📌 Em português, na maioria das palavras, a sílaba tónica é a penúltima sílaba. Exemplos: boca (sílaba tónica: <bo>), pato (sílaba tónica: <pa>), vaca (sílaba tónica: <va>), raro (sílaba tónica: <ra>).
Sílaba tônica e átona se referem a intensidade das sílabas quando são pronunciadas, ou seja, a tonicidade das sílabas ao serem faladas. A sílaba tônica é aquela que é pronunciada com maior intensidade e mais força, enquanto que a sílaba átona é aquela pronunciada com menor intensidade e menos força.
Quando a sílaba tônica é a penúltima, a palavra é chamada paroxítona. Exemplos: galo – galinha. Quando a sílaba tônica é a antepenúltima, a palavra é chamada proparoxítona.
📌 Em português, na maioria das palavras, a sílaba tónica é a penúltima sílaba. Exemplos: boca (sílaba tónica: <bo>), pato (sílaba tónica: <pa>), vaca (sílaba tónica: <va>), raro (sílaba tónica: <ra>).
Por exemplo, uma palavra como “medico” (sem acento), deve ser lida com a penúltima sílaba tônica: “meDIco”. Quando queremos nos referir à profissão, o acento tônico recai na antepenúltima; então vamos indicar isso através de um acento: “Médico".
Nessa palavra, a sílaba tônica (pronunciada com mais intensidade) é “pás”. As demais sílabas são átonas. Identificando a sílaba tônica é possível classificar as palavras em oxítona, paroxítona ou proparoxítona. A palavra “pássaro” é proparoxítona.
Na nossa língua, a sílaba tônica pode ocorrer em três posições da palavra, que será, assim, classificada como: oxítona, quando a sílaba tônica é a última sílaba da palavra (café); paroxítona, quando a sílaba tônica é a penúltima (escola); proparoxítona, quando a sílaba tônica é a antepenúltima (sábado).
Fêmeas de pato-real (assim como outras espécies no gênero Anas) fazem a clássica onomatopeia quack enquanto os machos fazem um som similar, porem mais rouco, porem, a maioria das espécies não faz este som.
Chame a atenção da turma, a cada palavra “gritada”, sobre em qual sílaba a voz se demora mais, pois esta é a sílaba tônica. Por exemplo: a palavra “Brasil”, quando a gritamos, nos demoramos mais sobre a primeira ou sobre a segunda sílaba? O som da palavra, ao ser gritada se parece com “BRÁ-sil”, ou com “bra-SÍL”?
Palavras paroxítonas: têm a penúltima sílaba como tônica. Exemplos: casa, fazenda, otorrinolaringologista. Palavras proparoxítonas: têm a antepenúltima sílaba como tônica.
Letra C – O acento tônico recai na última sílaba de todas as palavras: até – capital – urubu. Letra C – O acento tônico recai na última sílaba de todas as palavras. Letra C: - sótão - o acento tônico recai na penúltima sílaba.
Quando falamos em sílaba tônica, estamos nos referindo a sílaba da palavra que é pronunciada com mais força. É importante saber sobre isso porque pode ajudar a pronunciar a palavra do jeito certo.
Exemplo: Anel (a é a sílaba átona e nel é a sílaba tônica). Nesse meio, há um conjunto de palavras que podemos classificá-las em: palavras oxítonas, paroxítonas ou proparoxítonas.
Por exemplo: quando falamos a palavra banana, o primeiro “na” tem maior intensidade que o outro “na”, e também maior que “ba”. O primeiro “na”, que é a segunda sílaba da palavra, é a sílaba tônica. .
Letra E: A palavra 'guri' apresenta a sílaba 'ri' como sendo a sílaba tônica (última – oxítona); 'cama' apresenta a sílaba 'ca' como sendo a sílaba tônica (penúltima – paroxítona); a palavra 'áspero' apresenta a sílaba 'ás' como sendo a sílaba tônica (antepenúltima – proparoxítona).