Canadense de apenas quatro anos, é mais jovem paciente a ser diagnosticada com um câncer de mama. Aleisha Hunter, de Toronto, precisava de uma mastectomia depois os médicos descobriram a causa de um caroço que apareceu no seu peito, em dezembro de 2008, quando ela tinha dois anos.
Publicada no JAMA, outra pesquisa apontou um aumento de 19,4% nos diagnósticos entre 2010 e 2019 entre americanas de 30 a 39 anos, e de 5,3% entre mulheres de 20 a 29 anos. O câncer de mama é considerado 'jovem' quando acontece em pessoas com menos de 50 anos.
O câncer de mama em jovens é proporcionalmente menos comum do que em mulheres de mais idade. Mesmo assim, a doença ainda pode acometer jovens com menos de 30 anos. Por isso, elencamos os fatores que elevam a probabilidade de tumor de mama em mulheres mais jovens.
Casos de câncer de mama em mulheres jovens não são comuns. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), esse tipo de neoplasia maligna é raro nas faixas etárias inferiores aos 40 anos, pois a maior parte dos casos ocorre a partir dos 50 anos.
Apesar de rara, a neoplasia maligna de mama em adolescentes pode acontecer, correspondendo a 1% de todos os cânceres pediátricos. É importante reconhecer as fases do desenvolvimento normal da mama (estágios de Tanner) para que possa diferenciá-las de outras lesões benignas, tanto na menina quanto em meninos.
Você e o Doutor tira dúvidas sobre o câncer de mama
É possível ter câncer aos 20 anos?
As neoplasias mais frequentes entre adultos jovens foram as de colo uterino, mama e tireoide. A doença de Hodgkin apresentou tendência crescente na incidência, em homens de 30 a 39 anos e em mulheres de 20 a 29 anos.
Não há uma causa única. Diversos fatores estão relacionados ao câncer de mama. O risco de desenvolver a doença aumenta com a idade, sendo maior a partir dos 50 anos. A presença de um ou mais desses fatores de risco não significa que a mulher terá, necessariamente, a doença.
Agência FAPESP – Estudos epidemiológicos indicam que mulheres sem filhos apresentam cerca de quatro vezes mais risco de desenvolver câncer de mama na menopausa do que aquelas que se tornaram mães ainda jovens.
Não existe uma causa única para o câncer de mama, que é mais comum em mulheres (apenas 1% dos casos são diagnosticados em homens). A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença. Cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos.
A maior parte dos tumores de mama realmente não são dolorosos, mas se eles forem grandes, tiver comprometimento de pele ou dos gânglios axilares, esses nódulos podem sim ser dolorosos.
Leana Wen: Os tipos de câncer de início precoce que causam o maior número de mortes e ônus globalmente são o câncer de mama; câncer traqueal, brônquico e pulmonar; e cânceres de estômago e colorretal, de acordo com um estudo de 2023 publicado no periódico BMJ Oncology.
Sobrepeso e obesidade; Exposição a radiação na região do peito antes dos 40 anos. Ou seja, a alteração no estilo de vida das mulheres (como a inserção no mercado de trabalho e as gestações mais tardias) consequentemente leva a uma dieta menos saudável e a uma rotina com menos cuidados com a saúde.
Quanto tempo a doença demora para se desenvolver? Os tipos mais comuns de câncer de mama podem levar entre 7 e 10 anos para formar um nódulo palpável (nódulos com menos de 1 cm não são perceptíveis no autoexame).
Os estágios do câncer de mama são cinco, indo do zero ao quatro, e sendo IV o nível mais grave da doença. Assim, o câncer de mama é considerado avançado quando atinge o estágio IV. Nessa fase, ele pode ter se espalhado da mama ou axila para outras áreas do corpo.
A coceira nos seios, principalmente na região dos mamilos, pode ser um dos sintomas do câncer de mama, segundo especialista. Esse sinal merece atenção, especialmente quando acompanhado de sintomas como a erupção cutânea, vermelhidão, aparência de casca de laranja na pele da mama e saída de secreção no mamilo.
O stress também é outro fator desencadeante no surgimento do câncer. Quando estamos estressados, o organismo libera o hormônio cortisol, e isto provoca na pessoa, pressão alta, fraqueza muscular, baixa imunidade, trazendo outras tantas enfermidades.
São eles: retrações de pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja; saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã; vermelhidão da pele da mama; pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço.
Esses fatores incluem: história de menarca precoce (idade da primeira menstruação menor que 12 anos), menopausa tardia (após os 55 anos), primeira gravidez após os 30 anos, nuliparidade, uso de contraceptivos orais (estrogênio-progesterona) e terapia de reposição hormonal pós-menopausa (estrogênio-progesterona) (Silva ...
Estima-se que 20% dos casos de câncer de mama, em países latino-americanos, ocorrem entre mulheres jovens, abaixo dos 45 anos. A Sociedade Brasileira de Mastologia já havia alertado que, aproximadamente um terço dos diagnósticos de câncer no Brasil acontecem em mulheres abaixo de 50 anos.
Exposição a hormônios, especificamente o estrogênio, aumenta o risco de uma mulher desenvolver câncer de mama. Ao longo da vida, as mulheres são expostas aos hormônios. Da sua primeira menstruação até o início da menopausa, o estrogênio e a progesterona estimu- lam as células mamárias normais.
Como medidas que podem contribuir para a prevenção primária da doença, estimula-se, portanto, praticar atividade física, manter o peso corporal adequado, adotar uma alimentação mais saudável e evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcóolicas. Amamentar é também um fator protetor.
Em geral, são dores leves, com pequenos desconfortos em ambas as mamas, causadas por variações hormonais da mulher em período fértil. Ocorrem na segunda metade do ciclo, agravam-se dias antes da menstruação e desaparecem quando a mulher menstrua. Quando esta dor é de intensidade maior, é chamada de mastalgia cíclica.
No geral, o risco aumenta muito após os 50 anos de idade, sendo que cerca de 80% dos casos são diagnosticados nessa faixa. No entanto, mulheres jovens também são acometidas, mas com uma incidência em torno de 7%. Os casos registrados em idade mais precoce giram em torno de 20 anos de idade, mas são de extrema raridade.
Em grande parte das detecções feitas nas idades mais avançadas, as causas para o tumor de mama estão relacionadas com as alterações de vida, incluindo o sedentarismo, o consumo de álcool e até mesmo o tabagismo.