Assim como a família, a escola tem também sua fundamental importância para o aprendizado de todos nós, principalmente das crianças e adolescentes. A escola possibilita através da convivência uns com os outros uma troca de conhecimento, um amadurecimento intelectual e amistoso, contribuindo assim para o convívio social.
Com princípios sólidos, a instituição educacional ajuda a construir uma sociedade fundamentada em respeito, responsabilidade e integridade. Por isso, crianças e adolescentes crescem com habilidades, conhecimentos e atitudes transformadoras para um mundo em constante evolução.
Em outras palavras: o papel da escola compreende preparar seus estudantes para as mais diversas demandas sociais. Aliás, isso também inclui o papel fundamental que a escola tem a cumprir com a família do aluno. Afinal, a família também é responsável por ensinar a criança ou o jovem.
A escola é uma importante instituição que auxilia no desenvolvimento social, aprimorando habilidades e competências dos indivíduos. Além disso, desempenha um papel fundamental na formação do conhecimento, dos valores e comportamentos.
A função básica da escola é garantir a aprendizagem de conhecimento, habilidades e valores necessários à socialização do individuo sendo necessário que a escola propicie o domínio dos conteúdos culturais básicos da leitura, da escrita, da ciência das artes e das letras, sem estas aprendizagens dificilmente o aluno ...
A importância da inclusão escolar - Educação e Vida - Jornal da Vida - 24/05/2019
Qual o papel da escola?
A escola tem o papel social de formar cidadãos conectando o conhecimento às vivências de cada aluno. Na própria sala de aula, os estudantes tem a oportunidade de socializar com indivíduos de outras etnias, classes sociais, idades, etc. Isso ajuda a fazer com que eles aprendam a reconhecer e respeitar a diversidade.
Promover uma educação de qualidade para todos os alunos, levando-os a construir sua história com responsabilidade, dignidade e autonomia, contribuindo para uma sociedade mais justa, fraterna e feliz.
No artigo 206 do texto constitucional, assenta-se que o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; III – pluralismo de ideias e de concepções ...
inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Além da estrutura física, a escola precisa investir em acervo literário e didático, equipamentos para as salas e laboratórios e em tecnologia para gerir a escola com eficiência. Assim como é interessante já investir em um sistema de gestão escolar desde o início!
Ao fornecer educação de qualidade, transmitir valores éticos e morais, e promover a inclusão e o respeito mútuo, a escola cumpre sua função social de preparar os alunos para a vida pessoal e profissional, além de contribuir para a formação de uma sociedade mais consciente e engajada.
A principal função histórica da escola é ensinar. Embora a escola tenha outras funções importantes, como formar profissionais e produzir conhecimento, a principal função é ensinar.
22. A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, as- segurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. Art.
O papel da escola na sociedade é socializar o conhecimento, seu dever é atuar na formação moral dos alunos, é essa soma de esforço que promove o pleno desenvolvimento o indivíduo como cidadão.
O espaço físico e a qualificação da equipe também são pontos importantes. Afinal, os alunos vão passar boa parte do tempo das suas vidas nesse espaço e precisam de um ambiente preparado para acolher as suas demandas. Nesse sentido, as atividades extracurriculares também devem receber atenção.
A escola ideal é aquela que oferece os instrumentos e conteúdos essenciais para uma aprendizagem de qualidade necessária para que os indivíduos possam desenvolver plenamente suas potencialidades, possam trabalhar com competência, viver com dignidade, participar plenamente do desenvolvimento, melhorar a qualidade de ...
Assim como a família, a escola tem também sua fundamental importância para o aprendizado de todos nós, principalmente das crianças e adolescentes. A escola possibilita através da convivência uns com os outros uma troca de conhecimento, um amadurecimento intelectual e amistoso, contribuindo assim para o convívio social.
Ela existe porque responde a questões das crianças naquele momento em que estão. Sim, trazendo conhecimentos e saberes que a humanidade já adquiriu, mas, também, considerando o hoje. Insere a criança no mundo. Mundo para além da família e dos arredores da casa.
Além de proporcionar a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos, a educação escolar contribui para o desenvolvimento de habilidades como a capacidade de se comunicar efetivamente, resolver problemas e ter empatia.
Preparar o aluno para o exercício da cidadania, em sua vida pessoal e profissional, enriquecer seus conhecimentos em cada etapa de sua vida, apoiando-se em bases sólidas e princípios éticos da boa educação.
Os 7 pilares da gestão educacional envolve a gestão de pessoas, administrativa, financeira, pedagógica, tecnológica, de comunicação e do cotidiano escolar. Todos os pilares são interdependentes.
Honestidade, tolerância, respeito, liberdade, paz, bondade, justiça, solidariedade e honra são exemplos de valores que devem ser integrados ao currículo escolar. Tais valores regulam nossa existência e o que enxergamos como normas sociais.
Segundo especialistas, de modo geral, a escola do futuro será mais interativa, participativa, colaborativa, altamente tecnológica e muito influenciada por redes e mídias sociais.
Uma boa escola deve oferecer a possibilidade de aquisição de conhecimento ao estudante em um lugar onde ele se sinta bem e, por isso, tenha mais disposição para aprender, fazer amigos, se relacionar e explorar a diversidade de experiências à sua disposição.
Em nossa vida, seu papel é inquestionável, já que sua contribuição vai muito além da transmissão de conhecimento teórico das disciplinas curriculares, formando cidadãos e contribuindo com a transformação do meio social para o bem comum. A escola impacta a vida dos alunos, dos familiares e da sociedade.