As principais espécies de madeiras que são resistentes ao ataque de cupins são: eucalipto, cedro, peroba, jacarandá, ipê e garapeira. No entanto, existem outras espécies de madeiras que também são resistentes a este tipo de inseto.
Existem as madeiras mais moles, como pinus e eucalipto, que são as preferidas pelos cupins. Já as variedades mais resistentes são praticamente imunes a ataques. É o caso de matérias-primas como peroba, ipê, pau-ferro, imbuia, jacarandá e copaíba, entre outras.
Existem tipos de madeiras que são imunes (ou mais resistentes) aos cupins, tais como peroba, peroba-rosa, jacarandá, pau-ferro, maçaranduba e mogno. No entanto, tantas outras costumam atrair o gosto dessas pragas que tendem a corroer o móvel de madeira e a danificá-lo com o tempo.
Muito usada na construção civil, a aroeira-do-sertão é conhecida por sua qualidade e grande resistência ao ataque de cupins. Essa 'imunidade' é atribuída à lectina, proteína presente em diversos organismos e que, nesse caso, funciona como um inseticida natural.
O que pode causar essa confusão está no processo de produção dessas chapas. Acontece que tanto MDF quanto aglomerados são prensados em altas temperaturas, chegando aos 200oC, o que extermina todos os insetos existentes durante a produção, inclusive os cupins.
Agora que você já sabe se Stain protege contra cupim, está na hora de conhecer o Stain Protetor da Suvinil. Ele oferece três anos de garantia após a aplicação e pode ser usado tanto em áreas internas quanto externas. Além disso, é pronto para o uso, ou seja, não é necessário fazer a diluição.
Agora, chegou a hora de falar sobre outro material bastante procurado por quem deseja construir ou reformar ambientes internos: a madeira Tauari. Também conhecida como Couratari ou Inguipipa, apresenta uma coloração clara que varia entre o branco-amarelado e o bege.
A aplicação de inseticida é uma excelente alternativa para prevenir cupim na madeira. O produto possui ação cupinicida e formicida e pode ser utilizado tanto em ambiente interno quanto externo em construções, forros, estruturas de telhados, móveis e esquadrias.
O cedrinho é uma madeira de qualidade que, por ser muito macia, pode não ter tolerância tão alta a ataque de cupins como alguns dos forros que citaremos adiante.
Assim como toda monocultura, a professora alerta que a do eucalipto também acarreta problemas, incluindo como consequências a pouca diversidade de fauna, riscos relacionados a doenças generalizadas, além da degradação de áreas de preservação permanente. “O eucalipto consome muita água, pois cresce muito rápido.
Peroba-do-campo, ipê (1), pau-ferro (2), imbuia, peroba-rosa (3), jacarandá, copaíba, braúna e sucupira (4) são os tipos de madeira mais resistentes aos cupins, segundo o biólogo Sidney Milano.
Para acabar com o cupim usando óleo de cravo, misture 10 gotas do óleo em 1 litro de água. Em seguida, umedeça um pano limpo na mistura e passe pelos locais atingidos pelos insetos. Já o óleo de laranja pode ser colocado diretamente nos móveis com cupins.
Além de potencializar o charme da madeira, o verniz ajuda na proteção contra as ações do tempo e de pragas como cupins e traças. - Sem o verniz, o móvel começa a se desgastar em seis meses, quando usado em ambiente interno.
De forma geral, ambos oferecem proteção, a maior diferença está em suas características. O verniz cria uma camada durável sobre a madeira que impermeabiliza a peça, tornando-a mais resistente a danos causados pelo uso diário ou exposição ao sol pois possui diferentes níveis de filtro solar.
Espalhe bicarbonato de sódio nas áreas onde o inseto for encontrado. O bicarbonato de sódio vai acabar com cupins e também desativar os ovos. Essa dica é boa para resolver o problema de infestação na madeira.
Uma boa dica é tapar os buracos e pequenos orifícios da porta, decorrentes do processo de fabricação. Para isso, use massa para madeira ou pó de madeira misturado com cola branca. Depois de seco, lixe e dê o acabamento com tinta ou verniz. Esta etapa é muito importante, pois cria mais dificuldade para o inseto.
Umidade – A umidade excessiva é um dos principais fatores que atrai cupins para uma casa. Eles precisam de água para sobreviver, então qualquer área que esteja úmida ou úmida é um lugar perfeito para eles. Madeira molhada – A madeira molhada é particularmente atraente para os cupins.
Assim como o vinagre, o óleo de cravo pode ser bastante eficiente para combater a infestação em estágio inicial. Para isso, é só misturar dez gotas do produto em 100 ml de água e borrifar nas áreas afetadas. Já no piso, pingue o óleo de cravo em um balde com água e passe a mistura no chão após limpá-lo.
Dentre as vantagens do MDP estão sua resistência, pois suporta mais peso do que o MDF e não empena com facilidade; é mais resistente à água e à umidade, podendo ser usado em móveis de banheiro e cozinha; é sustentável, pois é fabricado a partir de madeira de reflorestamento, como pinus e eucalipto; seu preço é mais ...
Isso é possível devido a uma fórmula especial aplicada junto à resina que aglutina as fibras de madeira. Essa tecnologia amplia as propriedades de resistência e proteção, garantindo que a chapa não absorva a umidade do ambiente e fique protegida contra o ataque de cupins, aumentando, assim, a vida útil do móvel.