Densidade de comprimento de raízes (mm cm-2), na profundidade de 0 a 40 cm do perfil, em variedades de capim-elefante (BRS Capiaçu, Venezuela, Madeira e Pasto Panamá) e cana-de-açúcar RB 92579 cultivadas em vasos.
O plantio deve ser feito no início da estação de chuvas, em sulcos de aproximadamente 20 e 30 cm de profundidade. Esses sulcos devem manter o espaço de 0,8m a 1,2m entre si. A colheita pode ser feita de forma manual ou mecanizada, sendo que a mecanizada traz um custo menor para o produtor.
Qual o ponto de colheita da BRS capiaçu para oferecimento ao gado? A partir de dois metros, o capim pode ser cortado. Essa altura é conquistada geralmente, entre 50 e 70 dias de plantio.
Qual a profundidade das raízes do Capiaçu e por quanto tempo devo irrigar?. Parte 03
Qual o ponto de corte do Capiaçu?
Recomenda-se o corte da BRS Capiaçu para ensilagem, quando as plantas atingirem altura média de 3,5-4,0 m, o que ocorre próximo a 90-110 dias de idade de rebrota.
“Normalmente você vai fazer o corte do capim dos 90 aos 120 dias, mais ou menos, é quando aumenta significativamente o teor de matéria seca da sua silagem”, diz Pires. A partir desses 120 dias que a planta começa a perder água e fica um alimento mais concentrado.
O capim BRS Capiaçu, com o manejo adequado, pode produzir surpreendentes 50 toneladas de matéria seca por hectare ao ano e 300 toneladas de matéria verde por hectare ao ano em 3 cortes.
Além disso, seu ciclo vegetativo é perene, permitindo a realização de 2 a 5 colheitas anuais. Outra característica notável é a resistência ao tombamento, tornando o BRS Capiaçu uma opção segura para o manejo e colheita mecânica.
“Além de possuir um sistema radicular bastante eficiente, com raízes que alcançam até quatro metros de profundidade (foto). Isso faz com que ela seja uma excelente recicladora de nutrientes do solo”.
Tabela 1: A BRS Capiaçu se destaca pela alta produtividade e qualidade da forragem, quando comparada com outras cultivares de capim-elefante (plantas com 60 dias de crescimento). A vantagem de utilizar o capim verde é que, assim, apresenta maior valor nutritivo.
Em pequenas áreas, onde o corte é manual e a adubação é feita de forma tradicional , recomenda-se um espaçamento de 0,80 a 1 metro entre as linhas . Este espaçamento facilita o manejo e permite que a distribuição de adubo seja realizada de forma eficaz, promovendo um crescimento uniforme e saudável das plantas.
Por ser uma pequena propriedade de atividade leiteira (5,8 ha), a opção pelo capim elefante BRS Capiaçu se dá em especial pela sua alta produtividade de biomassa, segundo o zootecnista Junior, pode se atingir 80 a 100 toneladas por hectare de massa verde, ou seja, até 300 toneladas por hectare com três cortes anuais.
Para formar 01 hectare do BRS Capiaçu você necessitará de aproximadamente 20.000 mudas ou gemas. Caso fosse comprar essas mudas o preço ficaria muito próximo de R$ 20.000 reais considerando o frete, logo inviável.
“Pode misturar de 0,5% a 1% de ureia. É interessante usar também um pouco de sulfato de amônio para manter a relação de nitrogênio e enxofre nessa ureia fornecida. O sulfato de amônio pode ser colocado na razão de dez para um. Dez partes de ureia para uma parte de sulfato de amônio”, diz Felipini.
Nessas condições, para implantação/plantio da BRS CAPIAÇU, a adubação no plantio recomenda a aplicação de apenas de adubação fosfatada, distribuída no fundo dos sulcos. Essa adubação pode ser realizada junto com as mudas/hastes. Ou seja, pode usar o supersimples juntamente com a muda no sulco.
Dulce Pereira orienta que o processo de silagem do Capiaçu deve ser realizado quando o material apresentar volume de 18% a 20% de matéria seca. Isso acontece entre 90 e 110 dias após a rebrota do capim.
“Normalmente a recomendação para um animal adulto de 450 quilos seria algo em torno de 30 quilos de silagem por dia. Pode ser também 40 quilos de massa verde, se você cortar o capiaçu e oferecer no cocho por cabeça de 450 quilos”, diz Pires.
O capiaçu oferece muitos benefícios para a saúde do seu cavalo. Ele é rico em fibra, que contribui para a saúde do sistema digestivo do equino. Além disso, ele é uma fonte densa de nutrientes que ajudam a manter seu cavalo bem alimentado, ativo e saudável. Por exemplo, o capiaçu é uma fonte excelente de energia.
Quantos litros de água para irrigar um hectare de Capiaçu?
“A quantidade mínima seria de 50 mil litros por hectare ao dia, mas essa quantidade pode variar para mais de acordo com a sua capacidade de retenção de água pelo solo e de acordo com o seu clima. Você pode ter uma demanda maior que essa e chegar a até 80 mil litros.
Quando se corta muito capim e este é deixado no galpão por mais de dois dias este perde sua qualidade. Quando o capim estiver com mais de 1,50 m o melhor é cortá-lo e fornece-lo para outras categorias animais menos exigentes. O corte manual deve ser feito rente ao solo, de preferência com uma enxada bem afiada.
Para a SILAGEM, o ponto ideal será quando a altura da planta alcançar mais de três metros e isso acontecerá entre 90 a 110 dias da rebrota, pois nesse período o teor de matéria seca estará entre 18% a 20%. Com cerca de 90 dias, o capiaçu apresenta uma altura média de 3,6 metros e cerca de 18% de matéria seca.
O nome CAPIAÇU tem origem na língua tupi-guarani, que significa “CAPIM GRANDE”. A cultivar não nega o nome, ultrapassando cinco (5) metros de altura. O resultado é ALTA PRODUÇÃO DE BIOMASSA. A cultivar produz cerca de 50 TONELADAS DE MATÉRIA SECA por hectare/ano, 300 TONELADAS DE MATÉRIA VERDE por hectare/ano.