Qual a quilometragem para trocar a relação da moto?
Quilometragem: A quilometragem é um dos principais indicadores para a troca do kit relação. Normalmente, recomenda-se a substituição a cada 15.000 a 30.000 quilômetros rodados, dependendo do modelo da moto e das condições de uso.
7 – Quanto dura a relação? Tomados todos os cuidados como lavar, lubrificar a relação e conduzir a moto suavemente, o sistema tem tudo para durar até 40.000 km, ou pouco mais.
No entanto, mesmo com todos os cuidados, chega um momento que é preciso fazer a substituição do kit, por motivo de segurança. Rodar com uma coroa ou pinhão com dentes desgastados ou a corrente muito frouxa pode significar uma queda desnecessária. Em média, a vida útil dos componentes do kit é de 30.000 km.
Um dos sinais de que é hora de trocar a relação da moto é o desgaste perceptível nas peças. Isso pode incluir dentes arredondados na coroa e no pinhão ou elos esticados na corrente. Um exame visual cuidadoso pode revelar esses sinais, indicando a necessidade de substituição.
De acordo com a maioria dos fabricantes e especialistas, a corrente da moto deve ser inspecionada regularmente, especialmente após 500 a 1000 km de uso. Além de sua manutenção adequada, isso também implica observar sinais de desgaste que possam afetar seu funcionamento.
Como saber se a relação da moto está na hora de trocar
Quantos km aguenta uma corrente de moto?
Durabilidade – correia dentada ou corrente
Enquanto o kit corrente tem que ser substituído em uma média entre 20.000 km e 30.000 km (há opções que prometem até 40.000 km), a correia pode passar dos 100.000 km.
É importante pontuar que, felizmente, a maior parte dos que optam por esse equipamento tendem a demorar para trocá-lo: a depender do fabricante, do estado geral do carro e da forma como ele é conduzido, a corrente de comando pode ser trocada apenas depois de percursos de cerca de 150 mil quilômetros.
Quanto dura? Tomados todos os cuidados como lavar, lubrificar a relação e conduzir a moto de modo suave, o sistema tem tudo para durar até 40.000 km ou até mais.
O tempo de uso até a troca é de 2 a 3 meses, o que não é muito tempo para o óleo perder sua qualidade. E a qualidade do óleo é relacionar o tempo de uso e a faixa de rotação que você mais utiliza. Eu opto por trocar entre 2.500km e 3.000 em razão de andar em média/alta rotação na maior parte do tempo.
Se estiver frouxa ou desgastada, a correia dentada poderá produzir estalos ou um som parecido com um chocalho dentro do motor. Caso a regulagem não seja mais possível, é fundamental efetuar a troca da relação, que é o conjunto formado pela correia, coroa e pinhão.
Normalmente, o kit transmissão tem uma média de duração, que depende de cada fabricante. Na VAZ, o conjunto de corrente, coroa e pinhão costuma durar cerca de 25 mil km. O desgaste do kit transmissão depende de diferentes fatores.
Ao responder a pergunta sobre os 5 kits de transmissão mais vendidos em 2023 para motos, podemos destacar marcas como KMC, Nakata e Riffel. Esses produtos são escolhas populares entre os usuários do Mercado Livre que buscam qualidade e durabilidade.
O kit de relação é reconhecido pela sua qualidade e durabilidade, com relatos de bom desempenho após 21 mil km. A compatibilidade com a moto CB 500 é confirmada e o produto é elogiado por não apresentar desgaste prematuro, sendo considerado um investimento que vale a pena.
Quilometragem: A quilometragem é um dos principais indicadores para a troca do kit relação. Normalmente, recomenda-se a substituição a cada 15.000 a 30.000 quilômetros rodados, dependendo do modelo da moto e das condições de uso.
A "relação" de uma moto é calculada de forma muito simples: divide-se o número de dentes da coroa pelo número de dentes do pinhão. Então, se a coroa tem, por exemplo, 48 dentes, e o pinhão tem 15, a relação da moto será de 3,2.
Alguns sinais são aparentes e mostram que o kit transmissão não está funcionando corretamente. Um deles é o afrouxamento da corrente: às vezes pode ser preciso apenas um ajuste, mas em outras ocasiões é necessária a troca. Outro sinal está nos dentes do pinhão e da coroa: se estiverem muito gastos, é hora de trocá-los.
Essa força do motor proporciona uma velocidade máxima de 133 km/h. Quando o assunto é consumo de combustível, o modelo faz de 35 km/l a 46 km/l. O tanque tem capacidade para 12 litros e a autonomia pode atingir o 552 km, dependendo do combustível utilizado e a forma como a moto é conduzida.
Dividindo os 9 litros dos seis blocos temos 1,5 litro a ser consumido em cada, média de 45 km de autonomia (a Crosser percorre ao redor de 30 km/litro com etanol, que tem sido usado com mais frequência). O terceiro e último ponto diz respeito à relação pouco amigável entre o descanso lateral e a pedaleira traseira.
O manual do proprietário varia de modelo para modelo, assim como o tipo de corrente. Em geral, a maioria das montadoras indica a lubrificação das correntes a cada 500 km ou 1.000 km. Essa lubrificação deve ser feita após a limpeza da relação, em que é feita toda a retirada de resíduos e os restos do lubrificante velho.
Quando devo trocar as correntes da moto? O tempo de desgaste do kit relação é bastante variável e depende muito dos cuidados de manutenção. A recomendação para um uso normal é trocar a partir dos 20.000 quilômetros. Caso você perceba algum problema ou um comportamento estranho, é bom dar uma checada.
Tensão correta: Verifique regularmente a tensão da corrente de comando. Se estiver muito frouxa, pode ocorrer o escapamento da corrente dos dentes da engrenagem, causando problemas de sincronização das válvulas. Se estiver muito apertada, pode haver um aumento do desgaste e esforço no sistema.