“Shazam” é um acrônimo O grito de guerra tem lá o seu sentido. Trata-se da união da primeira letra do nome de personagens de diversas mitologias: Salomão, Hércules, Atlas, Zeus, Aquiles e Mercúrio.
A palavra 'Shazam' é formada pelas iniciais dos cinco importantes nomes, os quais fornecem as habilidades do personagem. São eles: Salomão: filho de David e importante rei de Israel, representa a sabedoria. Hércules: a força de Shazam é comparada a do semideus Hércules, filho de Zeus.
Shazam é um aplicativo de identificação de músicas, filmes, publicidade e programas de televisão. Foi desenvolvido pela Shazam Entertainment e tem sua sede em Londres. Fundada por Chris Barton, Philip Inghelbrecht, Mukherjee Dhiraj e Wang Avery em 1999.
8. Shazam é a palavra para ressuscitar Adão Negro. De acordo com os quadrinhos da DC, o Adão Negro renasce apenas quando Theo, um de seus descendentes, encontra o amuleto e diz a palavra mágica: Shazam! O código é o que traz o anti-herói de volta no corpo de Theo.
Capitão Marvel é detentor do poder de Shazam, que extrai os dons de Salomão (sabedoria); de Hércules (força); de Atlas (vigor); de Zeus (poder); de Aquiles (coragem); e de Mercúrio (velocidade). A Sabedoria de Salomão se manifesta na forma de conselhos que o Capitão ouve mentalmente.
Quem lhe concedeu os poderes foi o Mago Shazam, que protege a Terra dos sete inimigos mortais (que podem aparecer no filme) e procurava alguém de bom coração para transformar em um super-herói.
Os poderes de Shazam são oriundos de grandes personagens mitológicos, são eles: Salomão (sabedoria), Hércules (vasta força física), Atlas (resistência, invulnerabilidade), Zeus (poderes mágicos), Aquiles (coragem) e Mércurio (velocidade, capacidade de voo).
Adam é o primeiro mortal a receber os poderes de Shazam, muito antes do adolescente Billy Batson ser escolhido para carregar esse manto. Assim como Batson, bastava ele dizer “Shazam” para se transformar no herói Poderoso Adão. Contudo, os poderes acabam corrompendo Adam, o que faz ele adotar seu novo nome: Adão Negro.
No fim das contas, é Diana quem resolve o problema ao usar o laço da verdade para obrigar o Adam zumbi a proferir “Shazam”, acabando assim com seus poderes.
Fraquezas. Vulnerabilidade à magia: Somente magia significativa pode afetá-lo, como as habilidades místicas do Espectro. Vulnerabilidade a eletricidade: ele pode ser revertido para seu alter-ego com energia suficiente.
Geralmente, o Superman tem uma ligeira vantagem em força bruta, enquanto o Capitão Marvel/Shazam tem uma ligeira vantagem devido às suas habilidades mágicas. Eles são bem parecidos. O Supes já foi derrotado pelo Marvel/Shazam antes, e o Marvel/Shazam já foi derrotado pelo Supes antes.
Apesar de não poder utilizar o antigo nome no título da revista, o alter-ego de Billy Batson continuava sendo chamado de Capitão Marvel dentro do Universo DC, tanto em sua revista quanto em outras HQs, causando grande confusão nos leitores. O herói só passou a ser chamado de Shazam!
não obteve um bom desempenho nas bilheterias. Boa parte dos fãs também chegam a culpar Dwayne Johnson e sua ganância por terem afundado tanto Adão Negro quanto Shazam, enquanto outros também levam em consideração a opinião dos críticos para afirmar que Shazam!
Clarence Charles Batson, conhecido como C.C. Batson, é o pai biológico de Billy Batson e foi anteriormente o sétimo membro da Família Shazam sob o Sr. Cérebro.
Cada letra de Shazam representa uma das seis figuras imortais que lhe concedem poderes e conselhos, cada uma com significado para a construção do herói.
Na mitologia, trata-se de uma ninfa das planícies e regiões pantanosas e das flores, enquanto no cinema tem o poder da Axis, habilidade que permite rearranjar rapidamente o espaço-tempo.
Ou seja, a principal diferença entre Shazam e Adão Negro é que Billy Batson é um órfão que queria se reunir com sua família, enquanto Teth-Adam buscava vingança depois que sua família foi morta – por isso, ele já foi tanto um vilão quanto um anti-herói em busca de redenção nos quadrinhos da DC.
Para ter acesso às habilidades de Shu, Hórus, Amon, Zehuti, Aton e Mehen, ele deveria dizer a palavra 'SHAZAM' (formada pelas iniciais dos Deuses), assim ele teria acesso à resistência, velocidade, superforça, sabedoria, poder e coragem para combater o mal e preservar a paz, se transformando no poderoso Adão.
No caso do Adão Negro, suas principais fraquezas estão relacionadas à magia e à eletricidade. No caso da magia, ela só tem efeito sobre o personagem caso venha de alguém com extrema habilidade, como é o caso do Senhor Destino (Pierce Brosnan).
Shazam são as letras iniciais de alguns personagens míticos da história e cada um deles emprestou algum poder ao heróis: de Salomão, recebeu a sabedoria; de Hércules, a força; de Atlas, o vigor físico; de Zeus, o poder; de Aquiles, a coragem; e, de Mercúrio, a velocidade.
Mas você sabe quem é o Sabbac, o vilão da história? Sabbac, que é interpretado por Marwan Kenzari, é o principal vilão da produção estrelada por Dwayne Johnson, o The Rock, mas nos quadrinhos as coisas são um pouco diferentes: na verdade, os personagens às vezes são aliados.
A DC confirmou que o Superman é mais forte que o Adão Negro, desde sua super força, até mesmo seus outros poderes como visão de calor, super sopro ou sopro congelante. Mas, o que difere os dois personagens é que Adão Negro não se segura, e é muito mais feroz e perigoso do que o próprio Superman (via CBR).
E, em uma história de publicada na revista dos Jovens Titãs, o Homem-Morcego na versão de um Tim Drake mais velho mostrou uma medida eficaz, simples e até humilhante de deter o poderoso Shazam — na época, chamado de Capitão Marvel.