A palavra tornado veio da palavra espanhola Tornada, que significa tempestade. Tornados geralmente têm um tempo de vida de alguns minutos e raramente duram mais do que uma hora, e são menores que os furacões.
A maior parte dos tornados tem origem em grandes nuvens de origem convectiva, denominadas supercélulas[i]. Essas formações são assim nomeadas por serem caracterizadas pela presença de células convectivas de grandes dimensões[ii].
O tornado é um tipo de ciclone, com dimensões e duração bem menores que a de um furacão. Porém, esse fenômeno é capaz de gerar grandes catástrofes. O tornado é um tipo de ciclone, ou seja, redemoinhos atmosféricos que giram em torno de um centro de baixa pressão atmosférica.
Os tornados são mais intensos e destrutivos que os furacões, porém apresentam tamanho e duração menores. O seu diâmetro não ultrapassa 2 km e a sua duração é, em média, de 15 minutos, enquanto os furacões podem durar por vários e vários dias.
De acordo com a base de dados da PREVOTS, há 321 registros de danos por tornados (incluindo tromba-d'águas) em todo território brasileiro entre junho de 2018 até junho de 2023.
Quem criou o termo "calabreso" foi Toninho Tornado, humorista mineiro especializado em pegadinhas de na TV e na internet. "Calma, Calabreso!" — era assim que ele reagia quando uma de suas "vítimas" ficava enfurecida diante das suas investidas.
O campeão em tornados no mundo são os Estados Unidos. A região central do país é conhecida como Alameda dos Tornados, faixa que inclui Texas, Oklahoma e Kansas, que juntos registraram 15,3 mil tornados de 1950 a 2009. No Brasil, os números são mais tímidos e a potência destrutiva dos eventos é menor.
Os tornados são visíveis por causa da poeira e sujeira levantadas do solo e pelo vapor d'água condensado. Essa coluna rodopiante de nuvens desloca-se a uma velocidade de 30 a 60 km/h, mas, dentro do funil, o vento pode ultrapassar 450 km/h.
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.
Já os tornados são núcleos de tempestades, muitas vezes formados a partir de furacões ou tufões. Como sua formação só depende de uma tempestade muito forte, eles geralmente são pequenos quando comparados a furacões e duram por volta de uma hora.
O tornado em sí é o estreito funil que vai da nuvem ao solo. A parte inferior deste tornado está rodeada por uma nuvem de pó translúcida, que foi levantada pelos fortes ventos do tornado na superfície. Entre os diferentes tipos de tornados estão os landspouts, os tornados de vórtices múltiplos e as trombas marinhas.
Duração: os tornados são fenômenos que duram pouco – às vezes alguns segundos ou até pouco mais de uma hora. Já os furacões podem percorrer vastos quilômetros e existem por mais tempo, além de irem mudando de intensidade. Chegam a durar dias ou até semanas, afirma a Nasa.
O Atlântico Sul, portanto, não apresenta condições favoráveis à formação das tempestades tropicais. E o fenômeno meteorológico conhecido como tesoura ou cisalhamento do vento é raro nos países próximos à, Linha do Equador que é o caso do Brasil.
Andorra. Andorra é o país mais seguro contra desastres naturais devido à sua localização montanhosa e isolada, que o protege de muitos eventos climáticos extremos.
Diferentemente dos furacões, os tornados são fenômenos atmosféricos menores, mas muito mais intensos. Enquanto um furacão pode cobrir uma área do tamanho de um estado inteiro - como a Flórida-, um tornado tem um diâmetro que raramente ultrapassa algumas centenas de metros quando toca o solo.
"Calabreso" não tem exatamente um significado bem definido. Trata-se de um termo usado pelo humorista Toninho Tornado, que faz esquetes de humor ao estilo câmera escondida. Para brincar e provocar pessoas na rua, Toninho costuma mudar a última sílaba terminada em "a" de uma determinada palavra para "o".
Trata-se de um meme. A expressão foi criada pelo humorista Toninho Tornado, que tem um quadro de pegadinhas nas redes sociais. Nos vídeos, que viralizaram, Tornado sai na rua chamando as pessoas por palavras aleatórias, fazendo a troca do gênero de algumas delas. Assim, calabresa vira calabreso, por exemplo.
Os Estados Unidos concentram o maior número de tornados do mundo. O país registra cerca de 1.150 tornados todos os anos, podendo chegar a até 1.200. Para comparação, o segundo país que mais registra tornados é o Canadá, com 100 ocorrências anuais.