Na atualidade, devido à quantidade de pessoas surdas, muitos são os alunos, mas poucos são os professores que realmente estão preparados para atendê-los. Além disso, mestres e doutores com surdez defendem que o ensino de pessoas surdas deve ser responsabilidade de professores surdos, por vivenciarem sua realidade.
Hoje, no Brasil, a ideia na educação de surdos é voltada ao Bilinguismo. A Libras é considerada a língua natural do surdo brasileiro e seus usuários são capazes de expressar tudo que uma língua oral conseguiria.
Quais as dificuldades enfrentadas ainda hoje para a educação de surdos?
Hoje, uma das maiores demandas que a escola recebe são alunos surdos ou com deficiência auditiva (Michels, 2011). A comunidade surda sofre com o preconceito e com desafios de inclusão há um perdurável tempo, passando por inconstantes nuances governamentais e educacionais para se ter exíguo reconhecimento e aceitação.
Quais os grandes desafios da educação de surdos na atualidade?
Na perspectiva dos sujeitos entrevistados, os principais desafios para a formação educacional de pessoas surdas no Brasil são: a inclusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como disciplina curricular obrigatória na educação básica; a formação docente; a inclusão social e laboral dos surdos e o despreparo ...
As políticas educacionais deverão levar em conta as diferenças individuais e as diversas situações, como a importância da língua de sinais como meio de comunicação para os surdos, e assegurar o respeito a todos os surdos, fornecendo o acesso ao ensino da língua de sinais para a comunidade surda.
Qual é a maior dificuldade educacional enfrentada pelo surdo brasileiro?
Mesmo com avanços na legislação brasileira, vários problemas persistem na educação para surdos desde o ensino básico ao superior. Tais obstáculos estão ligados, principalmente, à carência de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O impasse não é exclusivo do Brasil.
Quais são as maiores dificuldades enfrentadas pelo docente em relação à educação do aluno surdo?
De acordo com a pesquisa os professores relataram que a educação dos surdos é prejudicada pela falta de material visual, docentes desqualificados para ensinar os surdos que são integrados na rede regular de ensino, falta de acesso à internet dentro da escola.
Os surdos são tratados preconceituosamente como incapazes de apreender. Os recursos visuais, caminho quase que óbvio para o ensino de quem não ouve, não recebe a devida atenção de parte dos professores observados. Quais seriam os caminhos para uma boa educação dos surdos?
A criança surda aprende através da percepção visual, a visão lhes proporciona a aprendizagem, já o ouvinte escuta e reproduz através da fala. Nesse contexto, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Lei n.
Qual é a principal barreira na educação dos surdos?
O surdo apesar de não possuir a audição por completo, mas apresenta outros sentidos. A visão é o seu principal canal de aprendizado uma vez que, as imagens falam, mas que mil palavras. O excesso de escrita por partes da maioria dos professores em sala de aula dificulta bastante o aprendizado dos alunos surdos.
Qual é a natureza do grande problema para a educação de surdos?
As maiores dificuldades relatadas pelos professores foi a falta de tempo para preparar as aulas com atividades diferenciadas para os surdos e alunos com deficiência auditiva, a falta de capacitação no estudo de Libras e, também, a quantidade de alunos nas turmas o que torna quase impossível a atenção à esses alunos.
Como ele é visto pela sociedade? O surdo como um ser social é merecedor de respeito, precisa ser visto como alguém que pode e deve exercer sua cidadania. Tal exercício deve começar desde a infância em seu processo de educação.
São elas: aprender e usar Libras; atentar para a presença de alunos surdos a partir do planejamento das aulas, programando ações que contemplem as especificidades desses discentes; pesquisar sobre os surdos e o ensino (de História) para tais sujeitos; utilizar estratégias e recursos pedagógicos diferenciados; promover ...
Quais as dificuldades que surdos enfrentam no dia a dia?
A principal dificuldade dos surdos é a comunicação, sendo ela crucial para o desenvolvimento humano como ser social e intelectual, a pessoa com surdez sofre devido a problemas na comunicação, não conseguindo ao menos acesso à uma boa educação.
Quais as principais dificuldades de aprendizagem dos alunos surdos?
As principais dificuldades evidenciadas foram: o despreparo do professor para ensinar conceitos físicos pelo desconhecimento da estrutura da linguagem da pessoa surda, a transferência da responsabilidade pela aprendizagem ao intérprete que, geralmente, não domina a física e achar que para a inclusão de alunos surdos ...
Qual é o método mais utilizado atualmente na educação dos surdos e quais as suas vantagens e desvantagens?
O oralismo é um treinamento oral, o bilingüismo, é um método que privilegia a língua de sinais - LIBRAS, já a comunicação total utiliza todas as formas de comunicação, e é a mais utilizada.
Quais são os principais desafios para a formação educacional de surdos no Brasil?
Eis o grande desafio do sistema educacional de ensino. Entretanto, o que se vê na prática são escolas despreparadas, ambientes educacionais restritivos que discriminam e estigmatizam, poucos professores especialistas, falta de acessibilidade, de tecnologia assistiva e infraestrutura.
Quais os três principais métodos usados na educação da pessoa surda?
O oralismo, a comunicação total e o bilinguismo sem dúvidas são as principais abordagens educacionais no ensino do surdo utilizado em grande parte do mundo. Com características próprias quanto à concepção do sujeito surdo, a surdez, a língua de sinais, a cultura, entre outros.
Nesse contexto, o papel da escola de surdos tem sido justamente o de proporcionar o sentimento, a experiência de um lugar possível no mundo, de uma identidade, com direito a uma língua própria, que viabilize e sustente a construção de um universo de trocas simbólicas, que tenha um fim em si mesmo.
O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 14.191, de 2021, que insere a Educação Bilíngue de Surdos na Lei Brasileira de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei 9.394, de 1996) como uma modalidade de ensino independente — antes incluída como parte da educação especial.
Quais são as maiores dificuldades que a comunidade surda enfrenta hoje?
A comunidade surda é minoria linguística e cultural que sofre marginalização em grande parte dos serviços públicos. Na área da saúde, por exemplo, enfrentam grandes obstáculos referentes à acessibilidade ao SUS, principalmente pela barreira comunicativa e a difícil inclusão destes na sociedade ouvinte.
Quais são as dificuldades enfrentadas pelos surdos?
O preconceito e a inacessibilidade pública são dois pontos centrais e responsáveis por dificultar o dia a dia das pessoas surdas. Ainda existem pessoas que discriminam o surdo, que enxergam a deficiência como exceção, condição a ser superada ou corrigida, e não como diversidade e valorização do respeito às diferenças.
Nas escolas brasileiras, a inclusão dos alunos surdos ocorre com o auxilio de um profissional intérprete, que traduz para a LIBRAS e a Língua portuguesa tudo o que é dito durante as aulas. O profissional intérprete deve dominar a língua de sinais e a língua portuguesa.
Como é o dia-a-dia da pessoa surda dentro de uma escola?
As dificuldades no âmbito escolar, quando a pessoa surda se encontra no universo predominantemente ouvinte, torna-se ainda mais complexo a comunicação com sua língua, a Libras, pelo não conhecimento dos demais atores da escola sobre língua de sinais, tanto os alunos ouvintes, como principalmente os professores.
Mas vamos lá, o ensino de Libras para pessoas surdas é chamado de L1. Nele, o professor deve explorar principalmente o sentido visual, já que é assim que o aluno conseguirá aprender toda a estrutura gramatical da língua de sinais. Essa forma de ensino é conhecida como Pedagogia Visual ou Pedagogia da Diferença.