A prata pode sofrer oxidação e escurecer Como o enxofre é incidente no ambiente e no nosso corpo,o escurecimento da prata pode ocorrer por mais pura que seja a prata, no entanto, é possível evitar que essa oxidação aconteça mais rapidamente, se cuidados básicos forem tomados em relação a limpeza da prata.
Mas, afinal, por que prata escure? O que escurece a prata é uma camada de sulfato de prata, uma reação criada quando a prata entra em contato com composto de enxofre, ácido úrico e o suor. O escurecimento da prata é um processo natural, independente de quem usa.
Ou seja, acreditava-se que as joias em prata tinham um poder maior. Ainda hoje acredita-se que usar uma joia em prata em um ambiente com energias negativas o metal reage a estas negativas escurecendo de uma forma repentina, por esta fonte de proteção energética que ela possui por sua natureza.
O que fazer para a prata não ficar mais preta em meu corpo?
8 dicas para a prata não escurecer
1 – Seque as peças com uma flanela após o uso e guarde em local seco e sem luz, de preferência em saquinhos de tecido. 2 – Evite passar perfume na região das jóias de prata. 3 – Água sanitária e água oxigenada tiram o brilho da prata. Mantenha longe desses produtos químicos.
Além de tudo, ela aparece pelo motivo e reação do acessório em contato com o composto de enxofre, ou seja, o dióxido de enxofre encontrado no ambiente. Aliás, o enxofre é encontrado na atmosfera.
Mas porque a prata escurece? Primeiro é importante entender que existem fatores internos e externos ao nosso organismo. O principal fator interno é o ácido úrico e enxofre que são liberados pelo nosso corpo quando através do suor liberamos toxinas e sais minerais que escurecem a prata.
O teste da lixa, esse é um método infalível pra você descobrir se é. prata original ou falsa. Busca lixar em uma parte um pouco visível, pois se caso o produto for banhado, não vai ficar com aspecto danificado. Objetivo é passar a lixa e observar se o local.
Embora seja um metal nobre, a prata é submetida à oxidação natural quando entra em contato com certos elementos como o suor e o enxofre. Isso acontece porque a prata sofre reação, principalmente ao enxofre e acaba formando uma camada de sulfeto que possui coloração escura, escurecendo consequentemente a prata.
Além da prata 925, outras ligas de prata, como a prata de lei, também oferecem resistência ao escurecimento. Esses tipos de prata são frequentemente usados em jóias de alta qualidade e são uma excelente escolha para quem deseja manter suas jóias brilhantes.
Cubra o fundo de uma tigela com bicarbonato e adicione vinagre até que comece a espumar. Coloque suas peças de prata na mistura e deixe de molho por quinze minutos. Esfregue suavemente e enxágue bem. Essa técnica de limpar prata com vinagre pode ajudar a remover a oxidação e restaurar o brilho das suas peças.
Coloque 200 ml de água, 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio e a peça de prata dentro de uma panela. Assim que começar a ferver, desligue o fogão e deixe a mistura agir por alguns minutos na peça. Quando a água estiver morna, retire a prataria, enxágue e seque-a bem.
A prata é considerada um amuleto poderoso, nos protegendo de energias negativas. A prata tem sido reverenciada há séculos como um poderoso condutor de energia.
Transmite energia boa – A Prata tem a capacidade de transmitir sensações maravilhosas pelos benefícios que esse metal precioso pode proporcionar à saúde física e emocional. É conhecido pelo grande poder de alinhar e influenciar o funcionamento do corpo astral e físico.
Segundo o Dr. Drauzio Varella a oxidação da prata em contato com nosso corpo, surge como resultado da quebra das moléculas de purina, proteína contida em muitos alimentos, por ação de uma enzima chamada xantina oxidase. Depois de utilizadas, as purinas são degradadas e transformadas em ácido úrico.
Armazenar as joias em local adequado: É importante guardar as joias de prata em local fresco, seco e escuro. Saquinhos plásticos, caixinhas anti-oxidantes ou caixinhas bem fechadas. Não deixar a joia exposta a umidade: Mantenha suas joias de prata longe da umidade, pois a umidade pode acelerar o processo de oxidação.
A resposta é: ambas! A prata 950 é mais pura e mais maleável, sendo assim, torna-se mais difícil fabricar certos tipos de peças com ela. Por possuir mais metal precioso, tem valor mais alto. Já a prata 925, apesar de possuir um pouco menos de prata em sua composição, possui um custo mais acessível e é mais dura.
A prata é um metal muito reativo. Perde o brilho original porque reage quimicamente com o ambiente à sua volta. Suor, enjôo ou um fim de semana embriagado podem mudar a química do seu corpo, fazendo com que sua prata fique preta.
Tem como saber se a prata é verdadeira? A resposta é sim, e existem vários testes para saber se a prata é verdadeira. Mas antes de realizar qualquer procedimento, recomendamos procurar, em suas joias, uma marcação (como “925” ou 950”), pois esta é uma forma de os fabricantes garantirem a legitimidade da sua joia.
Podendo limpar anéis, brincos, colares, piercings e tudo o que for de Prata. Ela dura de 4 a 6 meses, variando da frequência de uso. Utilize o pano mágico até perceber que ele não está mais removendo a camada escura da prata, quando isso ocorrer, está na hora de comprar outra flanela.
O banho de ródio cobre o metal prata e evita o seu contato externo com o ar e, sem o contato com o ambiente, a prata não oxida e, consequentemente, não escurece. Assim, podemos dizer que a prata rodinada – com banho de ródio - não escurece.
A prata é um metal nobre e precioso, considerada uma joia! É a melhor opção para quem deseja adquirir uma joia por um preço acessível e ótima qualidade, já que pode durar para sempre com os cuidados adequados, é um investimento para vida toda! Além disso, é hipoalergênica, ou seja, não causa alergia, perfeito né?!
A prata genuína não é magnética, então uma maneira rápida de verificar sua autenticidade é segurá-la perto de um ímã. Se a peça for atraída pelo ímã, é provável que não seja prata genuína. No entanto, outros metais usados em ligas de prata, como o cobre, podem ser magnéticos, então essa não é uma prova definitiva.
O suor e gases existentes no ambiente, fazem a Joia em Prata escurecer, por que a prata reage a esses gases e compostos de enxofre, formando sobre ela uma camada de sulfeto de prata quem tem cor escura.