Quando ocorre a inversão uterina?
A inversão uterina aguda no pós-parto é uma emergência obstétrica rara e potencialmente fatal, que ocorre nas primeiras 24 horas do puerpério e tem importante associação com hemorragia puerperal.Qual a porcentagem de ruptura uterina?
A incidência mundial da ruptura do útero é de 5,3/1.000 casos. Em países desenvolvidos, essa complicação obstétrica afeta 3,5/1.000 mulheres com cesárea anterior e 6/10.000 grávidas sem antecedentes da operação, sendo a incisão cesariana prévia a etiologia principal.O que é hipotonia uterina?
Hipotonia uterina (ou atonia) é a principal causa de hemorragia pós-parto, podendo chegar a 80% dos casos e deve ser a primeira causa a ser investigada. Na prática diária da obstetrícia, o médico frequentemente se depara com quadros de complicações puerperais.O que é a manobra de taxe?
A manobra de Taxe tem por função auxiliar no tratamento da atonia uterina e, caso não seja resolutiva, deve-se proceder a cirurgia de Huntington. A manobra de Taxe tem por função reverter a inversão uterina e, caso não seja resolutiva, deve-se proceder a cirurgia de Huntington.Discussão de caso clínico: Inversão uterina
O que é a manobra de Jaw Thrust?
No caso da Manobra de Jaw-Thrust, que é a manobra de elevação da mandíbula, o procedimento consiste na utilização das duas mãos do examinador, posicionando os dedos médios e indicadores no ângulo da mandíbula, projetando-a para frente, enquanto os polegares deprimem o lábio inferior, abrindo a boca e permitindo a ...O que é a manobra de Fabre?
O Patrick's Test, também conhecido como Faber's Test ou Figure Four Test, é um teste ortopédico para avaliar a limitação da amplitude de movimento do quadril na direção da adução horizontal, que é comumente limitada em pacientes com osteoartrite do quadril. Ross et al.Como se calcula Índice de choque?
Para obter o valor do Índice de Choque basta dividir a frequência cardíaca materna (FC) pela pressão arterial sistólica (PAS). Se o resultado for igual ou maior que 0, 9 (ou ≥1) indica risco de possível transfusão sanguínea.O que causa a hipotonia uterina?
A causa mais comum de HPP é a atonia uterina (isto é, a falta de contração efetiva do útero após o parto).Quem teve hipotonia uterina pode engravidar novamente?
Quem teve atonia uterina pode engravidar novamente? As mulheres que tiveram atonia uterina podem, sim, engravidar novamente, mas existe risco aumentado de apresentar a condição.É possível fazer 4 cesárea?
As cesáreas sucessivas podem aumentar os seus riscos sim. A cirurgia e a abertura da parede abdominal fica mais difícil para o obstetra devido as múltiplas cicatrizes e aderências. Pode aumentar a incidência de lesão de bexiga, intestino e ureter.O que é uma atonia uterina?
A Atonia Uterina é a incapacidade de contração do útero (miométrio) após o parto, ocorrendo, em consequência, uma hemorragia genital muito abundante.O que é o anel de Bandl?
Anel muscular formado no limite superior do canal cervical do útero que limita a porção contráctil uterina e que pode ser causa de dificuldade do parto, caso entre em espasmo.O que fazer quando o útero e invertido?
Caso a retroversão incomode o paciente, alguns tratamentos são possíveis, como: o uso de remédios à base de hormônios para regular o ciclo de menstruação, tratamento das causas, em casos mais específicos, a cirurgia que recoloca o útero no lugar certo, colocação do pessário no útero e exercícios para fortalecer os ...Quanto tempo para involução uterina?
A involução uterina completa-se em aproximadamente 12 semanas, embora o término dos eventos regenerativos teciduais seja às nove semanas (Sokolowski et al., 1973; Al-Bassam et al., 1981).O que é manobra de Hamilton?
A Manobra de Hamilton, ou massagem uterina bimanual, é a primeira manobra a ser realizada nos casos de atonia uterina, enquanto se realiza o uterotônico e aguarda-se o seu efeito. O esvaziamento da bexiga antes da compressão é essencial para aumentar a eficácia da manobra.Quais as principais causas de inversão uterina?
Os fatores de risco
- cordão umbilical curto.
- Trabalho de parto e parto rápidos ou prolongados.
- Uso de relaxantes uterinos.
- Nuliparidade.
- Macrosomia fetal.
- Placenta retida.
- Grave pré-eclâmpsia.
- Atonia uterina.
Como evitar a ruptura uterina?
A identificação rápida e precisa dos sinais de iminência de rotura são a principal forma de prevenção dessa complicação. Nesse caso, está indicado o uso de uterolíticos para interromper o trabalho de parto e conter a distensão do órgão, devendo ser realizada cesariana logo em seguida.Qual parto tem mais risco de hemorragia?
Em geral, o parto por cesariana causa uma perda de sangue aproximadamente maior que a de um parto normal, em parte porque é necessária uma incisão no útero e uma grande quantidade de sangue é bombeada para o útero durante a gravidez.Quais os 4 tipos de choque?
O choque pode ser classificado em 4 tipos principais, baseados tradicionalmente no seu perfil hemodinâmico: hipovolêmico, cardiogênico, obstrutivo e distributivo.Como evitar atonia uterina?
Para prevenir a atonia uterina é recomendado que seja administrado ocitocina quando a mulher entrar na terceira fase do parto, que corresponde ao período de expulsão. Isso porque a ocitocina é capaz de favorecer a contração do útero, facilitando a expulsão do bebê e estimulando a hemostasia.Porque o útero não contrai Pós-parto?
Normalmente, durante o parto, quando a placenta já foi expulsa e o bebê nasceu, o útero se contrai ajudando a executar mecanismos hemostáticos para evitar o sangramento excessivo. Quando esses mecanismos falham, o útero não consegue contrair o suficiente para comprimir os vasos sanguíneos .O que é manobra de Julie?
Elevar a mandíbula com os dedos, pelo menos até os incisivos inferiores estejam mais altos do que os incisivos superiores. Essa manobra levanta a língua junto com a mandíbula, aliviando assim a obstrução das vias respiratórias superiores.O que é a manobra de Jacobs?
Manobra de Jacob DublinConsiste em torcer suavemente a placenta expulsa (torção axial) de modo que as membranas se disponham em fuso, facilitando deste modo seu desprendimento integral. Leve tração e torção axial, a grosso modo: rotação da placenta com leve tração.
O que é Fabere positivo?
Teste de Patrick-FaberePaciente em posição supina deverá flexionar o joelho posicionando o pé no membro oposto que não será examinado. Ou seja, o quadril está fletido, abduzido e em rotação externa (FABERE). Promovemos força sobre o joelho para verificar se desencadeia dor (positivo).