O atacante de ponta (também chamado de ponteiro) é uma posição do voleibol. É considerado o papel mais difícil de todos em uma equipe porque exige que o jogador seja apto a recepcionar, defender (mesmo quando ele está na zona de ataque, posições 2, 3 e 4) e atacar.
O saque é um dos fundamentos do vôlei mais importantes, pois é o primeiro ataque da partida. O movimento coloca a bola em jogo e marca o início do rally. Em geral, existem dois tipos de saque no voleibol: saque por baixo e saque por cima.
O central é o jogador especializado em bloquear e atacar rapidamente pelo meio da rede, sendo essencial tanto na defesa quanto no ataque de uma equipe de vôlei.
Os jogadores são designados pelas funções que desempenham em quadra: atacante, cortador, levantador, bloqueador, jogador de defesa, líbero. Atuando somente nas posições de defesa, o líbero é um jogador que pode substituir qualquer outro jogador que esteja nas posições 1, 6 e 5, desde que a bola esteja fora de jogo.
Oposto. É o jogador que atua na posição diretamente oposta ao levantador, ele é o mais especializado em ataque no time, normalmente. Ataca normalmente das posições 2 e 4, além das posições do fundo.
Por ser uma posição exclusivamente defensiva, os líberos costumam ser mais baixos que o restante dos jogadores. O Brasil teve um dos melhores líberos da história do vôlei: Serginho “Escadinha”.
O papel do líbero consiste exclusivamente em passar e defender. O jogador líbero também só pode ficar nas 3 posições posteriores do campo de voleibol. Por isso, nunca verá um líbero a atacar ou a servir.
Qual a função do líbero no vôlei? Entre todas as posições do vôlei, o líbero é aquele que tem função exclusivamente defensiva. Não pode atacar, bloquear ou sacar. Em contrapartida, quando a bola não está em jogo, pode trocar de posição com outro jogador do time sem precisar de autorização do árbitro.
No sistema 6x0, também chamado de sistema 6x6, todos farão a função tanto de levantadores como de atacantes ou defensores. É o sistema mais simples de todos, é normalmente usado em equipes que estão iniciando o treinamento no esporte.
O central é o segundo mais alto da seleção masculina de vôlei. Fica atrás apenas do colega de posição Lucão, que disputa sua quarta edição de Jogos Olímpicos em Paris. Do outro lado, os mais baixos da seleção não ficam abaixo dos 1,85m.
tente posicionar a bola ligeiramente para frente, seguindo a direção do braço de lançamento. Dois postura aprimorada. Ao ajustar o lançamento, a postura melhora consideravelmente, assim melhorando também o seu saque. Três contato à frente da cabeça.
O que não é permitido no vôlei? São consideradas faltas dentro da modalidade: o mesmo jogador tocar duas vezes seguidas na bola, os atletas não ocuparem corretamente as respectivas posições, quem vai passar a bola ou atacar se apoiar em outro membro do time ou em algum objeto para fazer a jogada.
Geralmente é o jogador mais alto em quadra e pode ser substituído pelo líbero quando posicionado ao fundo. Líbero: ao contrário do centro, o líbero é o jogador mais baixo do time e sua função exclusiva é o recebimento da bola, não podendo realizar saques, ataques ou bloqueios.
BLOQUEIO TRIPLO – Bloqueio composto por três jogadores. CENTRAL – O central ou atacante de meio é o jogador responsável pelo ataque prioritariamente pelo meio da rede (posição 3) e responsável por ajudar no bloqueio os jogadores nas extremidades da rede.
As posições no vôlei incluem levantador, oposto, ponteiro, central e líbero. O levantador é quem arma as jogadas, o oposto é o principal atacante, os ponteiros atacam e defendem, os centrais bloqueiam, e os líberos se dedicam à defesa e recepção.
O ataque é uma ação realizada próximo à rede e consiste em acertar a bola a fim de marcar um ponto. Geralmente é o terceiro contato de uma equipe com a bola. O ataque realizado pelo levantador recebe o nome de bola de segunda.
O objetivo é atingir a bola no campo adversário. Ouça o texto abaixo! O voleibol ou vôlei é um esporte coletivo praticado em uma quadra dividida por uma rede. Duas equipes disputam a partida com o objetivo de tocar a bola no campo adversário, a qual deve ser arremessada por cima da rede.
Segundo Manso (2004), a intervenção defensiva do jogador líbero cria melhores condições de distribuição e consequentemente melhora a eficiência dos ataques, sendo este factor preponderante para o sucesso ofensivo no voleibol.
Saque: É o movimento que dá início à partida. Para fazê-lo, um jogador deve se posicionar atrás da linha de fundo de seu campo e deve fazê-la atravessar a rede. Caso os jogadores não consigam receber a bola e ela toque o chão, é marcado ponto e a equipe que sacou no primeiro momento tem o direito de saque novamente.