A temperatura ideal varia de acordo com o fabricante e o modelo da GPU, mas, em geral, não deve ser superior a 100ºC. Quanto mais baixo estiver esse parâmetro, melhor.
GPU: Para placas gráficas, temperaturas abaixo de 80-85°C sob carga máxima são consideradas ideais para garantir uma vida útil prolongada e evitar throttling (redução de desempenho para reduzir a temperatura).
A faixa de temperatura segura para a maioria das CPUs está entre 40-65° C. Quando a CPU está trabalhando em tarefas mais exigentes, sua temperatura pode alcançar até 80-85° C, o que seria o limite absoluto. Temperaturas constantes acima de 80° C podem danificar a CPU e o seu silício.
Uma das melhores maneiras de fazer sua GPU esfriar imediatamente é obter o fluxo de ar. A maneira mais fácil de obter o fluxo de ar para a sua GPU é abrir o estojo. Obviamente, se você estiver usando um PC de fábrica ou um laptop, isso pode não ser uma opção para você.
Em geral, uma jogatina entre 60°C e 75°C pode ser considerada com um padrão positivo, visto que nem air coolers parrudos ou water coolers fogem desses números.
Como ver a temperatura da GPU? O Gerenciador de Tarefas do Windows pode exibir a temperatura para algumas GPUs, a exemplo dos modelos mais recentes da família Nvidia GeForce. Se essa informação não estiver disponível por lá, a alternativa é o uso de softwares de monitoramento, como NZXT Cam, GPU-Z e MSI Afterburner.
O usuário deve se atentar à temperatura limite do processador e fazer com que ele trabalhe a até 30 graus abaixo dele. Por exemplo: se o limite for 80° C, para evitar problemas a temperatura não deve passar de 50° C.
A GPU base é a Blackwell B200, com 208 bilhões de transístores, uma enormidade. São 20 petaflops de poder de processamento. Ela sucede a H100, famosa por ter Mark Zuckerberg entre seus compradores (com centenas de milhares de unidades a caminho da Meta).
As CPUs são projetadas para funcionar com segurança com 100% de sua utilização. No entanto, essas situações também podem afetar o desempenho de jogos e aplicativos de alta intensidade. É possível resolver alguns dos problemas mais comuns aprendendo a corrigir o uso elevado da CPU.
Para verificar o desempenho da placa de vídeo no Windows 10 e no Windows 11, inicie o aplicativo Gerenciador de Tarefas no menu Iniciar. Na guia Desempenho, selecione a opção GPU para visualizar um resumo detalhado das métricas de desempenho da placa de vídeo, como o uso atual da memória e a temperatura.
Como saber se a placa de vídeo está esquentando muito?
Inicie o HWMonitor. Execute HWMonitor enquanto joga até que o problema ocorra. Verifique as temperaturas máximas indicadas pelo HWMonitor. Você pode ter problemas de superaquecimento se seu processador passar de 60°C ou sua placa de vídeo passar de 80°C.
Temperatura máxima desse processador é de 90°, então se chega a 82° jogando, está tudo ok. Qual cooler usa? Como está a temperatura ambiente do local onde mora?
A temperatura máxima de operação da CPU Intel Core i7-5600U é de 105 ° c. Nota: Tudo menos ainda está dentro dos padrões operacionais das CPUs. A prática recomendada é garantir que o dissipador de calor de CPUs esteja ajustado corretamente e que a cola térmica esteja apenas na CPU e em qualquer outra lugar.
Sim, a onda de calor deve estar afetando um pouco mais do que o normal, mas não precisa de preocupar. 80°C ainda é bem aceitável. Comece a se preocupar de começar a passar de 90°C.
Um processador com temperatura dentro da normalidade fica entre 40 e 80 graus no máximo quando em uso rotineiro. Ou seja, navegando na internet ou executando aplicações mais simples. Acima de 80 graus é necessário ficar atento dependendo do modelo do processador.
GPUs NVIDIA: A maioria das GPUs NVIDIA tem um limite térmico de cerca de 105°C, mas é aconselhável mantê-las abaixo de 85°C para garantir um desempenho estável e evitar danos ao longo do tempo. GPUs AMD: As GPUs AMD geralmente têm um limite térmico em torno de 95°C.
A Unidade de Processamento Gráfico (GPU) é responsável por renderizar imagens e vídeos. O componente se baseia na computação paralela para realizar cálculos intensivos e acelerar operações de modo a gerar informação visual. GPUs com desempenho avançado podem até reproduzir gráficos 3D realistas.
- Uso diário leve: Mantenha a CPU abaixo de 60°C para tarefas simples como navegação e edição de documentos. - Uso intenso: Em atividades mais exigentes, como múltiplas abas e videoconferências, a CPU pode chegar a até 65°C. - Jogos pesados: Para games, o ideal é que a CPU se mantenha entre 60°C e 75°C.
É muito normal que qualquer GPU atinja 60 graus sob carga. Você não deve se preocupar mesmo que ela chegue a 80. Você precisa se preocupar se a temperatura atingir 80 graus em repouso. Aí você pode dizer que algo não está certo.