O islamismo permite que o homem se case com até quatro mulheres, mas estabelece condições para esses matrimônios. Uma delas, e a mais rígida, é a de que o homem deve ter condições de tratar todas as esposas com igualdade.
Hoje, continua a ser adotado em alguns países muçulmanos e em processo de adoção em outros, o costume é regulamentado pelo Alcorão que tolera a poligamia e permite um máximo de 4 esposas. Entre os hindus, o Rig Veda menciona que durante a civilização védica da Índia Antiga, um homem poderia ter mais de uma esposa.
Hoje, várias denominações do mormonismo fundamentalista continuam a praticar a poligamia. A prática da poligamia dos Santos dos Últimos Dias tem sido controversa, tanto na sociedade ocidental quanto na própria Igreja Mórmon.
Afeganistão – se o homem desejar, segundo o Alcorão, ele pode tomar no máximo quatro esposas, e não pode se divorciar. Sudão – No Sudão, além de legalizada, ela é muito incentivada. A poligamia é praticada por quase 40% dos homens.
Defensores do “esposas espirituais” ensinavam que as relações sexuais eram permitidas fora das relações matrimoniais legais, sob condição de que as relações permanecessem secretas. Nas negações, “poligamia” era para ser entendida como o casamento entre um homem e mais de uma mulher sem a sanção da Igreja.
Nos Bastidores: Deus permite a Poligamia? | Evidências NT
Quantas esposas o mórmon pode ter?
Os mórmons proíbem a poligamia e parlamentares mórmons estão entre os defensores da nova lei, segundo o Daily News. Os mórmons fundamentalistas sustentam a pregação de que o "casamento pluralista" é uma bênção divina. O homem pode ter uma esposa oficial e múltiplas "esposas espirituais".
Algo que ela nos diz para evitar são as “bebidas quentes” (Doutrina e Convênios 89:9). Joseph Smith e outros líderes da Igreja explicaram que isso significa chá preto e café. Embora a Palavra de Sabedoria tenha benefícios evidentes para a saúde, essa não é a principal razão para segui-la.
Temos visto que Deus não proibiu a poligamia na Lei, que os profetas até a tratam como uma bênção de Deus (como no caso de Davi, por exemplo) e que os livros poéticos até embelezam a poligamia, o que sugere, no mínimo, que o NT terá concordância com todo o resto da Escritura.
Dentro do título que trata dos crimes contra a família, o nosso Código Penal prevê, em seu art. 235, o delito de bigamia, que consiste em “contrair alguém, sendo casado, novo casamento”. A pena é de reclusão, de dois a seis anos.
E em todo o país contam-se cerca de 187 000 casos de poligamia. Embora os casamentos múltiplos sejam proibidos, homens há que arranjam uma segunda mulher.
Os Mórmons acreditam que todos os homens e mulheres que já nasceram, inclusive Jesus Cristo, viveram com Deus como seus filhos espirituais antes desta vida. Deus quis que cada um de nós viesse à Terra para obter experiência, aprender e crescer para se tornar mais semelhante a Ele.
A realidade de que a vida tem um propósito divino, de que Deus cuida de cada pessoa e de que todos têm a capacidade de progredir por meio de escolhas corretas é o tema central do pensamento mórmon. Os santos dos últimos dias acreditam em Deus como um ser pessoal e amoroso, nosso Pai Celestial.
RESUMO Seita religiosa, fundada por Joseph Smith, em Fayette, Nova Iorque, sob o nome de Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, a 6 de abril de 1830. Sua organização gira em torno da presença de um profeta vivo, cuja personalidade religiosa constitui um dos aspectos importantes da moral mórmon.
Os apoiadores muçulmanos da poligamia citam frequentemente o versículo 4:3 do Alcorão, que permite a um homem casar com até quatro mulheres, mas encoraja-o a ser monogâmico se não puder ser justo com todas elas", diz.
Allan Kardec pergunta aos amigos espirituais, em O Livro dos Espíritos , na questão 701: Qual das duas, a poligamia ou a monogamia, é mais conforme a lei de Natureza? A resposta dos Espíritos é clara e objetiva: “A poligamia é a lei humana cuja abolição marca um progresso moral.
O padrão geral de casamento na Igreja tem sido sempre o de monogamia, como indicado no Livro de Mórmon ( Jacó capítulo 2, versículo 27 ). A poligamia fez parte de nosso passado, por cerca de 50 anos no século XIX. Mas não faz parte de nosso presente. A poligamia foi oficialmente abolida em 1890 — há 118 anos.
Falta de jurisprudência empurra integrantes dessa composição familiar para longas disputas judiciais. O trisal é uma realidade da vida, mas não da lei. Os relacionamentos de três pessoas não são reconhecidos pela legislação do país nem aceitos no Código Civil como composição familiar.
Os pesquisados afirmam que não são polígamos, mas poliamoristas, uma vez que a poligamia pressupõe assimetria de gênero, ou seja, há um único polígamo em cada relação. Já no Poliamor, é indispensável que a possibilidade de mais de um relacionamento amoroso simultâneo seja tanto de homens quanto de mulheres.
Veja alguns trechos da bíblia que comprova a poligamia: O primeiro exemplo de poligamia / bigamia na Bíblia foi Lameque em Gênesis 4:19: “E tomou Lameque para si duas mulheres…” além dele, Abraão, Jacó, Davi, Salomão e muitos outros tinham várias mulheres.
Lameque é um personagem bíblico do Antigo Testamento mencionado no livro de Gênesis como filho de Metusael e um dos descendentes de Caim da quinta geração deste. Ele foi o primeiro homem mencionado na Bíblia a praticar poligamia.
Porque na Igreja dos mórmons não podem tomar café?
Entre essas restrições está uma menção específica a "bebidas quentes", que foi interpretada pelos líderes da igreja como incluindo café e chá. A Palavra de Sabedoria é considerada um mandamento de Deus e, portanto, é seguida rigorosamente pelos mórmons devotos.
Cometer um pecado é desobedecer deliberadamente aos mandamentos de Deus ou deixar de agir em retidão apesar de ter conhecimento da verdade (ver Tiago 4:17).
Os mórmons não acreditam na Trindade. Para eles, pai, filho, Espírito Santo são 3 seres de já. Os evangélicos creem que deus é um só em essência, mas existem três pessoas distintas, pai e filhos, filhos. Os mornos acreditam na salvação pela fé em jesus cristo.