Qual a responsabilidade da empresa no acidente de trabalho?

A responsabilidade civil do empregador por acidente de trabalho nas atividades de risco é contratual (tem o empregador a obrigação de proteger o empregado em face da ocorrência de acidente de trabalho), por ato próprio (causado pelo responsável pela reparação) e objetiva, ou seja, independe de culpa.
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Quais são as obrigações da empresa em caso de acidente de trabalho?

A empresa deve comunicar imediatamente os superiores hierárquicos e as equipes responsáveis pela segurança no trabalho, como o SESMT e a CIPA. Uma investigação completa deve ser conduzida para compreender as causas do acidente e identificar possíveis ações de correção e prevenção.
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O que a empresa deve fazer em caso de acidente de trabalho?

3) O QUE FAZER APÓS O ACIDENTE? Como já visto, o primeiro passo a ser dado é buscar um médico ou hospital e avisar o empregador. Se a empresa tiver médico próprio, o ideal é avisá-lo do acidente. Qualquer pessoa pode comunicar o acidente à empresa, caso o trabalhador não tenha condições.
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O que diz a CLT sobre o acidente de trabalho?

Art. 3º Acidente do trabalho será aquêle que ocorrer pelo exercício do trabalho, a serviço da emprêsa, provocando lesão corporal, perturbação funcional ou doença que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. Parágrafo único.
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Qual teoria informa a responsabilização do empregador pelo acidente do trabalho?

A teoria do risco e a responsabilidade civil do empregador quando da ocorrência do acidente do trabalho. 2011. 62 f.
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Sofri acidente de trabalho, Quais são os meus direitos?

Qual a responsabilidade da empresa em caso de acidente de trabalho?

Se existe nexo de causalidade entre a atividade de risco e o efetivo dano, o empregador deve responder pelos prejuízos causados à saúde do empregado, tendo em vista que a sua própria atividade econômica já implica situação de risco para o trabalhador.
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Qual é a responsabilidade da empresa?

Portanto, a função da responsabilidade civil da empresa é justamente proporcionar uma reparação pelos danos morais, ou materiais, causados em decorrência da oferta de seus produtos ou da prestação de seus serviços. Essa ideia fundamenta a noção objetiva de responsabilidade.
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Quem paga indenização por acidente de trabalho?

O empregador, dependendo das circunstâncias, pode ter o dever pagar danos morais, danos estéticos, dano existencial, pensão vitalícia, lucros cessantes e outros danos como indenização por acidente de trabalho.
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Quem paga o tratamento em caso de acidente de trabalho?

ACIDENTE DO TRABALHO. CUSTEIO DE DESPESAS MÉDICAS/CONVÊNIO DE SAÚDE. Tendo em vista que o artigo 927 do Código Civil dispõe que aquele que causar dano a outrem fica obrigado a repará-lo, cabe à empregadora custear integralmente o tratamento médico decorrente do acidente de trabalho.
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Quais são meus direitos em caso de acidente de trabalho?

O trabalhador que sofre acidente do trabalho tem direito a um período de estabilidade que é de 12 meses a contar da alta concedida pelo INSS, ou seja, por esse período não pode ser dispensado sem justa causa (mas pode ser dispensado por justa causa).
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Como a empresa deve agir em caso de acidente no trabalho?

Prestar os primeiros socorros

Independente da gravidade do acidente, é obrigação da empresa prestar os primeiros socorros. Isto é, todos os procedimentos e suporte necessário ao trabalhador que sofreu um acidente de trabalho. Após prestar os primeiros socorros, o segundo passo é emitir a CAT.
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Quem paga em caso de acidente de trabalho?

Digamos que um colaborador sofra um acidente e, com isso, precise de um afastamento do trabalho de três meses. Durante os primeiros 15 dias, quem pagará o auxílio-doença será o empregador. Portanto, a empresa na qual a pessoa atua. Contudo, a partir do 16.º dia, essa responsabilidade passa a ser do INSS.
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Quem custeia o acidente de trabalho?

