Qual a taxa de mortalidade da cirurgia bariátrica?
Segundo dados nacionais e internacionais, a mortalidade intra-hospitalar variou entre 0,5-3,6% para as operações não laparoscópicas realizadas nos últimos 10 anos, sendo a maioria delas próxima de 0,5%.O que pode levar à morte na bariátrica?
Esses índices são muito inferiores se comparados com outras cirurgias gastrointestinais, como colectomia (6%), esofagectomia (16%) ou gastrectomia total (12%). As principais causas de morte na cirurgia bariátrica são a embolia pulmonar, a deiscência de anastomose e o infarto do miocárdio.Qual o grau de risco da cirurgia bariátrica?
É uma cirurgia com risco moderado de complicações em decorrência principalmente devido as condições clínicas que acometem o paciente obeso mórbido. Por causa disso essa preparação pré-operatória do obeso mórbido se faz de forma diferenciada e mais demorada em comparação com outras cirurgias.Qual a expectativa de vida para quem faz bariátrica?
Fábio Revoredo. “Um estudo recente informou que pessoas obesas vivem de 3 a 9 anos menos que uma pessoa não obesa. Com a bariátrica, é possível diminuir e controlar o diabetes em parte dos pacientes. Hipertensão, artrose e esteatose grave também melhoram significativamente após o emagrecimento”.Quais as chances de morrer na cirurgia bariátrica?
Quais os riscos da bariátrica a longo prazo?
Úlceras são feridas que surgem nas paredes do estômago e causam náuseas e vômitos, além de deixar o paciente suscetível à infecções e muita dor na região abdominal. O desenvolvimento de úlceras são muito comuns quando há complicação decorrente da cirurgia.Qual a idade máxima para fazer a cirurgia bariátrica?
Anteriormente, a idade mínima era de 18 anos. Porém para o processo é necessário que os pacientes passem por uma avalição mais criteriosa. A idade limite para realizar a cirurgia bariátrica passa a ser 65 anos, mas há critérios para indicação de cirurgia em pessoas com mais idade.É perigoso fazer cirurgia bariátrica?
A cirurgia bariátrica, apesar de oferecer riscos como qualquer outro procedimento cirúrgico, não é considerada perigosa. É preciso compreender que fazer essa cirurgia é algo para a vida toda, e é um meio de acabar com a obesidade mórbida.Quais os pontos negativos da bariátrica?
Quais são as desvantagens com a cirurgia bariátricaEntre as desvantagens com a cirurgia podemos citar a deficiência de nutrientes, o que exige a suplementação por parte do paciente, e chances pequenas de ocorrer complicações (1%), como trombose, assim como em todo procedimento cirúrgico.
O que pode dar errado em uma cirurgia bariátrica?
São quatro: os problemas nutricionais, a obstrução intestinal, as infecções intra-abdominais e a Síndrome de Dumping.
- Confira abaixo os detalhes de cada um desses 4 riscos relacionados à cirurgia bariátrica!
- A obstrução intestinal é uma complicação que pode ocorrer em qualquer tipo de cirurgia abdominal.
O que não te contam sobre a cirurgia bariátrica?
A cirurgia bariátrica não elimina sua vontade de comerA diferença é que, após a cirurgia bariátrica, seu estômago não terá espaço para uma ingestão exagerada desses alimentos. Você passará vontade, mas com o estômago cheio.
Tem que entubar para fazer bariátrica?
O paciente passa pelos primeiros cuidados, que envolvem a administração dos medicamentos, verificação dos parâmetros vitais, como pulsação, pressão arterial, respiração, concentração de oxigênio, gás carbônico no sangue, etc. Em seguida, o paciente passa pela intubação.Quando não fazer bariátrica?
A cirurgia bariátrica é um procedimento importante para o tratamento da obesidade mórbida, porém, como outros procedimentos, têm suas contraindicações absolutas e relativas, como a realização em menores de 16 anos, gravidez, transtornos psiquiátricos, entre outras condições que inviabilizam a cirurgia ou a recuperação ...Quem faz bariátrica reduz o tempo de vida?
É mito que “quem faz cirurgia bariátrica vive menos”O ganho progressivo de peso leva à redução da expectativa de vida de qualquer pessoa. Isso porque a obesidade mórbida aumenta consideravelmente o risco de complicações graves – que podem inclusive levar a pessoa a óbito.
Qual a desvantagem da cirurgia bariátrica?
Uma das complicações a longo prazo das gastroplastias é a deficiências de algumas vitaminas e oligoelementos. A melhor forma de profilaxia é o inicio precoce de suplementos vitamínicos desde o pós-operatório recente, evitando-se carências nutricionais específicas.Qual bariátrica é menos agressiva?
A cirurgia bariátrica minimamente invasiva é mais um procedimento cirúrgico realizado de forma menos agressiva ao corpo. Ao invés dos grandes cortes comuns nas cirurgias convencionais, a cirurgia minimamente invasiva é feita através de pequenas incisões, que variam de 3mm até 15mm.Qual é o maior risco da cirurgia bariátrica?
Riscos da Cirurgia BariátricaCoágulos sanguíneos Problemas pulmonares
Qual o lado negativo da bariátrica?
Um dos maiores problemas relacionados à cirurgia bariátrica é uma espécie de "efeito rebote" que os pacientes desenvolvem devido à abrupta redução do estômago. A obesidade participa de um ciclo vicioso de compulsão, onde a relação com a comida se torna um vício.Qual a cirurgia bariátrica mais segura?
Estudado desde a década de 60, o by-pass gástrico é a técnica bariátrica mais praticada no Brasil, correspondendo a 75% das cirurgias realizadas, devido a sua segurança e, principalmente, sua eficácia.Quais sequelas da bariátrica?
dumping, diarréia e vômitos. Também existe o risco de deficiências de ferro, vitamina B12, vitamina D e cálcio. Alterações psiquiátricas: Com a perda de peso, ocorre um aumento da auto-estima, melhora do relacionamento social, diminuição da ansiedade e da depressão.É saudável fazer bariátrica?
Benefícios da cirurgia bariátrica:Redução de riscos à saúde: Ao abordar e controlar a obesidade, a cirurgia bariátrica também pode reduzir o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, doenças articulares, problemas respiratórios e outros problemas de saúde associados à obesidade.
O que o bariátrico não pode comer nunca mais?
Alguns alimentos são proibidos na alimentação pós cirurgia, como:
- Alimentos fritos;
- Água com gás;
- Alimentos ricos em açúcares;
- Refrigerantes;
- Temperos industrializados;
- Molhos industrializados.