A origem da palavra felicidade em Latim é “Felicitas” e o verbo grego PHYO que significa “produzir” com a conotação de “fecundo, produtivo”. Enquanto a origem da palavra alegria em Latim é “Alacritas” que significa de “ânimo leve, contente”.
Qual é o verdadeiro significado da palavra felicidade?
Segundo o dicionário, felicidade é o estado de quem é feliz, um sentimento de bem-estar e contentamento. Os filósofos associam a felicidade com o prazer, com os sentimentos e emoções. Segundo Aristóteles, a felicidade seria o equilíbrio e harmonia, e a prática do bem.
Resposta: 1) Do Latim FELICITAS, “felicidade”de FELIX, “feliz”, de um verbo grego PHYO, “produzir”, que traz a conotação de “fecundo, produtivo”. 2) Do Latim ALACRITAS, de ALACER , “de ânimo leve, contente”.
A felicidade tem origem no latim augurium, que significa augúrio e sorte. Sendo assim, não dependeria do ser humano, mas sim de algo exterior a ele. Felicidade sugere a ideia de um bem, um fim elevado ao qual o homem ambiciona chegar.
Em grego, felicidade se diz “eudaimonia”, palavra que é composta do prefixo “eu”, que significa “bom”, e de “daimon”, “demônio”, que, para os gregos, é uma espécie de semi-deus ou de gênio, que acompanhava os seres humanos. Ser feliz era dispor de um “bom demônio”, o que estava relacionado à sorte de cada um.
De acordo com Sonja Lyubomirsky, pesquisadora e professora de psicologia da Universidade da Califórnia (EUA), a felicidade é 50% determinada por fatores genéticos, ou seja, intervimos muito pouco nesses fatores; 10% determinada pelas circunstâncias ou pelo meio externo, também difíceis de serem controlados; e 40% ...
“Felicidade” chegou à língua portuguesa do grego “PHYO” (com a conotação de “fecundo”, “produtivo”) através do latim “Felicitas” (de “FELIX”, “Feliz”).
A palavra felicidade pertence à família da palavra feliz. A palavra feliz tem como família o seguinte conjunto de palavras: desinfelicidade, desinfeliz, infelicidade, infelicitador, infelicíssimo, infelicitar, infeliz, felicitação, felicitador, felicíssimo, felicitar, felizão, felizardo, felizmente, felizona.
A felicidade é um estado durável de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico, em que o sofrimento e a inquietude são transformados em emoções ou sentimentos que vão desde o contentamento até a alegria intensa ou júbilo.
Segundo o autor, a felicidade consiste em uma atividade da alma conforme a virtude. É o bem supremo, que tem um fim em si mesmo, sendo almejado por todos. O que constitui a felicidade são as ações virtuosas, e as atividades viciosas conduzem o contrário.
A atividade física e o exercício regular estão no topo da lista para alcançar felicidade. Estudos mostram consistentemente uma relação entre ser fisicamente ativo e aumentar o bem-estar subjetivo, também conhecido como felicidade. Pesquisas sugerem que caminhar 30 minutos por dia pode melhorar sua saúde.
É influenciada por nossos genes, tipo de criação e nossas condições externas, como saúde, trabalho e situação financeira. Mas a felicidade também é bastante influenciada por nossas escolhas: nossas atitudes internas, ou como abordamos nossas relações, valores pessoais e nosso senso de propósito.
A origem da palavra "felicidade" vem do latim e significa “fértil”, “frutífero”. Fértil de ideias, fértil de ternura, fértil de amor. Frutífero de frutos doces, de pessoas amadurecidas.
A origem da palavra felicidade em Latim é “Felicitas” e o verbo grego PHYO que significa “produzir” com a conotação de “fecundo, produtivo”. Enquanto a origem da palavra alegria em Latim é “Alacritas” que significa de “ânimo leve, contente”.
— Felizes são os que têm fome e sede de justiça, pois Deus fará com que fiquem satisfeitos. — Felizes são os que têm misericórdia dos outros, pois Deus terá misericórdia deles. — Felizes são os que têm coração puro, pois verão a Deus. — Felizes são os que promovem a paz, pois Deus os chamará de “filhos”.