lhe havia falado. Ao filho que lhe nasceu, que Sara lhe dera à luz, Abraão deu o nome de Isaque. Abraão circuncidou o seu filho Isaque, quando ele tinha oito dias, segundo Deus lhe havia ordenado.
A chamada gestação tardia aumenta a chance de a mulher ter parto prematuro, diabetes e hipertensão, sofrer um aborto, ter hemorragia uterina no pós-parto imediato (devido a menor capacidade de contração do órgão) e de a criança nascer com Síndrome de Down, entre outros problemas.
Engravidar depois da menopausa pode, sim, ser possível. Não que uma concepção natural sob essa condição tenha se tornado viável — o que vemos, raramente, são casos de mulheres que engravidam durante o climatério, período pré-menopausa no qual ainda há ovulação.
A gravidez nessa idade é possível e não precisa ser sinônimo de problema. Com os cuidados adequados, esse período transformador na vida da mulher pode ser vivido plenamente.
Eu não tenho e nunca soube de registros de casos de pais após os 100 anos”, destaca o médico. O cearense José Coelho de Souza, natural de Meruoca, a 269 quilômetros de Fortaleza (CE), possui três filhos e cinco netos. Sendo pai pela última vez aos 101 anos, com sua mulher 69 anos mais nova.
Quando se deseja engravidar naturalmente, a idade “ideal” é dos 25 aos 32 anos. Porém, até os 35 anos a maioria das mulheres consegue engravidar sem problemas.
"Poucos anos. 116". Inah Canabarro Lucas nasceu em oito de junho de 1908 no interior do estado, na cidade gaúcha de São Francisco de Assis. Ela é uma supercentenária (seleto grupo formado por aqueles que têm mais de 110 anos) e considerada a segunda pessoa mais velha do mundo.
“Após os 35 anos, os riscos da gravidez, como pré-eclâmpsia, são consideravelmente agravados, o que não significa que é impossível ter uma gestação saudável. Quando o pré-natal é feito de forma muito atenciosa e desde o primeiro momento, é perfeitamente possível ter uma gravidez de sucesso.
Mas afinal, existe uma idade limite para a fertilidade dos homens? Diferente da mulher, o homem tem o período fértil constante. Ele é capaz de reproduzir até o final de sua vida, embora a partir dos 60 anos os níveis de testosterona e a produção de espermatozoides diminuem bastante.
A fertilidade do homem tem início, em média, aos 12 anos, que é a idade em que os órgãos sexuais masculinos estão maduros e capazes de produzir espermatozoides.
O recorde atual de pessoa mais velha a dar à luz no Guinness World Records foi registrado em 2006, quando uma mulher de 67 anos deu à luz gêmeos na Espanha.
Um sangramento vaginal em uma idosa, o que pode ser?” O sangramento vaginal em uma mulher nesta idade pode ser causado por problemas ginecológicos, como atrofia vaginal, pólipos uterinos, cervicite, hiperplasia de endométrio ou, embora raro, câncer no útero ou colo uterino.