Amy Morin concluiu que uma boa forma de evitar a procrastinação é a chamada “Regra dos 10 minutos”. A técnica funciona da seguinte forma: Diga a si mesmo, no decorrer da tarefa, que você vai focar totalmente no trabalho em questão por 10 minutos.
A legislação brasileira não contempla norma que possibilite ao empregado chegar ao seu posto de trabalho com 15 (quinze) minutos, 10 (dez) minutos ou qualquer tempo de atraso e nem mesmo autoriza se tal tolerância se verificaria diária, ou semanalmente.
Como funciona: a ideia é que você pare por 15 e coloque ordem naquilo que está sujo ou bagunçado. Parece pouco? É aí que você se engana: com foco no que tem para ser feito, 15 minutos podem operar milagres.
Muitos Municípios possuem a famosa "Lei dos 15 minutos", que limita em 15 minutos o tempo máximo de espera dos clientes na fila para atendimento nos bancos e em 30 minutos nos dias de pico. É importante deixar claro que cada Município possui a sua lei e não existe uma Lei Federal neste sentido.
Se a jornada de trabalho não exceder de 6 horas, mas ultrapassar 4 horas, será obrigatório um intervalo de 15 minutos. Nota: Os intervalos de descanso não serão computados na duração do trabalho.
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em seu art. 58, determina que o colaborador possui um limite de até 10 minutos de tolerância por dia. Esse tempo limite de tolerância pode ser de até 5 minutos no início da jornada de trabalho e 5 minutos nos intervalos intrajornada..
Os 5 minutos que antecedem e sucedem a jornada de trabalho
Não tem validade cláusula prevista em convenção ou acordo coletivo que aumenta o limite de 5 minutos que antecedem e sucedem a jornada de trabalho para fins de apuração das horas extras (Súmula 449…
O § 1º, do art. 58, da CLT, estabelece que não serão descontadas nem computadas como jornada extraordinária as variações de horário no registro de ponto dos empregados não excedentes a 5 minutos, observado o limite máximo de 10 minutos diários.
Para converter minutos em horas, podemos aplicar uma regra de três simples, que após a simplificação do cálculo, pode-se resumir em: dividir os minutos por 60 e você terá o equivalente em horas.
No futsal existe uma regra chamada regra dos quatro segundos para evitar perdas desnecessárias de tempo. Na reposição de bola em jogo, marcação de livres e nos cantos, o jogador na posse da bola tem apenas quatro segundos para reiniciar o jogo, uma contagem feita pelo árbitro com os dedos no ar.
Defina um limite de tempo. Enquanto a regra dos 2 minutos sugere que as tarefas devem ser concluídas dentro desse período, é importante reconhecer quando uma tarefa pode levar mais tempo do que o previsto.
A Regra das 5 horas consiste na dedicação de 1 hora por dia, durante os dias da semana – por isso 5 horas – para os estudos de uma nova habilidade, que vai auxiliar no seu trabalho, investimentos ou desenvolvimento pessoal.
Quanto tempo o funcionário pode ficar no banheiro?
O desembargador também entendeu que a fixação de tempo máximo de 10 minutos para o uso do banheiro e 3 minutos para beber água, sem restrições ao número de vezes, não seria ilegal. “Em condições normais, referido tempo é suficiente para a realização das necessidades fisiológicas”, disse.
Isso significa que, se um funcionário bater o ponto até 10 minutos antes do horário de entrada ou saída, ou até 10 minutos depois, não é considerado atraso ou hora extra. No entanto, essa tolerância não deve ser utilizada de forma contínua para evitar problemas legais.
"Art. 482 Constituem justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador: f) embriaguez habitual ou em serviço, § 1º Constitui igualmente justa causa para a dispensa de empregado, a prática, devidamente comprovada em inquérito administrativo, de atos atentatórios à segurança nacional.
Saída antecipada de até 30 minutos - será descontado um terço da remuneração do dia. Saída antecipada superior a 30 minutos - será descontado o dia de trabalho.
É obrigatório chegar antes do horário no trabalho?
A tolerância para registro de ponto eletrônico já é prevista pela legislação trabalhista e garante que o colaborador possa chegar alguns minutos após o horário ou sair mais cedo do serviço.
Art. 58 - A duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá de 8 (oito) horas diárias, desde que não seja fixado expressamente outro limite.
Digitadores. Os digitadores devem ter um intervalo de 10 minutos a cada 90 minutos de trabalho, ou seja, 1h30min de trabalho. Esse intervalo é previsto com o intuito de prevenir doenças típicas do trabalho desse tipo de categoria, como LER (lesão por esforço repetitivo).
De modo específico, a legislação municipal de São Paulo, traz em seu artigo 2º que o tempo considerado hábil para o atendimento possui prazo de até: (i) 15 minutos em dias normais; (ii) 25 minutos às vésperas e após os feriados prolongados; e (iii) 30 minutos nos dias de pagamento dos funcionários públicos municipais, ...
TRT-11 - Recurso Ordinário: RO 17874120165110012. HORAS INTERVALARES. 15 MINUTOS DE INTERVALO NA JORNADA DE 6 HORAS DE TRABALHO. na hipótese de não exceder de 6 horas a jornada de trabalho, é obrigatória a concessão de um intervalo de 15 minutos quando a duração ultrapassar 4 horas (art.