Xiaohongshu é considerado uma espécie de “Instagram” da China, pois é uma rede de fotos com o comércio eletrônico integrado. A rede é popular no país e possui alto volume de audiência dentro do aplicativo. Seguem alguns dados, perfil da audiência e objetivo de negócios do Xiaohongshu.
Os principais são: WeChat e AliPay. Mas se engana quem imagina que cada um deles tem apenas um ou outro recurso específico, eles reúnem várias funcionalidades. Criados por Tencent e Alibaba, WeChat e AliPay dominam o mercado chinês justamente por oferecer uma experiência mais completa ao seus usuários.
A China não usa Facebook, whatsapp, o que usamos? | What social media apps Chinese use? (SUB)
Qual o nome do TikTok na China?
O Douyin é o app de vídeos curtos mais popular da China e é uma das plataformas de mídia social mais visitadas do país. Assim como no TikTok, os vídeos no Douyin são exibidos em formato vertical e os usuários deslizam para cima para chegar ao próxima conteúdo.
Além do Instagram, o governo chinês também proíbe o uso do Facebook, YouTube e Twitter. As plataformas só podem ser acessadas por meio de uma VPN (Rede Privada Virtual). A China tem uma das políticas de controle de redes sociais mais rigorosas do mundo.
Sina Weibo, ou Weibo, é o site mais popular da China e pode ser considerado como uma combinação do Twitter e do Facebook. Por lá, usuários podem enviar vídeos, imagens e gifs, além de seguir pessoas e acompanhar suas linhas do tempo.
Baidu é uma empresa chinesa de serviços web criada em janeiro de 2000 na China por Robin Li e Eric Xu. Assim como o Google, também oferece um buscador para a população procurar sites, imagens, áudios e outros serviços no idioma chinês.
Popularizada em 2019, o TikTok é uma rede social destinada para o compartilhamento de vídeos curtos, tendo mais de 1 bilhão de usuários mensalmente. Porém, nesta quantidade não estão incluídos os chineses, pois eles não conseguem ter acesso à rede.
Nenhum dos quatro aplicativos — WhatsApp, Threads, Telegram e Signal — é amplamente utilizado na China. O WeChat, da Tencent, é de longe o serviço mais usado. As plataformas suspensas continuam disponíveis em Hong Kong e Macau porque são regiões autônomas.
Lembro que o Facebook (dono do Instagram, WhatsApp e Messenger) e Twitter foram banidos da China, desde 2009, assim coo também o Google, que saiu em 2010, tendo como razão à censura do governo, não restando mais nenhuma rede social operando no país dede do WeChat e TikTok.
O TikTok surgiu em 2014, ainda com o nome Musical.ly. Desenvolvido por uma empresa chinesa, era um aplicativo para as pessoas postarem vídeos dublando músicas. Em 2017, a empresa foi comprada pela conterrânea ByteDance, que na época tinha um aplicativo parecido, chamado Douyin.
Meipai: o “Instagram” chinês para vídeos O Meipai é um produto da Meitu Inc, uma empresa de tecnologia que faz smartphones e aplicativos de fotos. Foi lançado em 2014 e rapidamente se tornou muito popular.
A Apple retirou o WhatsApp e o Threads, ambos de propriedade da Meta, de sua loja de aplicativos na China nesta sexta-feira, por ordem do governo. Pequim determinou a remoção dos apps, alegando preocupações com a segurança nacional, elevando a tensão entre os Estados Unidos e a China na seara tecnológica.
Por que não pode Instagram na China? Como a China usa as redes sociais para manipular o debate público. Google, WhatsApp, YouTube, Instagram, Twitter. Tudo isso é bloqueado pelo governo chinês.
Virginia cancela viagem à China após descobrir que Instagram é proibido no país; entenda a restrição. A influenciadora Virgínia Fonseca revelou neste domingo (16) que desistiu de uma viagem de 20 dias à China após descobrir que o país proíbe o uso do Instagram.
Bielo-Rússia, Omã, Paquistão, Catar, Síria, Tailândia, Turquia e Uzbequistão. Todos esses países aplicam algum tipo de restrição ou proibição aos usuários de rede social.
TikTok pode ser usado pelo governo chinês para espionar usuários. O TikTok afirma que a empresa é totalmente independente — e “não forneceu dados de usuários ao governo chinês, nem forneceria se fosse solicitado”.
A justificativa dos apoiadores do projeto, e do próprio governo, é que a relação da China com a empresa ByteDance poderia criar ameaça à segurança nacional dos Estados Unidos, em função da coleta de dados dos usuários da plataforma.
O Nepal proibiu o TikTok, da China, porque o conteúdo da rede social "era prejudicial à harmonia social". A decisão surge dias após o país ter aprovado uma nova regra que exige que as empresas de redes sociais criem escritórios no país.