O dever de indenizar surgiu da teoria do risco gerado, ou seja, se é o empregador quem cria o risco por meio de sua atividade econômica (empresa), a ele caberá responder pelos danos causados, independente de dolo ou culpa.
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O que acontece com a empresa em caso de acidente de trabalho?

O trabalhador que sofreu um acidente de trabalho na empresa tem direito à estabilidade. Ou seja, o trabalhador não pode ser mandada, pois a estabilidade está prevista em lei no período de 12 meses sem ser mandada embora pelo empregador.
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Quais os direitos de um trabalhador que sofreu acidente de trabalho?

Auxílio-doença acidentário: Caso o trabalhador fique incapacitado temporariamente em decorrência do acidente, ele tem direito a receber o auxílio-doença acidentário, que corresponde a 91% do salário de benefício.
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Quem sofre acidente de trabalho pode ser mandado embora?

Estabilidade no Emprego: Conforme previsto na legislação trabalhista brasileira, o trabalhador acidentado tem direito à estabilidade provisória no emprego por um período mínimo de 12 meses após seu retorno ao trabalho. Durante esse período, o empregador não pode demitir o trabalhador sem justa causa.
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Quem paga os custos de um acidente de trabalho?

O custo de um acidente de trabalho impacta a finanças da companhia, mas também dos cofres públicos. De forma geral e de acordo com a legislação brasileira, é a empresa quem deve arcar com os valores que decorrem de um acidente de seu colaborador, seja em seu deslocamento ou no cumprimento de suas funções.
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Qual é o valor da indenização por acidente de trabalho?

A jurisprudência brasileira estabelece que a indenização deve ser calculada levando por base o salário recebido pelo trabalhador à época do acidente, multiplicado por um coeficiente que leva em consideração a gravidade da lesão (percentual da redução da capacidade laboral, a qual é estipulada pelo médico do trabalho).
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O que a CLT fala sobre acidentes de trabalho?

Art. 3º Acidente do trabalho será aquêle que ocorrer pelo exercício do trabalho, a serviço da emprêsa, provocando lesão corporal, perturbação funcional ou doença que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. Parágrafo único.
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Quem arca com as despesas em caso de acidente de trabalho?

ACIDENTE DO TRABALHO. CUSTEIO DE DESPESAS MÉDICAS/CONVÊNIO DE SAÚDE. Tendo em vista que o artigo 927 do Código Civil dispõe que aquele que causar dano a outrem fica obrigado a repará-lo, cabe à empregadora custear integralmente o tratamento médico decorrente do acidente de trabalho.
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Quem deve provar o acidente de trabalho?

Para a configuração da responsabilidade civil do empregador é necessária a prova do dano e do nexo de causalidade entre este e o trabalho desenvolvido, além da participação omissiva ou comissiva do empregador para a ocorrência do evento acidentário, ônus que incumbia ao reclamante e do qual não se desincumbiu.
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Qual o valor da indenização por sequela?

O valor dessa indenização é de 50% do valor de seu salário de benefício (que deu origem ao Auxílio-Doença). Exemplo: Se você recebia 2.000,00 reais no seu Auxílio doença que fora cessado, o seu Auxílio Acidente será no valor, aproximado, de 1.000,00 reais.
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De quem é a culpa dos acidentes de trabalho?

A legislação brasileira prevê que a maior fatia da culpa será, em regra, atribuída aos empregadores, visto que eles têm o poder diretivo, assim como a responsabilidade por zelar pelo trabalhador, a parte mais frágil da relação laboral.
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Como provar que sofreu acidente de trabalho?

A CAT é um documento que reconhece o acidente de trabalho ou doença ocupacional.
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Quando o acidente de trabalho gera indenização?

Sim, é possível pedir indenização por acidente de trabalho em determinadas circunstâncias. Se o acidente ocorreu devido à negligência ou falta de medidas de segurança por parte da empresa, o trabalhador acidentado pode entrar com uma ação judicial solicitando indenização por danos materiais e morais.
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