Em resumo, a ordem correta dos graus acadêmicos é: graduação, pós-graduação (lato sensu ou stricto sensu), mestrado e doutorado. Vale destacar que cada etapa representa um nível de especialização e pode abrir portas para diversas oportunidades no mercado de trabalho ou no meio acadêmico.
FAZER FACULDADE OU CURSO DE COMISSÁRIO? QUAL A ORDEM CERTA? | Não Perturbe!
O que vem depois da pós?
O que vem primeiro, pós, mestrado ou doutorado? Depois da graduação você pode escolher entre uma pós-graduação lato sensu ou um mestrado, que, como dissemos, é também uma pós-graduação, mas do tipo stricto sensu. Apenas depois de concluir o mestrado é que você pode seguir para o doutorado.
Depois da graduação você pode escolher entre uma pós-graduação lato sensu ou um mestrado, que, como dissemos, é também uma pós-graduação, mas do tipo stricto sensu. Apenas depois de concluir o mestrado é que você pode seguir para o doutorado.
É preciso fazer vestibular para entrar na faculdade?
Sim, existem instituições nas quais você se inscreve e apresenta sua nota do Enem como forma de entrada. Em vez de essa nota ser usada em conjunto com sua nota do vestibular dessas instituições, ela é usada no lugar do vestibular. Dessa forma, você não precisa fazer uma prova e nem uma redação, basta submeter sua nota.
A educação superior no nosso país basicamente se divide em duas etapas, a graduação e a pós-graduação. Para chegar à graduação, você precisa ter terminado a educação básica e para chegar à pós-graduação, é preciso ter um diploma de graduação.
Qual é a diferença entre faculdade e universidade?
Como falamos antes, as universidades podem ter cursos de várias áreas diferentes, pois, na teoria, é a junção de várias faculdades. Por outro lado, as faculdades são focadas em áreas específicas. Ambas podem oferecer cursos de especialização, mestrado, doutorado e todos os tipos de pós-graduação.
Basicamente, a nota do Enem é usada em diversos processos seletivos, o que abre mais oportunidades aos candidatos. O Vestibular geralmente é focado no ingresso em uma universidade específica, que pode ser pública ou privada. É legal entender o que cada um oferece e escolher o mais adequado para atingir seus objetivos.
Os cursos superiores são divididos em 3 categorias: bacharelado, licenciatura e tecnólogo. Embora sejam diferentes no tempo de duração, é certo que todos eles fazem parte da graduação superior. Portanto, qualquer que seja sua escolha, ao concluir, você terá seu diploma de nível superior.
O curso de graduação bacharelado é aquele que prepara o profissional para atuar nos mais diversos segmentos de mercado. Quem faz um curso de bacharelado recebe uma formação generalista. Ou seja, pode trabalhar em diversas funções dentro da sua área.
O bacharelado é um curso superior de caráter generalista. A graduação permite que o profissional trabalhe em diversas áreas dentro da sua especialidade. Quem se forma em um curso de bacharelado recebe o título de bacharel.
No final das contas, para fazer uma faculdade particular precisa fazer vestibular? Apesar de não ser mais a única alternativa, a maioria das instituições ainda contam com o formato para a aprovação dos candidatos.
De modo geral, as principais formas de entrar na faculdade depois do ensino médio são: Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os programas do Governo Federal: Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies);
A forma mais tradicional de processo seletivo em faculdade pública é por meio do vestibular. Embora os conteúdos das provas possam ser parecidos, cada universidade tem o seu próprio vestibular. Algumas têm uma fase só, mas a maioria das faculdades públicas aplica as provas em duas fases distintas.
Atualmente, a faculdade mais curta é do tipo tecnólogo. O tecnólogo é uma modalidade de curso de nível superior, assim como o bacharelado e a licenciatura. A diferença é que esse tipo de graduação oferece uma formação mais especializada, focada em determinada área do mercado de trabalho.
Os cursos superiores de tecnologia, ou cursos de tecnólogo, existem no Brasil há mais de 40 anos e são a opção mais rápida para quem quer concluir uma faculdade em pouco tempo. A duração média deste tipo de graduação é de dois anos.
O curso superior de 2 anos é chamado de tecnólogo, e têm as mesmas oportunidades no mercado de trabalho que o curso em bacharel e licenciatura proporcionam, além de possibilitar que o aluno se especialize em pós-graduação.
A legislação vigente estabelece que os cursos de pós lato sensu tenham no mínimo 360 horas. Em contrapartida, não existe tempo mínimo para conclusão. Nesse sentido, a pós-graduação pode ser concluída de 4 a 24 meses. Esses são os prazos mais comuns, como já falamos em outro tópico.
O doutorado é parecido com o mestrado, porém em um nível mais aprofundado. Além do nível de leitura ser maior, esse curso de pós-graduação tem duração mínima de 4 anos.
Geralmente, os cursos de mestrado têm duração de dois anos (após a obtenção de um bacharelado). Todos os programas de mestrado envolvem cursos e exames e, dependendo da área, um estágio ou outra experiência aplicada – por exemplo, é requerida prática de campo quando se faz um mestrado em psicologia.