O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) é a unidade brasileira de elite da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). Seu efetivo é composto por um grupo seleto de Policiais Militares, disciplinados e altamente treinados, para situações de alto risco e extremo rigor.
O BOPE é uma fração reserva do Comando Geral da Brigada Militar, vinculado diretamente ao Subcomandante-Geral para emprego em situações que envolvam grave perturbação à ordem pública e ocorrências que necessitem de intervenções de elevado rigor tático e estratégico, com atuação em todo território do Estado do Rio ...
O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) tem sede em Piraquara, e atua em todo estado do Paraná. O BOPE é subordinado ao Comando de Missões Especiais (CME/PMPR). O BOPE é subdividido em três companhias: 1ª Companhia de Operações Especiais – Comandos e Operações Especiais (COE).
Armamento é usado por snipers e também para proteger autoridades em eventos externos. Alta potência, precisão e usado apenas por snipers: esses são atributos dos fuzis calibre . 338 Lapua Magnum, um dos itens desejados pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope).
O 16º Batalhão da Polícia Militar Metropolitano (BPM-M) tem ocupado anualmente o primeiro lugar deste ranking, com exceção do ano de 2016. As 337 mortes decorrentes de intervenção policial atribuídas ao 16º BPM-M representam mais da metade das mortes ocorridas na região Oeste e 9,9% dos casos da capital no período.
O número de homicídios durante ações do Bope até agosto é maior até se comparado com as mortes registradas no ano passado inteiro, quando 57 pessoas morreram em operações do batalhão. O crescimento no número de vítimas não é proporcional ao aumento nas ocasiões em que a tropa de elite foi acionada.
O patrulhamento tático ostensivo realizado pela Força Tática se baseia em uma equipe de 3 homens (Quatro durante uma operação de choque, ou caso haja um estagiário na equipe), sendo composta por um Tenente, Sub-tenente, ou Sargento como comandante da equipe, e por um cabo ou soldado designado como motorista da viatura, ...
Criada em 26 de julho de 1908 pelo promotor público Charles Joseph Bonaparte, o FBI é considerado a maior agência policial do mundo, contando com trinta mil funcionários e atuando em sessenta países.
Porém estudos da Polícia Militar demonstraram que, na prática, a cor acaba expondo seus integrantes na maioria dos terrenos e dificulta a camuflagem, diminuindo o efeito-surpresa e comprometendo a segurança dos policiais em ação.
O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), considerado a tropa de elite da Brigada Militar, passará a ser chamado de Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). O nome segue o modelo adotado em outros Estados, como o Rio de Janeiro.
O tenente-coronel Maurílio Nunes da Conceição será o braço direito do secretário de Segurança do RJ, Victor Santos. Nunes foi escolhido como comandante do Bope pelo ex-governador Wilson Witzel em 2019 e ficou à frente da unidade até 2021.
As 10 melhores e mais temidas tropas militares do mundo. 1° Navy Seals (Estados Unidos) 2° Grupo de Intervenção da Gendarmaria Nacional (França) …. 3° Alpha Group (Rússia) …. 4° Sayeret Matkal (Israel) ….
As carreiras de Delegado de Polícia, do Subgrupo Autoridade Policial, são hierarquicamente superiores às de Agente de Polícia Civil, Escrivão de Polícia Civil e Psicólogo Policial Civil, do Subgrupo Agente da Autoridade Policial.
A PMCE é avaliada positivamente por 71% dos entrevistados, enquanto no Brasil, em geral, esse número é de 59%. O Ceará ficou 12 pontos percentuais acima do número nacional. Entre os estados, a PMCE fica atrás apenas da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC).
O Delegado de Polícia é o cargo de maior hierarquia dentro da Polícia Civil e da Polícia Federal, devendo emitir ordens e determinações para os demais policiais subordinados.