A sinusite do tipo viral é mais comum e menos grave. Já a bacteriana tem início semelhante, mas pode se agravar com o tempo. Nesse caso o tratamento necessita de uma combinação de medicamentos.
Sinusite viral é grave? Na maioria dos casos, a sinusite viral não é uma doença grave. Remediando os sintomas, o problema pode se curar gradativamente, durando apenas alguns dias. Porém, quando não tratada da maneira correta, pode causar maiores transtornos, assim como a sinusite bacteriana.
Como saber se a sinusite se espalhou para o cérebro?
No cérebro
O médico acrescenta que a tosse e o sangramento do nariz também sinalizam a sinusite. Rouquidão e tontura são indícios menos óbvios. Complicações da doença podem ainda afetar o globo ocular ou o cérebro. ;O tratamento é indispensável.
Complicações. A principal complicação da sinusite é a disseminação local de infecção bacteriana, causando celulite periorbital ou orbital, trombose do seio cavernoso ou abscesso epidural ou cerebral.
5 sinais de que você pode estar com sinusite aguda bacteriana. Dra Fernanda Philippi - Otorrino
O que acontece se ficar com sinusite por muito tempo?
Ignorar os sintomas básicos da sinusite pode agravar a doença, pois os seios da face apresentam íntima relação com os olhos, ouvidos, cérebro, garganta e pulmão. Ou seja, a sinusite bacteriana pode levar a complicações graves em alguns desses órgãos quando não tratada corretamente.
O tratamento de sinusite crônica costuma ser feito com medicamentos anti-inflamatórios (corticosteroides),para uso tópico intranasal, oral ou injetável. Eles podem ser indicados para o controle dos sintomas, assim como no pré-operatório e na manutenção pós-operatória.
Dor de cabeça, principalmente na região da testa e abaixo dos olhos, sensação de pressão interna no rosto. Sintomas que indicam sinusite, certo? Nem sempre. A sinusite está associada principalmente a quadros de secreção/obstrução nasal e alterações no olfato.
A sinusite etmoidal causa dor atrás dos olhos e entre eles, lacrimejamento e cefaleia acima da testa (geralmente descrita como se a cabeça estivesse se partindo ao meio). A dor causada pela sinusite esfenoidal não se localiza em zonas bem definidas e pode ser sentida na parte frontal ou posterior da cabeça.
Essa inflamação pode chegar ao cérebro e provocar meningite. Quando vai parar nos ossos pode desencadear um quadro de osteomielite. Se chegar ao globo ocular, pode atingir a visão; quando acomete a pele pode provocar celulite infecciosa, uma infecção bacteriana de pele, que pode ser grave.
O raio-x dos seios da face é o exame mais adequado para diagnosticar um quadro de sinusite ou de rinossinusite. A técnica identifica mesmo inflamações profundas ou obstruções físicas que dificilmente seriam percebidas por outros meios.
Como saber se a minha sinusite e crônica ou aguda?
Como vimos acima, a principal diferença entre sinusite crônica e aguda está no tempo de duração dos sintomas apresentados. Na sinusite aguda, a mucosa nasal necessita de no máximo três meses para se recuperar totalmente. Passando desse período, já podemos considerar um quadro de sinusite crônica.
Quando a sinusite precisa de internação? O Dr. explica que, geralmente, a sinusite é viral, quando os sintomas duram cerca de 5 dias, com a ajuda de remédios sintomáticos. Porém, a partir do 5º dia de sintoma, pode evoluir para a sinusite bacteriana, quando médicos não entram com antibiótico.
Sinusite viral é uma infecção viral dos seios da face (os espaços ocos nos ossos da face em torno do nariz). É uma condição muito comum. Pode vir após um resfriado ou gripe. Os sintomas mais comuns são o nariz entupido e dor ou pressão na região ao redor do nariz.
Existem dois tipos de sinusite: uma sinusite aguda ou de curto prazo que pode ocorrer após um resfriado, um ataque de alergia, ou devido a poluentes no ambiente; e uma sinusite crônica ou de longo prazo, que dura mais de 12 semanas.
Germes presentes na água morna podem causar até infecção cerebral, por isso é preciso ter cuidado com o produto empregado na limpeza das vias aéreas. Com a chegada da primavera, a estação da polinização, doenças respiratórias características como a rinite tendem a aflorar.
Como saber se estou com sinusite viral ou bacteriana?
Cor do muco: O muco na sinusite viral costuma ser claro ou branco, enquanto na sinusite bacteriana, pode ser amarelado ou esverdeado. Gravidade dos sintomas: A sinusite bacteriana tende a causar sintomas mais graves, como febre alta e dor facial intensa.
A sinusite bacteriana mal curada pode afetar o globo ocular, podendo levar a perda da visão, porque a inflamação tende a levar a formação de secreção que atinge a órbita, o globo ocular e o nervo óptico.
Sinusite pode virar meningite? Em casos raros, quando a doença não é tratada de forma correta, ela pode evoluir para meningite bacteriana, que é uma inflamação nas membranas que recobrem o sistema nervoso central (medula e cérebro).
Enquanto a rinite é uma inflamação das fossas nasais, a sinusite acontece na face, em torno e acima do nariz. Além disso, os sintomas da sinusite costumam ser mais graves, como veremos adiante. Porém, a rinite também incomoda bastante, sendo uma manifestação mais aguda.
Há casos de sinusite crônica, quando os episódios duram mais de 12 semanas. Nessas situações, talvez seja necessário o médico pedir alguns exames de imagem para avaliar o quadro. O que fazer? Na maior parte das vezes, cuidados básicos e controle dos sintomas são suficientes para superar a sinusite.
Também um simples exame de sangue pode indicar, pelo aumento do número de eosinófilos, se o paciente tem alergia, condição que favorece o aparecimento de sinusites crônicas. O raio-x de seios da face é um ótimo meio de se fazer o diagnóstico da sinusite.