2.1) Libertadora – Também conhecida como a pedagogia de Paulo Freire, essa tendência vincula a educação à luta e organização de classe do oprimido. Onde, para esse, o saber mais importante é a de que ele é oprimido, ou seja, ter uma consciência da realidade em que vive.
Ainda para esse pensador, a pedagogia progressista tem se manifestado em três tendências: a libertadora, mais conhecida como pedagogia de Paulo Freire; a libertária, que reúne os defensores da autogestão pedagógica; a crítico-social dos conteúdos, que acentua a primazia dos conteúdos no seu confronto com as realidades ...
Na perspectiva freiriana, é papel do educador possibilitar uma educação que não reproduza cegamente a ideologia dominante. Ciente dos limites da prática educativa, Freire defende que o educador pode não ser capaz de transformar a realidade do país, mas pode demonstrar as possibilidades de mudança (Freire, 2021).
Qual era o objetivo da tendência libertadora de Paulo Freire?
Conhecido principalmente pelo método de alfabetização de adultos que leva o nome dele, desenvolveu um pensamento pedagógico que assume a politicidade da educação. Para Freire, o maior objetivo da educação seria o de conscientizar o aluno.
A fenomenologia de Paulo Freire articula-se com o existencialismo. "É também sob marcante influência do existencialismo que se pode compreender a filosofia da educação de Paulo Freire, para quem a educação é prática da liberdade e a pedagogia, processo de conscientização" (Severino, 2000, p. 303).
Paulo Freire – Pedagogia libertadora - Brasil Escola
Qual a tendência pedagógica que Paulo Freire defendia?
2.1) Libertadora – Também conhecida como a pedagogia de Paulo Freire, essa tendência vincula a educação à luta e organização de classe do oprimido. Onde, para esse, o saber mais importante é a de que ele é oprimido, ou seja, ter uma consciência da realidade em que vive.
Paulo Freire compreendia que o sujeito aprende para se humanizar. De acordo com o educador, aprender é complemento da formação do sujeito como humano. “Se aprende na relação com o outro, no diálogo com outro, na aproximação dele com o conhecimento do outro.
A proposta de Paulo Freire da educação da libertação (ou educação problematizadora) se baseia na indissociabilidade dos contextos e das histórias de vida na formação de sujeitos, que ocorre por meio do diálogo e da relação entre alunos e professores.
A definição de educação específica de Freire é: educação é o processo constante de criação do conhecimento e de busca da transformação-reinvenção da realidade pela ação-reflexão humana. Segundo Freire, há duas espécies gerais de educação: a educação dominadora e a educação libertadora.
Paulo Freire defendia a tese de que a educação deve valorizar a cultura do aluno, reconhecendo que, estando alfabetizado ou não, o aluno leva à escola uma cultura própria, que não é pior nem melhor que a do professor e, portanto, há um aprendizado mútuo.
Paulo Freire vê a educação como ferramenta para emancipação individual e social e avalia que todo processo educacional deve partir da realidade do próprio aluno. Também valoriza a horizontalidade, ou seja, a possibilidade não só de estudantes aprenderem com professores, mas também o contrário.
Ele defende uma educação que incentive a criticidade do aluno, indo além do português e da matemática. Suas ideias também possuem ligações com o pensamento marxista e críticas ao capitalismo.
Qual a diferença entre tendência libertadora e libertária?
A pedagogia progressista se destaca por três tendências: a libertadora, mais conhecida como a pedagogia de Paulo Freire, a libertária, que reúne os defensores da autogestão pedagógica; a critico social dos conteúdos que diferentemente das anteriores acentua a primazia dos conteúdos no seu confronto com a realidade.
A Tendência Progressista Libertadora dá ênfase ao não-formal. É crítica, questiona as relações do homem no seu meio, visa levar professores e alunos a atingirem um nível de consciência da realidade em que vivem na busca da transformação social.
O e-learning é uma das principais tendências pedagógicas para 2023. Trata-se da aprendizagem realizada por meio de plataformas digitais, dispensando a necessidade de o aluno estar em um ambiente físico.
O método Paulo Freire não visa apenas tornar mais rápido e acessível o aprendizado, mas pretende habilitar o aluno a “ler o mundo”, na expressão famosa do educador. “Trata-se de aprender a ler a realidade (conhecê-la) para em seguida poder reescrever essa realidade (transformá-la)”, dizia Freire.
A pedagogia freiriana defende uma educação que desperta no educando a consciência crítica das situações política, econômica e social em que está inserido, como sendo verdadeiramente uma Educação como Prática da Liberdade (CORTELLA, 2011).
A educação é vista por Freire como pedagogia libertadora capaz de torna-la mais humana e transformadora para que homens e mulheres compreendam que são sujeitos da própria história. A liberdade torna o centro de sua concepção educativa e esta proposta é explícita desde suas primeiras obras.
Por conta disso, a corrente pedagógica também é chamada de socioconstrutivismo ou sociointeracionismo. Vygotsky acreditava que o professor deveria mediar a aprendizagem utilizando estratégias que levem o aluno a tornar-se independente.
Há uma visão geral das mais comuns e vigentes tendências pedagógicas mais atuais e seus paradigmas: a tendência liberal e a tendência progressista (libertadora, libertária e crítica- social) e Paulo Freire com meu principal precursor.
As tendências pedagógicas atuais apontam a necessidade de uma educação personalizada e adaptada às necessidades individuais dos alunos. Além de muitas delas serem baseadas na metodologia ativa, visando formar alunos responsáveis, críticos e proativos!
Freire defendia, desde a década de 1960, uma educação bilateral , em que o professor ensinava, mas também era ensinado . Segundo Vitor, ensinar a partir da perspectiva do professor era um erro , já que o correto seria ensinar a partir do aluno .
Atualmente, o Método Paulo Freire, como é conhecido por muitos ao redor do mundo, é utilizado na integração de refugiados na Alemanha, sendo especialmente empregado no ensino do alemão para integração de estrangeiros.