O que é a Wicca? Wicca é uma religião neopagã que se concentra na veneração da natureza e na prática de magia. Surgiu no século XX, principalmente através dos esforços de Gerald Gardner, um influente ocultista britânico.
O deus Cornífero para um Bruxo é o Consorte da Deusa Mãe, a Criadora e Incriada. Esta é a visão dos Neopagãos na religião Wicca. O deus Cornífero é o deus fálico da fertilidade. Geralmente é representado como um homem de barba com casco e chifres.
Tradição de bruxaria que venera deuses anteriores ao período histórico, tendo entre suas crenças principais a de que o ser humano não é superior aos demais animais e que tudo no universo segue o mesmo fluxo, por eles chamado de "Dança da Deusa".
Diferente do que muitos pensam, a base desta religião é a magia de cura e ela deve ser utilizada para o bem. Eles acreditam na cura por meio da natureza e dos animais e acreditam na igualdade de gênero entre homens e mulheres, fazendo com que todos sejam visto da mesma forma.
Fatos que você precisa saber sobre a religião Wicca
O que a bruxaria ensina?
Na prática, a bruxaria moderna é uma “transformação interna”. Por ter ligação com a natureza, ensina que todo ser humano deve “respeitar seus próprios ciclos”.
A religião Wicca é caracterizada por uma série de crenças centrais que se interligam. Uma das crenças mais importantes é a veneração da natureza e a celebração das suas várias fases e ciclos. A Deusa e o Deus representam a dualidade da natureza e da existência, e são honrados em várias formas e aspectos.
As Ìyá mi, ancestrais míticas, são a máxima representação do poder feminino. Também são chamadas de Ajé, que em yorubá significa bruxa ou feiticeira.” Dentre as Ajés, a mais temida é Ìyá mi Oxorongá.
Pentáculo (um pentagrama inscrito num círculo), é um símbolo há muito tempo associado à Magia e ao Ocultismo, ocupando papel de destaque na Wicca, ou Bruxaria Moderna.
Segundo estimativas da União Wicca do Brasil (UWB), o Rio é o estado com maior número de bruxos do país: são cerca de 40 mil praticantes de bruxaria, das mais variadas vertentes (tradicional inglesa, celtíbera, familiar...), a maioria da Baixada Fluminense e da Zona Oeste da capital.
Segundo Virginia, existem algumas vertentes maiores: o Hermetismo ou Ocultismo (com ou sem práticas em grupo), a Wicca, a Bruxaria Tradicional e Magia do Caos.
Calcula-se que cerca de 100.000 pessoas podem ter sido executadas pela prática de bruxaria, normalmente pela fogueira ou, caso confessassem previamente, estrangulamento. Caso tivessem bens, eles eram confiscados, o que tornaria a Inquisição uma instituição muito rica.
Qual a diferença entre uma bruxa e uma feiticeira?
No dicionário Caldas Aulete, bruxa é toda “mulher que, supostamente, tem poderes mágicos, faz bruxarias e sortilégios e outras artes sobrenaturais; feiticeira”. As mais variadas sociedades e períodos históricos nos legaram suas bruxas.
Historicamente, o termo “bruxa” era usado para designar mulheres que praticavam ações que a sociedade não conseguia compreender, sendo consideradas como magia, mas, muitas vezes, era apenas um conhecimento avançado do uso de plantas e medicamentos, sendo muito mais curandeiras do que feiticeiras.
A Wicca é uma religião politeísta, de culto basicamente dualista, que crê tradicionalmente na Deusa Tríplice e no Deus cornífero, ou religião matriarcal de adoração à deusa mãe.
Qualquer pessoa pode praticar a bruxaria desde que tenha fé nas forças do universo e crê no mundo espiritual. A bruxaria natural usa elementos naturais e respeita a natureza acima de tudo. Além disso, todos os objetos na bruxaria tem uma simbologia e por isso fazem parte da vida de um praticante.
A Bruxaria é um ofício, ou seja, algo que fazemos com as nossas mãos, com a nossa mente, com os nossos pensamentos, com os elementos da natureza e com a nossa energia. É uma prática que empodera as pessoas e qualquer um pode aprender, cultivar e personalizar.
Na Idade Média, as bruxas eram acusadas de falsear o controle divino, manipulando ervas e curando doenças, pois ninguém poderia mudar o curso divino das coisas se não fosse Deus. Juntamente com essa acusação, as bruxas eram acusadas de fazerem pactos demoníacos e realizarem coisas sobrenaturais, como voar pelos ares.
O Dicionário Eletrônico Houaiss diz mais ou menos o mesmo, dado que define bruxaria como «ação ou prática própria de bruxa ou bruxo; bruxedo, feitiçaria» e diz que feitiçaria é «obra de feiticeiro» ou o «mesmo que bruxaria».
A Lei Tríplice, Lei de Três ou três arigós, comumente usada na Wicca, é a única lei desta religião, que dita: "Tudo o que fizeres voltará em triplo para ti", ou "Tudo aquilo que fizer retornará a você nesta vida multiplicado por três", sendo aplicada tanto na própria execução da mesma, quanto nos aspectos gerais da ...