A principal forma de precipitação é a neve, que pode cair de três a seis meses e manter parte da Taiga, sobretudo nas áreas mais ao norte, recoberta em boa parte do ano. As chuvas não são incomuns, embora pouco volumosas.
Os índices pluviométricos são, em média, de 75 a 100 cm por ano e o solo das florestas temperadas são bastante ricos em nutrientes. Nesse bioma, as quatro estações são bem definidas. Ao longo do ano, a temperatura média é amena, sendo que no verão o calor e a umidade se elevam bastante.
A fauna da Taiga apresenta-se com várias espécies, com destaque para os ursos (principalmente os ursos-pardos), além de bisões, alces, lobos, raposas, lebres, esquilos, morcegos e alguns tipos de aves.
O maior bioma do planeta, que cobre 20 milhões de hectares de superfície de terra, é a Taiga. Ela está presente em todo o norte da Europa, Ásia e América do Norte. A palavra “Taiga”, em russo, significa floresta. Outro nome dado a este bioma é “floresta boreal”.
A MAIOR FLORESTA DO MUNDO, A FLORESTA DE TAIGA - FAUNA, FLORA E CLIMA - GORDO REPORTER
Quantos km tem a Taiga?
Também conhecida como floresta boreal, ela abrange uma vasta área na Rússia. Com impressionantes 12 milhões de quilômetros quadrados, segundo o jornal El País em 2020, a Taiga é o lar de uma rica diversidade de vida selvagem e uma variedade de espécies de plantas coníferas.
Além disso, o solo da taiga é frequentemente pobre em nutrientes, e muitas árvores dependem de micorrizas, fungos que vivem em suas raízes e ajudam na absorção de nutrientes. Outro tipo de vegetação que encontramos na taiga são os musgos, líquens e arbustos.
Depois do inverno, um grande número de cobras-liga sai de suas tocas na primavera. Clique para mais detalhes. Se você caminhar pela taiga canadense no início de abril, poderá encontrar um fenômeno bizarro no chão da floresta.
A umidade do ar é baixa, e a precipitação anual é inferior a 300 mm. Na maior parte das áreas de clima polar, o solo é recoberto por uma camada de gelo (permafrost), e há presença de amplas áreas permanentemente congeladas.
Os climas temperados são amenos, marcados por chuvas recorrentes de volume anual variável, e podem ser continentais ou oceânicos. No Brasil, correspondem ao clima subtropical. O clima temperado está presente entre os trópicos e os círculos polares e é caracterizado por precipitação bem distribuída durante o ano.
Qual a diferença entre taiga e floresta temperada?
A Taiga possui vegetação constituída principalmente por coníferas. A Floresta Temperada possui vegetação abundante e diversificada e fauna composta por grandes mamíferos e animais herbívoros.
A Tundra é marcada pela ausência de árvores e predominância de vegetação de pequeno porte, enquanto a principal característica da Taiga é a sua vegetação homogênea e densa formada pela floresta de coníferas, como abetos, pinhos e cedros.
A taiga, também conhecida como floresta boreal, é um bioma caracterizado por invernos longos e rigorosos. Durante o inverno na taiga, as temperaturas podem cair drasticamente, frequentemente abaixo de -30°C. Esse frio extremo é acompanhado por dias curtos, com poucas horas de luz solar.
Estas florestas são frias e recebem pouca precipitação anual (40-100). Há duas estações do ano, Inverno e Verão. O Inverno é muito frio, longo e seco, havendo precipitação em forma de neve; os dias são curtos.
Afinal, qual é a maior floresta do mundo? A maior floresta do mundo em área é a Floresta Taiga. Com uma área total de 12 milhões de quilômetros quadrados, a floresta é responsável por cerca de 29% da cobertura vegetal do planeta.
A Taiga ou floresta boreal é um bioma formado principalmente por plantas do tipo coníferas, por isso também é chamado de Floresta de Coníferas. Localiza-se no hemisfério norte do planeta, abrangendo a Ásia (Sibéria, Japão), América do Norte (Alasca, Canadá, sul da Groenlândia) e Europa (parte da Noruega, Suécia).
Tundra é um bioma que fica situado no Hemisfério Norte do Planeta Terra. Para ser mais preciso ele localiza-se no norte da América, da Europa e em outros locais, como o Alasca e a Sibéria.
A Mata Atlântica abriga mais de 20 mil espécies de plantas, das quais 8 mil são endêmicas, ou seja, espécies que não existem em nenhum outro lugar do Planeta. É a floresta mais rica do mundo em diversidade de árvores.