A menor nota da Redação, excluindo aquelas que infringiram alguma regra do edital e zeraram, foi 40. Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!
Ao todo, 60 alcançaram fecharam a prova. A nota mais baixa foi 40 - sem levar em conta os exames zerados por não terem seguido alguma regra do edital. Além da redação, o exame é dividido em quatro áreas de conhecimento. Destas, “Matemática e suas tecnologias” teve a maior nota, com 958,6 pontos.
Quanto é considerado uma boa nota na redação do Enem?
Para ter um pouco de noção sobre o assunto, a Revista Quero consultou o coordenador do Ensino Médio do Colégio Oficina do Estudante, Luís Felipe Tuon, que orientou: “de acordo com as notas médias de corte das universidades federais do Brasil, uma nota do Enem de 720 a 840 pontos pode ser considerada boa”.
Uma boa nota para quem deseja ingressar em uma universidade pública hoje é aquela igual ou superior a 900 pontos, o que impulsiona significativamente a nota final para, por exemplo, o Sisu (Sistema de Seleção Unificado), o mais importante do país”, explicou a docente.
Logo que o candidato consegue acessar a nota do Enem vem a dúvida: existe nota mínima para entrar no Sisu? A resposta para essa pergunta é não, o programa não exige uma nota mínima como aquela exigida pelos programas de governo como o Fies e o Prouni.
Quantos pontos é preciso para passar na redação do Enem?
No Enem os candidatos não são aprovados ou reprovados. Porém, o Ministério da Educação (MEC) exige uma nota mínima de 450 pontos e nota maior que zero na redação para que os estudantes possam concorrer em seus programas a uma vaga no ensino superior.
A nota de corte é a pontuação mínima necessária para que um candidato seja selecionado em um processo seletivo, como vestibulares, concursos ou programas como Prouni e Sisu. Em muitos casos, o número de vagas disponíveis é limitado, e a nota de corte é estabelecida para determinar quem será admitido.
Geralmente é preciso ter entre 700 e 800 pontos para conseguir uma vaga. Uma nota próxima a 600 pontos é considerada boa e garante vaga em diversas faculdades. Em cursos menos procurados é possível ser aprovado com pouco mais de 400 pontos.
Existem cursos em que os candidatos puderam entrar com a nota mais baixa permitida no SiSU e ProUni, que é de 450 pontos, indo até, no máximo, 500 pontos. Tem, por exemplo, Administração, Direito e até algumas engenharias! Outros exemplos incluem: Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Em 2018, a menor nota de corte registrada foi a da UFERSA (Universidade Federal Rural do Semi-Árido), cujo polo principal está localizado na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Já em 2021, a menor nota de corte foi de Minas Gerais, na cidade de Governador Valadares: 771,88. A instituição?
Geralmente, a média dos exames fica próxima dos 500 pontos. Portanto, quanto mais distante deste número for a nota do estudante, para cima, maior o desempenho obtido em relação à média dos participantes. Mesmo raciocínio vale para desempenho menor que 500, que aponta desempenho pior em relação ao obtido pela média.
Por exemplo, em 2021, a nota média nacional do Enem foi de 522,8 pontos em Matemática, 520,6 pontos em Ciências da Natureza, 529,6 pontos em Ciências Humanas e 585,5 pontos em Linguagens. Considerando esses valores, uma nota boa seria aquela que fica acima dessas médias.
De modo geral, os candidatos com pontuação entre 550 e 650 pontos têm chances de conseguir vaga em diversas faculdades. As menores notas para ser aprovado costumam ser superiores a 450 pontos.
No entanto, um candidato que tira em torno de 300 e 350 pontos, tem uma nota considerada bem baixa. Por exemplo, para participar de programas do governo como Prouni e Fies, um dos critérios é ter tirado de 450 para cima nas provas.
Assim como ocorre no Fies, as regras do Prouni (Programa Universidade Para Todos) estipulam que o candidato não pode tirar menos do que 450 pontos na média do Enem ou zerar a redação.