Qual a Taxa Selic hoje? A taxa Selic hoje é 10,50%. O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, anunciou dia 19/06/2024 a manutenção da Selic em 10,50% ao ano, interrompendo um ciclo de sete cortes consecutivos na taxa. No comunicado, o comitê indicou que não deve haver novas reduções no curto prazo.
O percentual mínimo e máximo mensal foi de 0,92% e 1,17%. O ano de 2023 foi marcado pelo início do ciclo de quedas na taxa Selic. Em 2022, a taxa havia passado de 9,25% em janeiro para 13,75% na reunião de agosto. Desde agosto de 2023 o Copom já operou 6 cortes de 0,50%, trazendo a Selic de volta a níveis mais baixos.
Dizemos que a Selic alta “costuma” ser favorável à renda fixa por uma razão. Se os juros estiverem altos, mas a inflação também, a chamada rentabilidade real será pequena. Ela representa o retorno obtido com uma aplicação, descontada a inflação.
Confira como está a taxa Selic em agosto de 2024. 01/08/2024 | 08:00 — A taxa Selic em agosto de 2024 está em 10,50% ao ano — porcentagem definida pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) em reunião realizada no último dia 31 de julho. Na ocasião, a deliberação dos diretores da entidade foi unânime.
Copom mantém a taxa Selic em 10,50% a.a. - 264ª reunião - julho 2024. O ambiente externo mantém-se adverso, em função da incerteza sobre os impactos e a extensão da flexibilização da política monetária nos Estados Unidos e sobre as dinâmicas de atividade e de inflação em diversos países.
Qual valor do CDI hoje e o CDI acumulado? O valor do CDI hoje é de 11,50% ao ano. Já o CDI acumulado no ano de 2024 foi de 6,42% e o acumulado em 2023 foi de 13,04%. Pode ser interessante procurar investimentos que renda no mínimo 100% do CDI, para que o investidor não perca dinheiro com a inflação do país.
A taxa Selic pode subir ou cair por diversos motivos, mas em geral, ela é influenciada por dois principais fatores: a inflação e o nível de atividade econômica. Quando a inflação está alta, o Banco Central (BC) pode aumentar a taxa Selic para reduzir o consumo de bens e a demanda por crédito.
A taxa Selic geralmente é divulgada em percentual ao ano, mas você pode descobrir a taxa mensal e calcular a Selic acumulada. A maneira mais fácil é através da Calculadora do Cidadão do Banco Central. Basta preencher as datas inicial, final e o valor a ser corrigido que o resultado é calculado imediatamente.
Isso é bom? Após um longo período bastante alta, a taxa Selic começou a cair. A queda dos juros é boa para a economia, para você e para seus investimentos!
Setor de bens de consumo: Com juros mais baixos, o crédito ao consumidor tende a ficar mais barato, estimulando o consumo e impulsionando empresas do setor de varejo, bens de consumo e serviços. A redução da taxa Selic pode favorecer o aumento das vendas e a melhoria do desempenho financeiro dessas empresas.
A taxa está no menor nível desde fevereiro de 2022, quando estava em 9,75% ao ano. De março de 2021 a agosto de 2022, o Copom elevou a Selic por 12 vezes consecutivas, num ciclo de aperto monetário que começou em meio à alta dos preços de alimentos, de energia e de combustíveis.
Essa taxa segue de perto a taxa básica de juros da economia (Selic) e é uma das mais relevantes da economia , não só para os investimentos, mas também para entender o cenário macroeconômico do país. Hoje, a taxa DI, que também representa os 100% do CDI, rende 10,40% ao ano.
Os mais procurados são os títulos do Tesouro Direto, CDBs, debêntures, Fundos de Renda Fixa, LCIs, LCAs, CRIs, CRAs e as carteiras digitais remuneradas. A rentabilidade da Renda Fixa depende do valor da Selic que, por sua vez, determinará o valor da taxa do CDI, a principal medida de retorno desse tipo de investimento.
A Selic vive em constante mudança, abaixo dos patamares que já alcançou. Entenda como ela afeta o dia a dia. O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central decidiu, em julho de 2024, manter a Selic em 10,50% ao ano.
Bancos, seguradoras, empresas de energia, além de fundos imobiliários, costumam ser beneficiados com juros mais altos. A taxa Selic é uma referência para a economia. Ela serve como parâmetro para os juros privados, medidos pelo CDI.
A taxa Selic hoje é 10,50%. O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, anunciou dia 19/06/2024 a manutenção da Selic em 10,50% ao ano, interrompendo um ciclo de sete cortes consecutivos na taxa.
Considerando uma taxa de CDI de 10,40% ao ano, um investimento de 100 mil reais renderia aproximadamente R$10.400 ao longo de um ano. Em termos mensais, isso se traduziria em cerca de R$866,67.
De acordo com o Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (17), a taxa Selic não deve mais ser reduzida em 2024. Atualmente, a taxa de juros está em 10,50% ao ano. Segundo o relatório, esse patamar deve permanecer inalterado. No relatório anterior, a instituição trabalhava com uma taxa de 10,25% em 2024.
Nesse cenário, vimos a Selic cair de 13,75% ao ano em julho de 2023 para 10,5% em maio de 2024 – patamar que deve seguir até, pelo menos, 2025. Vale destacar que a queda dos juros tende a ser positiva para a economia, se acompanhada de um efetivo controle dos preços.
A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia, que influencia outras taxas de juros do país, como taxas de empréstimos, financiamentos e aplicações financeiras. A definição da taxa Selic é o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação.