A versão rosa (Pereskia grandifolia) contém oxalato e, por isso, não deve ser consumida crua. O oxalato, presente na OPN rosa, dificulta a absorção de minerais e, em grandes quantidades, pode prejudicar os rins. Para reduzir o oxalato, lave as folhas em água corrente e cozinhe por cerca de 2 minutos ou refogue-as.
Existem três tipos de ora-pro-nóbis: as de flores brancas, rosas e douradas. Todas são comestíveis, mas a versão rosa não deve ser consumida crua por conter oxalato.
Quais os tipos de ora-pro-nóbis que pode comer crua?
Existem três tipos de ora-pro-nóbis: as de flores brancas, rosas e douradas. Todas são comestíveis, no entanto, a versão rosa (Pereskia grandifolia) não deve ser consumida crua por conter oxalato.
A ora-pro-nóbis faz parte das Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs). Seu nome científico é Pereskia aculeata e, no Brasil, ela é bastante comum no estado de Minas Gerais. O nome popular ora-pro-nóbis vem do latim “rogai por nós”.
Duas características principais ajudam a reconhecer a planta. A presença de agrupamentos de espinhos em seus ramos é uma delas. A outra é que suas folhas apresentam uma baba, conhecida como mucilagem, assim como o quiabo.
O que acontece se eu comer duas folhas de ora-pro-nóbis por dia?
As folhas da ora-pro-nóbis, que podem ser consumidas cruas ou cozidas, possuem alto teor de fibras. As fibras são compostos alimentares que promovem a saciedade alimentar, contribuem para a formação do bolo fecal e atuam como prebiótico, melhorando o funcionamento do intestino.
E ainda a Pereskia bleo, que tem a flor laranja e é a única espécie de ora pro nóbis que se recomenda a ingestão das folhas in natura ou desidratadas. A ora pro nóbis da flor branca (Pereskia aculeata) e a ora pro nóbis da flor rosa (Pereskia grandiflora) devem ser branqueadas antes de serem consumidas.
É verdade que ora-pro-nóbis faz mal para o fígado?
Não há evidências científicas que sugiram que o consumo de ora-pro-nóbis possa fazer mal para o fígado. Na verdade, a planta é conhecida por ser rica em nutrientes, tais como proteínas, ferro, cálcio, vitaminas A e C, e fibras alimentares, além de apresentar propriedades antioxidantes.
Qual a diferença do ora-pro-nóbis com espinho e sem espinho?
Por conta do seu alto valor nutritivo é chamada de ORA PRO NOBIS SEM ESPINHOS, mas é apenas um nome popular, pois a planta não tem nada a ver com a família da Ora Pro Nobis. Multiplica-se facilmente pelos bulbilhos e pode ser cultivada em vasos e cercas, com grande produção.
Há três tipos de Ora-pro-nóbis, distinguíveis pelas cores de suas flores: brancas, rosas e douradas. Embora todas sejam comestíveis, as folhas da variedade rosa requerem cuidado especial, pois contêm oxalato, que em excesso pode prejudicar a absorção de minerais e favorecer a formação de pedras nos rins.
A melhor forma de reduzir o oxalato nas folhas de ora-pro-nóbis é cozinhá-las ou refogá-las antes do consumo. O calor ajuda a quebrar parte do oxalato, diminuindo seus efeitos negativos. Uma técnica comum é ferver as folhas em água por alguns minutos e, em seguida, escorrer o líquido antes de usá-las em receitas.
A inclusão da ora-pro-nóbis na dieta pode ser feita de várias maneiras simples: as folhas podem ser consumidas cruas em saladas, refogadas, ou transformadas em pó para adicionar em bolos, sucos, caldos e sopas.
Além dos cuidados básicos de cultivo, alguns fatores podem afetar a floração da ora-pro-nóbis. A quantidade de luz solar é um fator importante, pois a planta precisa de iluminação adequada para estimular a produção de flores. Geralmente, ela prefere locais ensolarados ou parcialmente sombreados.
A versão rosa (Pereskia grandifolia) contém oxalato e, por isso, não deve ser consumida crua. O oxalato, presente na OPN rosa, dificulta a absorção de minerais e, em grandes quantidades, pode prejudicar os rins. Para reduzir o oxalato, lave as folhas em água corrente e cozinhe por cerca de 2 minutos ou refogue-as.
Auxilia na perda de peso: Devido ao seu alto teor de fibras e baixo teor calórico, pode ser útil para o controle de peso. 6. Reduz a pressão arterial: Alguns estudos indicam que a ora-pro-nobis pode contribuir para a redução da pressão arterial.
Ora folhas contêm o mineral de cobre que ajuda na formação de colágeno. É usado para criar uma pele saudável e jovem. Benefício da Ora-pro-nóbis na Prevenção da Constipação: A fibra dietética presente nas folhas desta flanta tem a capacidade de prevenir a constipação.
Contraindicação. Até o momento não foram constatados efeitos colaterais de ora-pro-nóbis, porém dependendo da espécie, pode apresentar grande quantidade de oxalato, tendo a possibilidade de contribuir com a formação de cálculos no sistema urinário.
Quantas folhas de ora-pro-nóbis para fazer um chá?
Recomenda-se consumir de 5 a 10 folhas de tamanho médio para cada xícara de chá, preferencialmente preparado com folhas frescas e mais jovens, que apresentam um sabor suave.
Utilizado na culinária e na fitoterapia, este chá tem ganhado destaque entre aqueles que buscam opções naturais para complementar a dieta e melhorar a saúde. Segundo a nutricionista Mayra Bespalhok, o melhor momento para tomar o chá de ora-pro-nóbis é entre as refeições.
R$5,90. Aproveita, é o último! Ora pro nobis é uma planta rica em fibras, auxiliando no funcionamento do intestino. Além disso, possui ferro, mineral essencial para a saúde das células saguíneas e para o transporte de oxigênio pelo sangue, e Vitamina C, garantindo a imunidade em dia e evitando gripes e resfriados.