Os escritos do Evangelho Apócrifo descrevem no capítulo 5, versículo 10, que “os reis magos eram três irmãos: Melquior, que reinava sobre os persianos; Baltasar, que era rei dos indianos, e Gaspar, que dominava no país dos árabes”.
Na Bíblia, é narrado que os magos vinham do Oriente, portanto, podemos concluir que eles vieram de regiões à leste da Palestina. Um documento escrito por um Doutor da Igreja de meados do século VII, chamado Beda, o Venerável, menciona os locais de origem dos magos.
A utilização do termo "Magos" leva alguns estudiosos a sugerirem que esses indivíduos eram provavelmente sacerdotes pertencentes a uma seita religiosa persa. Existe também a ocultação do termo mago, substituido apenas por "homens sábios".
Na tradição cristã, os três reis magos eram sábios que vinham do Oriente à procura do menino Jesus. Ao encontrarem Cristo, prestaram-lhe culto e deram-lhe presentes. Ouça o texto abaixo!
Novamente se utilizando de relato de Beda, o Venerável, que consta no Excerpta et Colletanea, os locais de origem dos magos são os seguintes: Melchior/Belchior: originário de Ur, terra dos Caldeus; Gaspar: originário de regiões próximas ao Mar Cáspio; Baltasar: originário de regiões próximas ao Golfo Pérsico.
Os escritos do Evangelho Apócrifo descrevem no capítulo 5, versículo 10, que “os reis magos eram três irmãos: Melquior, que reinava sobre os persianos; Baltasar, que era rei dos indianos, e Gaspar, que dominava no país dos árabes”.
O mais fascinante tesouro da catedral de Colônia é a arca com os restos mortais dos Três Reis Magos. Eles foram trazidos de Milão para Colônia no século 12, como presente do imperador alemão Frederico Barbarossa para seu chanceler, Rainald von Dassel, arcebispo de Colônia.
Melchior, Baltazar e Gaspar eram homens que estudavam as estrelas e, em particular, foram guiados pela 'estrela de Belém', uma grande estrela que tinham visto no oriente e estava posicionada no lugar onde estava o menino Jesus”, complementa o astrólogo e professor de Astrologia, Guilherme Schutz.
Melquior era velho de setenta anos, de cabelos e barbas brancas, tendo partido de Ur, terra dos Caldeus. Gaspar era moço, de vinte anos, robusto e partira de uma distante região montanhosa, perto do Mar Cáspio. E Baltasar era mouro, de barba cerrada e com quarenta anos, partira do Golfo Pérsico, na Arábia Feliz.
s. m. || sábio, perito no culto da religião. [Aplica-se aos antigos sábios e sacerdotes da Pérsia, que se dedicavam em geral a tudo que dizia respeito à religião e política do reino, e em especial ao estudo dos astros.] || Mágico, feiticeiro. || Os reis magos 1. .
Quantos anos Jesus tinha quando os magos foram visitar?
dois anos viajando da Pérsia até aqui, procurando onde é que estava o. recém nascido rei de judeus. E quando eles chegaram aqui, Jesus já não tava recém nascido, ele estava com aproximadamente dois aninhos.
Alguns têm escrito que o ouro simboliza a fé, o incenso simboliza a santidade e a mirra simboliza a paixão. Para outros, os três dons coincidem com as três virtudes teologais: ouro é caridade, fé no incenso, livre arbítrio mirra.
Havia alguns reis magos que viviam num outro país. Eles sabiam o que os profetas tinham dito sobre o nascimento de Jesus. Quando eles viram uma estrela nova no céu, souberam que um novo rei tinha nascido. Os reis magos foram falar com Herodes, rei dos judeus, em Jerusalém, e perguntaram a ele onde estava o novo rei.
A palavra "mago" tem origem na antiga língua persa, Majusian, termo que designava os sacerdotes zoroastrianos. Na Bíblia, no dia do nascimento de Jesus, eles aparecem como os magos que vieram do Oriente, seguindo a estrela de Belém.
Mago é o epíteto de Simão, aquele embusteiro, a que se faz referência nos Atos (8.9). Todavia, a palavra 'magos' tem uma honrosa significação quando é aplicada aos sábios, vindos do oriente, para procurarem o Salvador, que nascia em Belém (Mt 2). Em At 13.6,8 o termo acha-se traduzido por mágico, encantador.
A Estrela de Belém, também chamada de Estrela de Natal e Estrela-Guia, revelou o nascimento de Jesus aos Reis Magos e, posteriormente, guiou-os até Belém, segundo a tradição cristã. A estrela aparece apenas na história da natividade do Evangelho de Mateus, no qual os astrólogos são orientados a viajar para Jerusalém.
A Bíblia não diz quantos magos procuraram por Jesus, nem que eles eram reis. O Evangelho de Mateus relata: "eis que vieram do oriente a Jerusalém uns magos que perguntavam: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Pois do oriente vimos a sua estrela e viemos adorá-lo."
No fim de uma árdua viagem de quase 2 mil quilômetros até a Itália, pouco antes da chegada, os animais teriam desmaiado de exaustão em frente aos portões da cidade. Exatamente naquele local – pelo menos é o que diz a lenda – Eustórgio mandou construir uma basílica para nela sepultar os Três Reis Magos.
Os três reis magos são sábios que foram adorar Jesus após seu nascimento. A Tradição e as Escrituras Cristãs (Evangelho de São Mateus, 2º capítulo) afirmam que eles foram de terras distantes do Oriente para aclamar e servir Jesus em Belém.
A Estrela de Belém está relacionada com a narrativa bíblica do nascimento de Jesus Cristo. É um dos símbolos do Natal, sendo apresentada como a estrela que guiou os Reis Magos até o local em que Jesus havia nascido, Belém, que deu nome ao astro guia.
Os magos ofereceram presentes com significados especiais. Belchior entregou-lhe ouro em reconhecimento da realeza e prosperidade; Gaspar deu incenso em reconhecimento da divindade; Baltazar deu mirra em reconhecimento da humanidade.
O mais fascinante tesouro da catedral de Colônia é a arca com os restos mortais dos Três Reis Magos. Eles foram trazidos de Milão para Colônia no século 12, como presente do imperador alemão Frederico Barbarossa para seu chanceler, Rainald von Dassel, arcebispo de Colônia.
Localizada ao sul de Jerusalém, Belém depende fortemente de turistas de todo mundo que visitam a Igreja da Natividade, local que os cristãos acreditam estar onde Jesus nasceu, para obter renda e empregos.