O Tungstênio é o metal puro com maior ponto de fusão, conseguindo suportar até 3400 graus Celsius. Esse metal de transição é muito utilizado para a fabricação de diversos produtos muito importantes para a sociedade atual.
A fundição (derretimento) do metal pode ser feita com um maçarico de oxigênio ou com o maçarico que você tem na sua bancada, a gás. O processo é igual o de fundição do metal para fazer linguotes, fios, chapas, etc. Ao derreter, basta despejar no tubo que acabou de sair do forno e já está no inlcusor de metal a vácuo.
O calor específico do ferro é igual a 0,114 cal/g. ºC. Resolução: Se a massa de ferro aumenta de temperatura o calor é sensível; logo: Q = mc (tf - ti) ⇒ Q = 500 .
Você pode usar água morna para ajudar no processo de aquecimento do ferro. Em seguida, ligue o aparelho e ajuste o termostato na temperatura indicada para o tipo de tecido da roupa que você quer passar (na dúvida, leia a etiqueta). Comece sempre pelas roupas que pedem uma temperatura mais baixa.
O Hardox® HiTemp é um grau da chapa antidesgaste Hardox® para altas temperaturas. Ele é uma solução econômica para proporcionar resistência ao desgaste em altas temperaturas de até 500 °C (930 °F) com uma dureza nominal de 400 HBW.
O mecanismo completo da corrosão do ferro ainda não está completamente esclarecido, mas sabe-se que ela está relacionada à oxidação do ferro por meio de agentes oxidantes, que são a água e o oxigênio. Por isso, o ferro oxida-se facilmente quando é exposto ao ar úmido, principalmente se houver grande presença de água.
No caso do ferro, também há uma queima, já que queimar é reagir com o oxigênio: ferrugem não é outra coisa senão ferro queimado. O problema é que a queima do ferro é muito lenta e libera pouca energia: não há fogo, nesse caso.
Tungstênio: O tungstênio é um metal refratário cinza-aço ou branco-prateado. O tungstênio pode ser usado como metal base para uma liga ou como elemento de suporte. O tungstênio fornece altos níveis de dureza, alta resistência ao calor e alto ponto de fusão.
Ao passar por um processo chamado descarbonetação, o metal é aquecido em um ambiente em que há presença de oxigênio, o que faz com que o metal oxide e perca carbono.
Em geral, o aço é usado na confecção de peças que sofrem bastante tração, visto que ele é mais resistente a essa força do que o ferro puro. Além disso, o aço também é uma liga metálica comumente usada para produzir outras ligas e o seu ponto de fusão está em torno de 1370 a 1510 ºC.
Especificamente para o aço, quando sua temperatura de cor chega a 3.200K, a cor da luz fica relativamente próxima do vermelho, que é a cor do ferro quando aquecido a mais de mil graus.
Essa grandeza, medida em ºC-1(lê-se: 1 sobre graus Celsius), fornece-nos quão grande é a dilatação de alguma substância, para cada 1ºC de variação em sua temperatura.