Os chamados gastos sazonais, são aquelas despesas que não fazem parte do orçamento fixo, mas que quando aparecem, causam uma grande desestabilidade financeira.
Por exemplo, pode ser um gasto com presentes, seja para amigos, familiares ou namorados. Ou mesmo quando é necessário pagar o conserto de algum item ou peça, seja em casa ou no carro. Existem impostos que são cobrados em determinadas épocas do ano.
As eventuais são aquelas que não se repetem todo mês necessariamente, como os gastos com presentes de aniversário, viagem de férias ou pagamento do IPTU.
Em termos simples, as contas fixas são despesas periódicas, que ocorrem todos os meses, não dependendo do volume de negócios fechados e/ou de produção.
As despesas operacionais são classificadas em três diferentes categorias: despesas administrativas, despesas comerciais e outras despesas operacionais.
Despesas extraordinárias são cobranças incluídas no boleto de condomínio que se referem a obras, reformas e melhorias na estrutura do imóvel, sendo de responsabilidade do proprietário.
Inicialmente, é importante esclarecer que o termo "despesas extraordinárias" se refere aos gastos da criança ou adolescente que são eventuais, isto é, não compõem os gastos mensais.
O que é o trabalho sazonal? O trabalho sazonal pode ser considerado como trabalho temporário. Esse estilo de emprego costuma ocorrer em determinados períodos do ano que atingem muito a produção e o comércio de forma direta, principalmente no fim de ano, carnaval e outras datas comemorativas.
Sazonal é algo que acontece em períodos específicos. No comércio, a sazonalidade aproveita datas comemorativas para impulsionar determinados produtos. Mas sazonalidade pode também se referir às flutuações do mercado, temporadas agrícolas ou épocas de maior incidência de doenças.
Além desses momentos maiores, existem outros momentos específicos que podem ser considerados como eventos sazonais. Férias escolares, lançamentos de filmes/séries famosas, transições de estações do ano e comemorações específicas em cada região, como aniversário da cidade e eventos culturais.
Assim, cabe ao locador arcar com as despesas extraordinárias”. De toda forma, as despesas condominiais devem ser lançadas na conta e direcionadas à administradora, obrigatoriamente. Afinal, essa entidade fará a cobrança para todas as unidades autônomas. Ela não tem interferência na relação entre locador e locatário.
Assim, pode-se dividir em fixas e variáveis, e, ainda, em operacionais, não operacionais e pré-operacionais. Como exemplos, é possível citar os dispêndios com aluguel, comissões, impostos, internet, marketing, telefone, salários e encargos.
Despesas ordinárias estão ligadas as manutenções do condomínio e pequenos reparos de emergência. Elas são de responsabilidade do inquilino. Despesas extraordinárias envolvem as benfeitorias feitas no prédio e são de responsabilidade do proprietário.
As contas extraordinárias são gastos não habituais do dia a dia do condomínio, aqueles que não se refiram aos gastos rotineiros de manutenção do Condomínio. Algumas vezes, podem ocorrer por motivos imprevistos ou de emergências.
Como funciona o método 50 30 20 na prática? A regra 50 30 20 serve para organizar o seu orçamento, dividindo ele em três partes: 50% para gastos fixos, 30% para variáveis e 20% destinado para reserva financeira, estimulando um consumo consciente.
As principais despesas fixas são aqueles gastos que permanecem relativamente constantes, independente do volume de prestação de serviços ou vendas da empresa, como aluguel, os salários da equipe, os custos de manutenção do espaço e impostos.
Na categoria de despesas variáveis essenciais estão a conta de energia elétrica, de água, gastos com alimentação, entre outros. Ou seja, são despesas que você precisa ter para sua sobrevivência, mas que podem ser reduzidas de acordo com a forma de consumo.
Já as obrigações assessórias como FGTS e INSS podem ser consideradas como custo fixo. O valor dessas obrigações é apurado sobre os salários e pró-labore.
A diferença entre despesas fixas e variáveis é, principalmente, a regularidade das contas. As despesas fixas são fixas no mês (apesar de seu valor poder sofrer alteração), e as variáveis alteram-se de acordo com o uso do produto ou serviço ao qual referem-se.
Como mencionamos, os custos variáveis são aqueles sofrerem alterações proporcionalmente ao nível de produção ou vendas de uma companhia. Sendo assim, podemos citar como exemplo matérias-primas e insumos, que podem variar de acordo com o número de produtos fabricados ou serviços prestados.
São aquelas relacionadas a gastos rotineiros para a manutenção do condomínio. Legalmente, essas despesas são chamadas de 'despesas ordinárias' e são de responsabilidade do inquilino, durante a locação.