Pele: erupções cutâneas; vermelhidão na pele, coceira, urticária. Sistema urinário/eletrolítico: inchaço por retenção de líquidos. Reações de hipersensibilidade: reações anafiláticas (alérgicas graves), inchaço da laringe. Sistema cardiovascular: queda da pressão arterial.
O Benzetacil é denso e viscoso. Por isso, deve ser liberado lentamente no músculo, o que é feito por meio de uma injeção. A dor ocorre porque, na aplicação, a injeção rompe a fibra muscular.
Por que o benzetacil dói? Primeiro, porque a via de administração é a intramuscular, “a agulha precisa atravessar o músculo, logo tem um tamanho considerável”, comenta a acadêmica. Outro fator é a densidade da solução, além do acúmulo de cristais no frasco da injeção.
O efeito do Benzetacil demora entre 24 e 48 horas para começar a fazer efeito. O Benzetacil pode causar dor e desconforto quando é aplicada, porque o seu conteúdo é viscoso, podendo deixar a região dolorida durante cerca de 1 semana.
Será que ainda Vale a Pena Tomar Benzetacil?? Otorrino Responde
Como não sentir dor ao tomar Benzetacil?
Embora a dor causada pela aplicação da Benzetacil seja uma preocupação frequente, ela geralmente é bem tolerada. Além disso, pode ser aliviada por meio do preparo adequado do medicamento e, em alguns casos, uso simultâneo de anestésico local.
Por que a Benzetacil é dolorida? A dor provocada pela injeção pode dar a impressão de que se trata de um medicamento mais “poderoso”. “Na verdade, o incômodo se deve ao maior volume e à densidade do líquido injetado, que afeta as fibras musculares.
Por isso ela é a mais dolorosa das injeções. Qual é a injeção mais dolorida? A temida Benzetacil combina todos os fatores: é um medicamento viscoso, aplicado dentro do músculo e com uma agulha de calibre relativamente grosso.
A intramuscular, que como o próprio nome diz vai diretamente ao músculo, é a que mais incomoda por penetrar mais fundo em nossos braços ou glúteos. Já a intradérmica, aplicada na pele, é a menos dolorosa.
Os pacientes que usam anticoagulantes, como a Varfarina, devem tomar cuidado com a associação, pois a penicilina benzatina aumenta o efeito anticoagulante, podendo causar elevação do INR. Outros fármacos cuja associação com o benzetacil deve ser evitada são: Tatraciclina.
O sono não é um efeito colateral habitual do benzetacil, por isso é possível que esse sintoma tenha outra causa. Fique atento se sugem outros sintomas e, se a sonolência for intensa ou persistir, consulte um clínico geral para fazer uma avaliação mais detalhada.
Infecções leves e moderadas do trato respiratório superior e da pele. Infecções venéreas: sífilis, bouba (doença tropical infecciosa), bejel (sífilis endêmica) e pinta (doença sexualmente transmissível). Profilaxia da glomerulonefrite aguda (doença renal) e doença reumática.
A intramuscular, que como o próprio nome diz vai diretamente ao músculo, é a que mais incomoda por penetrar mais fundo em nossos braços ou glúteos. Já a intradérmica, aplicada na pele, é a menos dolorosa.
Para cada região de aplicação, deve-se observar o posicionamento adequado do paciente, proporcionando o relaxamento da musculatura local. Músculos relaxados são menos propensos a sangrar quando injetados, além colaborar com a redução da dor [3].
A Benzetacil demora em torno de 30 minutos para começar a fazer efeito. Este antibiótico é rapidamente absorvido pelo organismo após a aplicação intramuscular e algumas pessoas podem notar sinais de melhora já nas primeiras 24 horas.
Exemplo de uso: benzetacil, antibiótico para tratar infecções; Agulha indicada: 40 mm de comprimento por 0,9 mm de calibre. Profunda, a injeção atravessa toda a pele até chegar ao músculo.
Para que serve o Benzetacil e para que é indicado? Benzetacil ® (benzilpenicilina benzatina) está indicado no tratamento de complicações causadas por microrganismos afetados à penicilina G: Infecções pelo Streptococos do grupo A (um tipo de bactéria), sem bacteremia (disseminação da bactéria pelo sangue).
A azitromicina, em dose única de 2,0 g oral, foi equivalente à benzetacil para o tratamento da sífilis precoce em pessoas sem infecção por HIV. Uma única dose oral de azitromicina pode ser uma alternativa viável à benzetacil para tratar a bouba em pacientes pediátricos.
Realizar a aplicação por via intramuscular conforme protocolos de aplicação de injetáveis, aplicar preferencialmente pela via ventro-glútea, podendo ser aplicada também em vasto lateral da coxa e dorso glútea; 06.
“Os anti-inflamatórios devem, sim, ser evitados, assim como medicamentos que possam comprometer o ritmo cardíaco e os de ação central, que podem dar sonolência, confusão ou perda do controle motor. Além de comprometer o rendimento, eles podem trazer até risco para o praticante de atividade física”, fala Buzatto.
É normal ficar um caroço depois de tomar Benzetacil?
Toda medicação pode ter efeitos colaterais, no caso da Benzetacil pode causar vermelhidão, bolas na pele, dores, inchaço ou formação de um caroço no local da aplicação, o que não significa erro na aplicação.
Portanto, o consumo de álcool deve ser fortemente desencorajado durante as 24 horas que antecedem o início do tratamento até 72 horas depois do fim do tratamento antibiótico.