Como já dissemos a Turmalina Paraíba é encontrada apenas nesta região do Brasil e em grande profundidades (60 metros subterrâneos). A Turmalina Paraíba é utilizada pela grifes brasileiras como a Amsterdan Sauer e H. Stern, além das famosas grifes internacionais Dior e Tiffany & Co UK.
O diamante rosa Pink Star possui 59,60 quilates. Ele foi encontrado na África do Sul em 1999 e a sua venda recorde ocorreu em 2017, em Hong Kong, estabelecendo a joia como a mais cara já vendida na história da humanidade.
Se você pensa que o diamante é a pedra mais cara, errou. A Turmalina Paraíba é invariavelmente mais rara do que eles, e consequentemente seu valor é muito mais elevado.
A água-marinha é a pedra que mais representa o Brasil. Isso porque o país é o local onde ela é possível encontrá-la com mais frequência. O tamanho costuma variar bastante, podendo uma única pedra chegar a mais de 100 kg. No país, Minas Gerais é o estado onde mais se encontra essa pedra preciosa brasileira.
A turmalina Paraíba é uma das gemas mais raras e preciosas do mundo, conhecida por sua cor azul-turquesa vibrante e elétrica. Descoberta na década de 1980, nas minas da Paraíba, no nordeste do Brasil, essa pedra preciosa fascina colecionadores e entusiastas da joalheria pela sua exclusividade e sua beleza inigualável.
Conhecida como a pedra preciosa brasileira mais cobiçada entre os quartzos, e Ametista possui uma cor que varia entre roxo e violeta, transparente a semitransparente.
1. Diamante Vermelho. Por sua extrema raridade, a pedra preciosa conhecida por Red Diamond já protagonizou histórias de aventura dos mais cultuados filmes de Hollywood.
Confira a seleção de gemas que fizemos para você conhecer um pouco mais sobre o universo das pedras preciosas mais queridas e utilizadas em joias belíssimas:
Segundo SVISERO (1995), diamantes aluvionares são amplamentes distribuidos em todo o território nacional, sendo encontrados desde o Rio Uraricoera (Roraima) no norte, até o Rio Tibaji (Paraná) no sul, e do Rio Pardo (Bahia) a leste, ao Rio Madeira (Ácre) no oeste.
Uma das pedras mais célebres e únicas do Brasil é extraída perto da cidade colonial barroca de Ouro Preto, em Minas Gerais. É a variedade de topázio laranja-dourado que frequentemente ocorre na cor rosa. No comércio, faz jus ao seu nome exaltado: “topázio imperial”.
O município de Cristalina, em Goiás, localizado a 130km do Distrito Federal, tem a maior reserva de cristais de pedra de todo o mundo, ostentando uma incrível variedade de gemas preciosas.
Além da Paraíba, mais três lugares do mundo produzem esse tipo de turmalina: no Brasil, no Rio Grande do Norte; e na África, na Nigéria e em Moçambique. As minas do Rio Grande do Norte ficam em Alto dos Quintos e Mulungu, proximas ao município de Parelhas,.
As turmalinas são um minério comum encontrado em várias localidades. Entretanto, a autêntica turmalina paraíba possui traços de cobre, manganês e ouro em percentuais únicos, o que proporciona um efeito de fluorescência que não se encontra em nenhuma outra gema.
Isso acontece porque a Turmalina Paraíba só é encontradas em minas no Interior do estado de mesmo nome. É na cidade de batalha que se encontram os mais puros e maiores exemplares de Turmalina Paraíba. As pedras realmente são maravilhosas.