A grandeza do Porto do Rio Grande não está somente no nome Com um calado (em processo de homologação) de 14,5 metros, possui excelente profundidade em seus terminais de granéis e de contêineres, superior ao correspondente nos portos argentinos.
Qual a profundidade do canal do porto de Rio Grande?
A profundidade, que era de 14,2, agora é de 16,5 metros. Com isso, a capacidade de movimentação passa a atender aos padrões internacionais de navegação, podendo receber embarcações de até 366 metros – uma diferença de 29 metros em relação à anterior, de 337 metros.
Além disso, o canal de acesso às instalações portuárias do Itaqui faz dele o porto mais profundo do Brasil, tendo nove berços operacionais com profundidades que variam de 12 a 19 metros, permitindo a atracação de navios de grande porte.
Na ocasião, o navio trouxe com ele um recorde: o porta contêiner com o maior calado a operar no Brasil – 15,20m. A operação só foi possível graças ao calado máximo de 15,40m que o terminal possui para entrada e saída de navios, o maior da costa leste da América do Sul.
O Porto do Rio Grande é dividido em quatro zonas portuárias: Porto Velho, Porto Novo, Superporto e São José do Norte. Esta última zona ainda está em fase de projeto para expansão. Os terminais de embarque de graneis sólidos, que engloba os grãos e fertilizantes se encontram no Superporto.
Em 1906, o engenheiro Elmer Lawrence Cortheill foi contratado pelo Governo brasileiro para executar as obras de fixação da Barra de Rio Grande, com aprofundamento para 10m, e a construção de dois molhes convergentes e um novo porto na cidade do Rio Grande (hoje conhecido como Porto Novo).
O acesso aquaviário ao Porto do Rio de Janeiro é feito por um canal com 18,5 km de extensão, 200 m de largura mínima e 17 m de profundidade. A próxima figura mostra o acesso ao porto.
Quantos metros abaixo da água fica o casco do navio?
Assim, o limite máximo para o calado é de 13,2 metros. Tal medida não é aleatória. Pelo contrário, essa margem de segurança é definida a partir de pesquisas feitas por autoridades e centros de estudos internacionais, como a Associação Mundial para a Infraestrutura do Transporte Marítimo (conhecida como Pianc).
1. Porto de Galinhas, Pernambuco. Para começar a nossa lista de praias brasileiras nada melhor do que Porto de Galinhas, não é mesmo? O lugar é considerado uma das praias mais bonitas do Brasil e seu mar calmo é perfeito para um mergulho.
Modelo topográfico da Elevação do Rio Grande (ERG), produzido pelo Plano de Levantamento da Plataforma Continental Brasileira (Leplac), da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) da Marinha do Brasil. A base da ERG está a 5 mil metros de profundidade e seu topo, a cerca de 600 metros da superfície.
As visitas ao Porto do Rio Grande são abertas a todos os tipos de públicos. A idade mínima para visitação é 12 anos, sendo que até os 18 anos os menores precisam da autorização dos respectivos responsáveis.
A Companhia Docas de Santos (CDS), fundada em 1890 e detentora da concessão, construiu e inaugurou em 1892 os primeiros 260 metros de cais, criando assim o primeiro Porto Organizado do Brasil.
Talvez o mais intrigante desses relevos seja a Fossa das Marianas – um abismo no oeste do Oceano Pacífico que se estende por mais de 2.540 quilômetros e abriga a Depressão Challenger, o ponto mais profundo conhecido na superfície da Terra, que mergulha mais de 11 mil metros debaixo d'água.
Enquanto o que é considerado o oceano profundo se estende de 1.000 metros a 6.000 metros abaixo da superfície, as trincheiras do fundo do mar podem chegar a 11.000 metros, de acordo com a Woods Hole Oceanographic Institution, em Massachusetts.
Quantos metros a gente pode ir até o fundo do mar?
Um oceano pode ter até cerca de 11 quilômetros de profundidade — cerca de 2 mil metros a mais do que o Monte Everest tem de altura! As águas dos oceanos escondem enormes formações submarinas, cujas dimensões podem até superar as de pontos mais altos da superfície.
Os cientistas ainda não determinaram, em consenso, um limite prático para a profundidade em que podemos sobreviver debaixo d'água. A maioria dos mergulhadores profissionais não passa de 300 metros de profundidade, ou seja, 30 atm. Isso equivale a sentir o peso de 45 toneladas sobre o corpo.
O navio flutua no mar porque sua densidade é menor do que a densidade da água e porque as forças peso e empuxo que agem sobre ele são iguais. Por mais massa que tenha o navio, é a densidade que determina se ele afunda ou boia. Ouça o texto abaixo!
O Porto de Santos (SP). Sim, é o maior porto do Brasil em vários sentidos. Curiosamente, ele é estatal e fica na costa do estado de São Paulo. Aliás, é o maior porto em termos de movimentação por tonelagem de cargas e de contêineres.
Porto Seco de Foz do Iguaçu bate recorde com movimentação de US$ 6,7 bilhões em 2023. Recinto consolida posição como o maior da América Latina no fluxo de caminhões. O ano de 2023 registrou o maior movimento na história do Porto Seco, com a corrente de comércio desembaraçada superando em 3,27% o valor de 2022.